Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / SP Ocean Week 2024

SP Ocean Week 2024

por Sandra Sedini - publicado 13/09/2024 18:00 - última modificação 17/09/2024 11:14

Detalhes do evento

de 18/09/2024 - 09:00
a 22/09/2024 - 18:00

Onde

Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO foi encarregada pela Assembleia Geral da ONU para trabalhar com todas as partes interessadas para delinear uma Década da Ciência Oceânica que nos ajudará a obter o oceano que precisamos para o futuro que queremos.

Para reverter este cenário de iminente colapso dos oceanos, a Assembleia Geral das Nações Unidas nomeou a década de 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Serão dez anos de esforços conjuntos de todas as nações para resgatar a saúde do oceano e entregar para as próximas gerações um mar como nós o conhecemos: limpo, saudável, produtivo e sustentável.

A Semana do Mar de São Paulo

Idealizado e organizado pela Cátedra com a parceria da Scientific American Brazil, o movimento “Ocean Week” é um processo contínuo e em evolução para celebrar e proteger nosso oceano. Iniciado em 2019, com o nome Ocean Week, a celebração decorreu em 2021 (online) e 2022 (presencial) com o nome de Marina Week. A partir da edição de 2023, o nome do evento retornou com alterações para SP Ocean Week.

ENTREGA DO PRÊMIO MARTA VANUCCI

Inspirado na trajetória e pioneirismo da bióloga Marta Vannucci (1921 – 2021), o Prêmio Marta Vannucci para Mulheres na Ciência do Oceano busca destacar e reconhecer o trabalho de mulheres que atuam na produção de conhecimento sobre o mar no Brasil e para o fortalecimento da participação de mulheres na ciência.

Idealizado pela Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano, ligada ao Instituto Oceanográfico e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, e pela Liga das Mulheres pelo Oceano, o prêmio incentiva a equidade de gênero no avanço de uma ciência justa, equilibrada, criativa e produtiva. Em 2024, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) se juntou à organização do Prêmio.

Nesta edição, reconhecemos e celebramos as trajetórias profissionais de duas brilhantes cientistas do mar: Zelinda Margarida de Andrade Nery Leão e Marina Nasri Sissini

A cerimônia de entrega será realizada durante a SP Ocean Week 2024 no dia 20 de setembro às 17h.

O Espetáculo de Abertura, acontece no dia 18, às 19h30, no Auditório Simón Bolívar, com show do cantor e compositor Lenine, do duo Benziê, além de entrevistas.

Atividades incluem entrevistas, exposições, experiências gastronômicas e de mergulho, debates e shows de Lenine e Benziê.

Evento público e gratuito | Sem inscrição prévia

Scientific American Brasil

Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano (IEA-IO-USP)

SP Ocean Week - 2024 - 600X342