Tardes Cariocas: A USP Ouve o Rio de Janeiro - A Universidade em um Tempo de Choque Cultural
Detalhes do evento
Quando
a 10/10/2014 - 17:00
Onde
Nome do Contato
Telefone do Contato
Participantes
Renato Janine Ribeiro
O avanço extraordinário da ciência e da tecnologia nestes últimos cem anos infelizmente não tem sido acompanhado pela atualização da universidade. A estrutura acadêmico-pedagógica da universidade é incompatível com a dinâmica atual do conhecimento, tanto em termos de uma nova convergência temática de pesquisa científica para formar novos poços de conhecimento como em termos de um novo projeto curricular para proporcionar às novas gerações os instrumentos necessários para se conduzirem numa era de mutações imprevisíveis.
As dificuldades em se estabelecer os novos modelos não justificam a imobilidade da universidade que aparentemente permanece na clássica atitude de preservar nichos de conhecimento que já deram excelente contribuição no passado, mas precisam ser revistos dentro de um perspectiva de “nova ciência” referida frequentemente como interdisciplinar.
A lentidão dos processos de evolução do sistema universitário é incompatível com as descontinuidades do conhecimento e dos processos de formação que caracterizam a onda de choque cultural por que passamos. Coragem, ousadia, humildade, reflexão e muito trabalho são ingredientes absolutamente necessários para vencer essa singularidade dos tempos atuais, em que passado atropela o presente e quer se intrometer pelo futuro, sem sermos esmagados e ficarmos irrecuperavelmente na esteira da ciência e da tecnologia, mais uma vez e talvez por incontáveis gerações.
Tardes Cariocas
"Tardes Cariocas: A USP ouve o Rio de Janeiro" é um ciclo de palestras no qual o Instituto de Estudos Avançados da USP convida notáveis cientistas sociais do Rio de Janeiro para discutir sobre temas diversos e aproximar a reflexão que se faz nas duas principais cidades do País.
Esta quarta palestra será proferida por Luiz Bevilacqua
Inscrições
Evento sem inscrição e aberto ao público.
Capacidade do auditório: 30 lugares.