UrbanSus: Sustentabilidade no Agronegócio
Detalhes do evento
Quando
a 04/05/2021 - 18:00
Onde
Nome do Contato
O Seminário “Sustentabilidade no Agronegócio” tem por finalidade abordar e discutir avanços, perspectivas e desafios relacionados ao desenvolvimento de processos agrícolas e distribuição de suas produções de modo a contribuir com a segurança alimentar, tendo por premissa o atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Cumpre ressaltar que as análises custo x benefício do setor precisam ser feitas à luz da fundamentação ética, porém não podem ser ignoradas. A sociedade, em última análise, é que vai arcar com os custos da qualidade ambiental, assim como com as consequências da sua degradação. O fato é que as lideranças do setor agrícola devem se articular para reverter quadros de confronto, pois a própria prática da agricultura é mantida com base na preservação da qualidade ambiental, sendo altamente dependente do equilíbrio ecológico e dos serviços ecossistêmicos prestados pelos recursos naturais. Os maiores interessados na sustentabilidade do setor devem ser os agricultores, pois a manutenção da sua atividade depende da conservação do solo, da água e da biodiversidade. De outra sorte a agricultura e os proprietários rurais detêm e gerenciam áreas que atualmente prestam muitos serviços ecossistêmicos, não reconhecidos e não contabilizados, bem como grande potencial para ampliar os benefícios ambientais caso sejam adequadamente manejados.
A identificação, caracterização e materialização dos ativos ambientais e dos procedimentos voltados ao manejo adequado dos imóveis e mesmo a recuperação de passivos que possam gerar serviços ambientais e ecossistêmicos, é ponto chave para sua valorização social e econômica. Para tanto é necessária uma análise crítica sobre as práticas do setor que precisam ser aprimoradas, para redução dos impactos ambientais, e o desenvolvimento de programas que promovam a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental, considerando as diferentes peculiaridades das agriculturas praticadas no País. Da mesma forma devem também ser identificadas as práticas já adotadas, para dimensionar e dar visibilidade à contribuição da agricultura para a qualidade ambiental.
A intensificação da agricultura sustentável é considerada por grande parte da literatura mundial como uma alternativa para ampliar a oferta de alimentos para a humanidade e ao mesmo tempo contribuir para o aumento da sustentabilidade planetária. Isso somente será possível com a democratização dos instrumentos tecnológicos da agricultura 4.0 para o conjunto dos produtores rurais, especialmente os pequenos, que ainda hoje se encontram à margem dos benefícios das inovações científicas. Mas este modelo tecnológico somente poderá ser adotado em conjunto com a adoção de práticas sustentáveis, com ênfase na conservação de solos e água, conservação da biodiversidade e a adoção de tecnologias de baixo carbono. É imprescindível que a sustentabilidade seja incorporada na agenda do próprio setor agrícola, pois os principais beneficiários acabarão sendo os produtores rurais.
A sustentabilidade do agronegócio apresenta uma série de desafios, como promover negócios inclusivos, aumentar a eficiência de todo o sistema alimentar e contribuir para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A literatura tem apresentado muitas soluções para a sustentabilidade do agronegócio. Contudo, dificilmente uma única solução será suficiente, pois a complexidade dos desafios acima elencados adentra o terreno da governança ambiental. Ou seja, requer integrar múltiplos atores, formas de conhecimento, escalas espaciais, setores da sociedade, tecnologias e tipologias de políticas públicas. O seminário se coloca como espaço para estimular visões e reflexões acerca dos temas abordados.
Ao finalizar os dois painéis, haverá o lançamento do livro integrante da Coleção Ambiental da Editora Manole com o título “Sustentabilidade no Agronegócio”, realizado sob responsabilidade editorial dos Professores Cleverson Andreoli e Arlindo Philippi Junior. A obra contém 27 capítulos, que representam resultados de estudos, pesquisas e práticas, de autoria de profissionais oriundos de setores acadêmicos, tecnológicos, científicos e empresariais, possibilitando oferecer conhecimento atualizado e profundo nos temas que abrangem e conformam a sustentabilidade no agronegócio.
Coordenador executivo: Cleverson V. Andreoli (ISAE)
Coordenador geral: Arlindo Philippi Jr. (USP)
Comitê científico: Arlindo Philippi Jr. (USP), Cleverson Vitorio Andreoli (ISAE), Rafael Kuster de Oliveira (PUCPR), Carlos Alberto Cioce Sampaio (FURB), Maria da Penha Vasconcellos (USP), Valdir Fernandes (UTFPR), Amanda Silveira Carbone (USP), Roberta Giraldi Romano (FURB), Sandra Dalila Corbari (USP), Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP), Patrícia Ferrini Rodrigues (IEA USP), Soraia Fernandes (Manole)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição
Evento on-line | Não haverá certificação
Organização
Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP CG IEA)
Faculdade de Saúde Pública (FSP USP)
Apoio
Programação
14h00 |
Abertura Guilherme Ary Plonski (IEA USP); Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA USP); Cleverson V. Andreoli (ISAE/FGV) |
14h30 |
Painel I – Intensificando a sustentabilidade no agronegócio Expositores: Arnaldo Jardim (Deputado Federal) Walter Lazzarini (Lazzarini Consultoria Ambiental) Carlos Augusto Klink (UnB) Moderador: Maurício Lopes (EMBRAPA) Relatores: Cláudia Terezinha Kniess (UNIFESP e IEA USP) e Patrícia Ferrini Rodrigues (IEA USP)
|
16h00 |
Painel II – Ética, tecnologia e sustentabilidade no agronegócio: integrando cidade-campo. Expositores: Carlos Nobre (IEA USP) Gerd Sparovek (ESALQ USP) José Geraldo Eugênio de França (IPA) Moderador: Marcos Buckeridge (IB e IEA USP) Relatores: Alejandro Dorado (USPCG IEA USP) e Amanda Silveira Carbone (USPCG IEA USP) |
17h30
18h00
|
Lançamento do Livro [Editora Manole]: “Sustentabilidade no Agronegócio” Cleverson V. Andreoli (ISAE); Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA USP); Rafael Kuster de Oliveira (PUCPR) Encaminhamentos e Encerramento Marcos S. Buckeridge (IB e IEA/USP) e Arlindo Philippi Jr. (FSP e IEA/USP) |