Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo
Detalhes do evento
Quando
a 13/03/2019 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
A ascensão da ideia de sistema para substituir a fixação em objetos autônomos e isolados foi imenso avanço científico do século XX. Anteriormente dominara um entendimento dos fenômenos como composições ou mesclas de objetos cuja natureza seria melhor revelada por isolamento experimental. No entanto, tal contexto, em que o átomo era o objeto dos objetos – puro, inteiro, irredutível – foi drasticamente subvertido quando passou a ser visto como sistema constituído de partículas em mútuas interações. E nem houve tempo para que a partícula ocupasse o status anterior de unidade elementar: foi logo atingida por dupla crise, de ordem e de identidade, por ser impossível isolá-la de forma precisa no tempo e no espaço.
Impõe-se, então, uma dominante “sistêmica” que logo penetra todos os rincões do conhecimento científico. E também começa a ficar claro que a dinâmica de alguns sistemas (climático, nervoso, p. ex.) envolve comportamentos “não-lineares” e propriedades “emergentes”. O que há muito passou a ser amplamente entendido como situações em que “o todo é maior do que as partes”.
O que pode ter demorado foi a teorização de tão poderosa vitória da sistêmica. Despontou nos anos 1950, tornando-se coqueluche na década seguinte, mas patinando desde então. Simultaneamente a uma duvidosa “Teoria Geral dos Sistemas”, foi emergindo um debate sobre a complexidade, ou pensamento complexo, sem que até hoje haja clareza sobre as distinções entre os sistemas, em geral, e o que é chamado, com muita frequência, de sistemas complexos.
Como essa é justamente uma das mais instigantes indagações contidas no livro O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra (Editora 34, 2019), ela estará no centro de uma conversa do autor, José Eli da Veiga (IEE-USP), com Edgard de Assis Carvalho (Complexus, PUC-SP) e Reinaldo José Lopes (repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo).
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia
Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.
Capacidade da sala: 55 lugares
Organização
Instituto de Estudos Avançados (IEA USP)
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo