Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Virtual Teatralidade Modernista Brasileira na Cena Parisiense dos Anos 1920: O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi

Virtual Teatralidade Modernista Brasileira na Cena Parisiense dos Anos 1920: O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi

por Sandra Sedini - publicado 15/10/2024 07:30 - última modificação 01/11/2024 14:05

Detalhes do evento

Quando

de 12/11/2024 - 14:00
a 12/11/2024 - 17:30

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Luiz Fernando Ramos revê as reverberações do modernismo teatral europeu na obra precursora de Oswald de Andrade no teatro brasileiro moderno.

Pesquisa sobre a cena parisiense dos anos 1920 sugeriu que, além da já reconhecida influência de encenadores como Jacques Copeau e dramaturgos como Luigi Pirandello, a linhagem dos Balés Russos, seguida pelos Balés Suecos, constituiu uma teatralidade modernista alternativa que teve grande impacto sobre Oswald.

O pesquisador percebe um padrão recorrente de encenações de balés reunindo poetas, pintores e músicos inovadores, antecipando o que contemporaneamente se vem tomando como “cena expandida”.

De fato, impressionado pelos espetáculos dos Balés Suecos que assistiu no Théâtre des Champs Elysées, em Paris, nos anos de 1923 e 1924, Oswald de Andrade escreveu o argumento para o nunca encenado balé Histoire de la Fille du Roi.

Revisto à luz dessa tradição de balés que expandiram cenicamente as possibilidades do teatro modernista, o texto de Oswald  aparece como semente de invenções futuras, ou da cena projetada  pela sua dramaturgia nos anos 1930.

Exposição:

Luiz Fernando Ramos (Programa Ano Sabático)

Moderação:

Martin Grossmann (ECA e IEA USP)

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Não haverá certificação

Organização