Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Pobreza: Do que Estamos Falando?

Pobreza: Do que Estamos Falando?

por Sandra Sedini - publicado 24/06/2024 13:55 - última modificação 28/06/2024 15:27

Detalhes do evento

de 24/09/2024 - 13:00
a 24/09/2024 - 18:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

XIV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública

O XIV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública do Grupo Nutrição e Pobreza partirá de uma recuperação histórica e uma revisão conceitual da pobreza para discutir o tema.  Entendida como consequência de um modelo de organização social marcado pela iniquidade, pretende-se compreender a multidimensionalidade da pobreza na contemporaneidade, e o espaço para a discussão das questões de gênero e raça/cor. Por fim, o Seminário tratará das ações de combate à pobreza.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito

Com inscrição prévia de 1 de agosto a 20 de setembro de 2024

Limite de vagas: 60

Abertura

Semíramis Martins Álvares Domente (coordenadora do Grupo de Pesquisa Nutrição e Pobreza) e Roseli de Deus Lopes (diretora do IEA)

Apresentação do Tema

Cabe inicialmente lembrar que os “pobres” representam a herança histórica da estruturação econômica, política e social da sociedade brasileira. Fazem parte dessa história: a tradição colonial, oligárquica, escravista e autoritária de uma sociedade de extremas desigualdades e assimetrias, caracterizada desde sempre por insuficientes recursos e serviços voltados para atender às necessidades de seus segmentos mais empobrecidos.

Assim sendo, do ponto de vista explicativo, é fundamental não perder de vista que a pobreza é um fenômeno estrutural que se configura como expressão direta das relações sociais observadas na sociedade, em diferentes planos: quer no plano socioeconômico, quer nos planos político e cultural, constituindo um conjunto de mecanismos que "fixam", os pobres em um lugar na sociedade. No âmbito do acesso à riqueza socialmente produzida, embora a renda se configure como elemento essencial para a identificação da pobreza, o acesso a bens, recursos e serviços sociais básicos ao lado de outros meios complementares de sobrevivência precisa ser considerado para definir situações de pobreza

Uma perspectiva histórica da pobreza e da fome

Marcelo Cândido da Silva (USP)

Por que existe a pobreza?

Maria Carmelita Yazbek (PUC-SP)

A multidimensionalidade da Pobreza

Pedro Herculano Ferreira de Souza (IPEA)

Intervalo