Virtual Teatralidade Modernista Brasileira na Cena Parisiense dos Anos 1920: O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi
Detalhes do evento
Quando
a 12/11/2024 - 17:30
Onde
Nome do Contato
Luiz Fernando Ramos revê as reverberações do modernismo teatral europeu na obra precursora de Oswald de Andrade no teatro brasileiro moderno.
Pesquisa sobre a cena parisiense dos anos 1920 sugeriu que, além da já reconhecida influência de encenadores como Jacques Copeau e dramaturgos como Luigi Pirandello, a linhagem dos Balés Russos, seguida pelos Balés Suecos, constituiu uma teatralidade modernista alternativa que teve grande impacto sobre Oswald.
O pesquisador percebe um padrão recorrente de encenações de balés reunindo poetas, pintores e músicos inovadores, antecipando o que contemporaneamente se vem tomando como “cena expandida”.
De fato, impressionado pelos espetáculos dos Balés Suecos que assistiu no Théâtre des Champs Elysées, em Paris, nos anos de 1923 e 1924, Oswald de Andrade escreveu o argumento para o nunca encenado balé Histoire de la Fille du Roi.
Revisto à luz dessa tradição de balés que expandiram cenicamente as possibilidades do teatro modernista, o texto de Oswald aparece como semente de invenções futuras, ou da cena projetada pela sua dramaturgia nos anos 1930.
Exposição:
Luiz Fernando Ramos (Programa Ano Sabático)
Moderação:
Martin Grossmann (ECA e IEA USP)
Transmissão:
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Evento público e gratuito | Sem inscrição
Não haverá certificação