Urban Water Cycle and Climate Emergency
Detalhes do evento
Quando
a 21/05/2025 - 12:15
Onde
Nome do Contato
No século XXI encontram-se desafios que levam à necessária revisão da organização social e política. Uma síntese complexa deles pode ser encontrada nas relações entre o ciclo urbano da água e a emergência climática.
Por um lado, a crescente urbanização da população mundial gera grandes concentrações urbanas presentes em países de renda elevada mas também em países emergentes e de renda baixa.
Oferecer água de qualidade nessas grandes metrópoles não é uma tarefa simples e exige romper barreiras naturais, técnicas e políticas. Além disso, com as oscilações meteorológicas cada vez mais intensas causadas pelo aquecimento global, os fluxos de água nas cidades estão passando por mudanças expressivas. Registram-se períodos de seca aguda e, por vezes, intensas chuvas que caem concentradas em volume em poucas horas, dificultando a absorção e escoamento das águas pluviais, expressões do quadro de emergência climática que já presenciamos. Como resultado, observam-se escassez hídrica, em especial para faixas populacionais de renda mais baixa, bem como áreas de risco a alagamentos, enchentes e movimentos de terra que assolam populações vulneráveis, muitas vezes com vítimas fatais, além de enormes prejuízos materiais.
Tratar destas questões é fundamental para que possam ser revistas e/ou elaboradas novas políticas públicas voltadas ao abastecimento hídrico, à coleta e tratamento de resíduos sólidos urbanos e de esgoto sanitário, à redefinição de sistemas de drenagem urbana para absorção de chuvas intensas, entre outros temas.
Este seminário internacional tem como objetivo reunir especialistas do Brasil e da Espanha para problematizar tais questões bem como apresentar eventuais alternativas em curso para atenuar essas dificuldades do tempo presente nos dois países.
Organizadores: Wagner Costa Ribeiro (IEA-USP) e Cássia Natanie Peguim (IEA-USP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento pelo canal do YouTube do IEA
Inscrições
Organização
Programação
8h |
Mesa 1 - Ciclo urbano da água: desafios teóricos Anna Ribas (Universidad de Girona) David Sauri (Universidad Autonoma de Barcelona) Wagner Costa Ribeiro (Universidade de São Paulo) Pedro Roberto Jacobi (Universidade de São Paulo) Coordenação: Cássia Natanie Peguim (Universidade de São Paulo) |
10h |
Intervalo |
10h15 |
Mesa 2 - Emergência climática e cidades Elena Domene (Universidad Autonoma de Barcelona) Hug March Corbella (Universitat Oberta de Cataluny) Miriam Zahar (Universidad de Barcelona) Luciana Ziglio (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) Moderação: Wagner Costa Ribeiro (Universidade de São Paulo) |