Políticas de Mudanças Climáticas em Perspectiva Comparada
Detalhes do evento
Quando
a 20/10/2020 - 12:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
O grupo de pesquisa “Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade” do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo com o Instituto das Américas (IdA) e a Revista Confins – Revista Franco-Brasileira de Geografia – apresentam dois eventos como partes de uma mesma iniciativa chamada “Políticas de Mudanças Climáticas” para discutir o Dossiê “Políticas de Mudanças Climáticas” publicado em 2020. Além dos autores dos artigos, dos editores da Revista e do Dossiê e dos representantes tanto do Grupo de Pesquisa e do IdA, também pesquisadores do tema são convidados dois debatedores: Vincent Dubreuil (Université Rennes 2) e Heloisa de Camargo Tozato (Rede Clima e IEA/USP).
São três as características deste Seminário: a interdisciplinariedade; a diversidade; e atualidade e contemporaneidade.
Este seminário caracteriza-se fundamentalmente pela interdisciplinaridade. As mudanças climáticas são reconhecidas, junto com a perda de biodiversidade, como os principais desafios da humanidade neste século XXI e a cada dia assume maior importância, estudadas por diversas áreas do conhecimento, não apenas em termos dos processos físicos e químicos, mas também seus impactos sobre a sociedade. Nesse aspecto, a sociedade, causadora e vítima das mudanças climáticas e seus governos reconhecem que ações concretas são essenciais para encontrar formas de mitigação e adaptação dos territórios, de abrangência internacional, nacional e local, por meio da criação de políticas públicas.
Este seminário caracteriza-se também pela diversidade de seus participantes em termos de suas atuações como pesquisadores; das metodologias utilizadas para a realização das pesquisas e parte de seus resultados apresentados na forma de artigo e exposição; e dos lugares pesquisados – Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. A principal convergência entre os artigos é a prevalência de análise sobre aspectos adaptativos das políticas de mudança climática.
E finalmente, a atualidade e contemporaneidade se expressam pelo tema e sobretudo pela participação de Luiz Carlos Beduschi Filho, professor da Universidade de São Paulo (USP) e Oficial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU) que fará a abertura dos debates no segundo seminário (03/11) articulando o tema das mudanças climáticas com a questão alimentar, tema vencedor do Prêmio Nobel da Paz deste ano de 2020.
Inscrições
Evento público e gratuito | sem inscrição prévia
Evento on-line, não haverá certificação
Organização
Programação
10h |
Abertura Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH e IEA/USP) e Livia Kalil (IdA) |
10h15 - 10h30 |
Apresentação do Dossiê Neli Aparecida de Mello-Théry (EACH e IEA/USP) |
10h30 - 11h |
Debatedores Vincent Dubreuil (Université Rennes 2) e Heloisa de Camargo Tozato (Rede Clima e IEA/USP) |
11h - 12h |
Dinâmica da cobertura da terra e carbono em 55 assentamentos na Amazônia Legal (MT) entre 2008 e 2016: implicações para políticas de mudanças climáticas - Iris Roitman (UnB)
Ilhas de calor urbano em cidades de pequeno e médio porte no Brasil e o contexto das mudanças climáticas - Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim (Unesp)
A inclusão da variável climática no processo de licenciamento ambiental: uma breve análise da realidade do Estado de São Paulo (Procam/USP) - Fábio Takeshi Ishisaki (IEE/USP)
|
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo