Projeto Quilombo Inteligente abre inscrições para seleção de adolescentes e jovens
- Apresentação de dança em comunidade quilombola de Banzaê, BA
Estão abertas até 31 de março as inscrições para o processo seletivo que escolherá cem jovens entre 14 e 24 anos para participar do projeto Quilombo Inteligente (QI), que oferecerá orientação profissionalizante com base em projetos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.
O QI é um projeto-piloto para o início do desenvolvimento da plataforma Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção (Uaifai) [leia ao lado], integrada por outros projetos de pesquisa, cultura e extensão, internacionalização e empreendedorismo. A iniciativa é coordenada por Gilson Schwartz, professor de economia do audiovisual na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.
O QI conta com o suporte financeiro da Agência Universitária da Francofonia (AUF), braço acadêmico da Organização Internacional da Francofonia (OIF) [leia abaixo]. O projeto foi um dos contemplados pela chamada Inovação Pedagógica (InnovPed) de 2023 da AUF e apresentado à comunidade da agência em novembro.
Plataforma Uaifai A rede social colaborativa Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção (Uaifai) – que tem o Quilombo Inteligente como projeto-piloto – é voltada ao incentivo de projetos de pesquisa, com foco na inovação. Ela será aberta a docentes, pesquisadores, pós-graduanddos e demais interessados. Na entrevista que concedeu ao programa Jornal da USP no Ar, da Radio USP, Schwartz disse que a plataforma está sendo pensada como uma alternativa segura em meio ao acelerado processo de modernização e expansão tecnológica: "Como toda liberdade tem que ter responsabilidade, a mediação é fundamental. A rede surge para oferecer mais oportunidades de uso construtivo, responsável e, principalmente, criativo". Segundo o professor, a Uaifai contará com a participação direta de instituições de ensino por meio da criação de novos projetos, que incentivarão os alunos a participarem ativamente da plataforma. Ainda na entrevista, Schwartz ressaltou a importância de uma nova abordagem pedagógica, que leve em consideração as novas perspectivas tecnológicas, principalmente a cultura de games, presente no cotidiano dos jovens. Algumas ideias já estão formatadas. Um exemplo são games voltados à educação sexual de meninos e meninas. Um grupo de cerca de 40 professores já está produzindo projetos que poderão ser implantadas na plataforma. |
O QI está associado também ao projeto Ser ou Não Ser Quilombo, Eis a Questão, do graduando em geografia Pedro Soares, selecionado em 2024 no Edital Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Ao longo do primeiro semestre de 2025, o QI promoverá encontros, uma game jam (encontro de desenvolvedores de jogos) e o compartilhamento de referências para o debate em torno da identidade "quilombola".
Para participar do processo seletivo do QI é preciso justificar o interesse e ter idade entre 14 e 24 anos. Podem participar adolescentes e jovens de todo o Brasil. Terão prioridade as candidaturas associadas a movimentos sociais, coletivos, organizações sem fins lucrativos, escolas e outras entidades comprometidas com a ação social em territórios de vulnerabilidade social, ambiental e econômica, como favelas. Haverá vagas dedicadas aos candidatos moradores das favelas vizinhas aos campi da USP no Butantã e na Zona Leste da cidade de São Paulo.
Entre abril e dezembro de 2025, os participantes serão orientados no desenvolvimento de projetos com ênfase na profissionalização de adolescentes e jovens para oportunidades na internet avançada (gamificação, inteligência artificial, internet das coisas, telefonia 6G, moedas digitais etc.).
O conteúdo das oficinas profissionalizantes será definido a partir do perfil dos candidatos selecionados, apurado ao longo do processo de inscrições por meio de questionários e atividades lúdicas (jogos e games, entrevistas e participação em grupos de discussão). É importante fazer a inscrição o quanto antes, para aproveitar ao máximo essas oportunidades de interação e definição de agendas profissionalizantes.
Segundo Schwartz, além do IEA, vários núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação da USP e de universidades parceiras participarão do desenvolvimento do projeto, incluindo instituições como o Museu das Favelas e redes internacionais como a Games for Change. Núcleos e grupos de pesquisa da USP como o Nutau (da Faculdade de Arquitetura, Uurbanismo e Design), o Diversitas (da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e a Cidade do Conhecimento (da ECA) "serão espaços de mobilização e interação ao longo do projeto".
Cooperação acadêmica A Agência Universitária da Francofonia (AUF) é a principal rede universitária do mundo, com mais de mil universidades e centros de pesquisa científica em cerca de 120 países. Criada em 1961, a AUF é a operadora de ensino superior e pesquisa vinculada à Organização Internacional da Francofonia (OIF), instituição dedicada desde 1970 à promoção da língua francesa e à cooperação política, educacional, económica e cultural entre os 93 países membros. A AUF colabora com o desenvolvimento por meio do conhecimento. Sua principal missão é pensar globalmente sobre a francofonia científica e agir regionalmente. Respeitando a diversidade de culturas e idiomas, a AUF atua em prol de uma francofonia universitária comprometida com o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades. respeitando a diversidade. Em conformidade com sua estratégia 2021-2025, a AUF Américas e a AUF Caribe apoiam o desenvolvimenot de programas inovadores gerenciados pelas universidade que integram a rede, a fim de contribuir para a melhoria da oferta pedagógica e acadêmica na francofonia científica e apoiar a cooperação acadêmica entre os países. Com esse fim, a AUF lançou a Chamada InnovPed, que teve o projeto Quilombo Inteligente entre os contemplados. |
O que é o Quilombo Inteligente?
A exemplo da já usual expressão "cidade inteligente" para nomear municípios que investem em tecnologias digitais para aprimoramento da gestão, eficiência dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida, o projeto adotou o nome Quilombo Inteligente como metáfora para a congregação de jovens negros periféricos em iniciativas profissionalizantes com a aplicação de recursos digitais.
Ao historiar as origens do projeto, Schwartz relata que em maio de 2024 coordenou o evento "Noite das Ideias" que teve o tema "Identidade x Inteligências: Artificiais", destinado ao "questionamento dos limites e possibilidades desses conceitos centrais no debate público contemporâneo".
Uma das questões discutidas no encontro foi "em que medida os conceitos de identidade e de inteligência e suas relações podem conduzir a novos modelos pedagógicos, de governança e sustentabilidade que tenham como apoio as tecnologias de informação e comunicação, ou seja, os artifícios da era digital".
Ele explica que ao adotar a denominação Quilombo Inteligente, os pesquisadores envolvidos propõem a orientação profissionalizante com base em projetos formulados por adolescentes e jovens "com domínio das duas dimensões, aptos a conduzir projetos de apropriação de novas tecnologias digitais em favor de uma sociedade aberta, inclusiva e sustentável".
Em recente entrevista ao programa Jornal da USP no Ar, da Radio USP, Schwartz disse: "Nós pensamos em juntar a questão da identidade negra com as questão da inteligência artificial. Como que a inteligência artificial chega nas comunidades, que são as comunidades mais pobres do país, com maiores níveis de exclusão e violência? Que oportunidades as crianças, os jovens adolescentes pretos estão, de fato, acessando para poder superar um atraso, inclusive do ponto de vista educacional, que se acentuou durante a pandemia".
A orientação profissionalizante com base em projetos será destinada a capacitar jovens "quilombolas" a assumir funções auxiliares ou de liderança na produção cultural, assistência a pesquisa qualitativa, gestão de empresas locais de turismo e serviços de apoio à iniciativas de proteção ambiental, promoção de direitos sociais design de jogos e outros produtos audiovisuais (cinema, TV, música etc.).
Os objetivos específicos incluem o incentivo ao desenvolvimento local como política de redução migratória de jovens para as grandes cidades, o alinhamento da orientação profissional com base em projetos aos objetivos de desenvolvimento sustentável, a promoção da inovação tecnológica e do espírito de empreendedorismo criativo no setor de turismo cultural e ambiental, bem como a renovação de práticas de ensino nas escolas e universidades parceiras.
Foto: Prefeitura de Banzaê, BA