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Projeto Quilombo Inteligente abre inscrições para seleção de adolescentes e jovens

por Mauro Bellesa - publicado 03/02/2025 15:20 - última modificação 05/02/2025 13:34

IEA inicia o Quilombo Inteligente, projeto-piloto da rede colaborativa Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção, patrocinada pela Agência Universitária da Francofonia.

Comunidade quilombola de Banzaê, BA
Apresentação de dança em comunidade quilombola de Banzaê, BA

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o processo seletivo que escolherá cem jovens entre 14 e 24 anos para participar do projeto Quilombo Inteligente (QI), que oferecerá orientação profissionalizante com base em projetos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online.

O QI é um projeto-piloto para o início do desenvolvimento da plataforma Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção (Uaifai) [leia ao lado], integrada por outros projetos de pesquisa, cultura e extensão, internacionalização e empreendedorismo. A iniciativa é coordenada por Gilson Schwartz, professor de economia do audiovisual na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O QI conta com o suporte financeiro da Agência Universitária da Francofonia (AUF), braço acadêmico da Organização Internacional da Francofonia (OIF) [leia abaixo]. O projeto foi um dos contemplados pela chamada Inovação Pedagógica (InnovPed) de 2023 da AUF e apresentado à comunidade da agência em novembro.

Plataforma Uaifai

A rede social colaborativa Universos Abertos à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção (Uaifai) – que tem o Quilombo Inteligente como projeto-piloto – é voltada ao incentivo de projetos de pesquisa, com foco na inovação. Ela será aberta a docentes, pesquisadores, pós-graduanddos e demais interessados.

Na entrevista que concedeu ao programa Jornal da USP no Ar, da Radio USP, Schwartz disse que a plataforma está sendo pensada como uma alternativa segura em meio ao acelerado processo de modernização e expansão tecnológica: "Como toda liberdade tem que ter responsabilidade, a mediação é fundamental. A rede surge para oferecer mais oportunidades de uso construtivo, responsável e, principalmente, criativo".

Segundo o professor, a Uaifai contará com a participação direta de instituições de ensino por meio da criação de novos projetos, que incentivarão os alunos a participarem ativamente da plataforma.

Ainda na entrevista, Schwartz ressaltou a importância de uma nova abordagem pedagógica, que leve em consideração as novas perspectivas tecnológicas, principalmente a cultura de games, presente no cotidiano dos jovens. Algumas ideias já estão formatadas. Um exemplo são games voltados à educação sexual de meninos e meninas. Um grupo de cerca de 40 professores já está produzindo projetos que poderão ser implantadas na plataforma.

O QI está associado também ao projeto Ser ou Não Ser Quilombo, Eis a Questão, do graduando em geografia Pedro Soares, selecionado em 2024 no Edital Direitos Humanos da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Ao longo do primeiro semestre de 2025, o QI promoverá encontros, uma game jam (encontro de desenvolvedores de jogos) e o compartilhamento de referências para o debate em torno da identidade "quilombola".

Para participar do processo seletivo do QI é preciso justificar o interesse e ter idade entre 14 e 24 anos. Podem participar adolescentes e jovens de todo o Brasil. Terão prioridade as candidaturas associadas a movimentos sociais, coletivos, organizações sem fins lucrativos, escolas e outras entidades comprometidas com a ação social em territórios de vulnerabilidade social, ambiental e econômica, como favelas. Haverá vagas dedicadas aos candidatos moradores das favelas vizinhas aos campi da USP no Butantã e na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Entre abril e dezembro de 2025, os participantes serão orientados no desenvolvimento de projetos com ênfase na profissionalização de adolescentes e jovens para oportunidades na internet avançada (gamificação, inteligência artificial, internet das coisas, telefonia 6G, moedas digitais etc.).

O conteúdo das oficinas profissionalizantes será definido a partir do perfil dos candidatos selecionados, apurado ao longo do processo de inscrições por meio de questionários e atividades lúdicas (jogos e games, entrevistas e participação em grupos de discussão). É importante fazer a inscrição o quanto antes, para aproveitar ao máximo essas oportunidades de interação e definição de agendas profissionalizantes.

Segundo Schwartz, além do IEA, vários núcleos de pesquisa e programas de pós-graduação da USP e de universidades parceiras participarão do desenvolvimento do projeto, incluindo instituições como o Museu das Favelas e redes internacionais como a Games for Change. Núcleos e grupos de pesquisa da USP como o Nutau (da Faculdade de Arquitetura, Uurbanismo e Design), o Diversitas (da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e a Cidade do Conhecimento (da ECA) "serão espaços de mobilização e interação ao longo do projeto".

Cooperação acadêmica

A Agência Universitária da Francofonia (AUF) é a principal rede universitária do mundo, com mais de mil universidades e centros de pesquisa científica em cerca de 120 países.

Criada em 1961, a AUF é a operadora de ensino superior e pesquisa vinculada à Organização Internacional da Francofonia (OIF), instituição dedicada desde 1970 à promoção da língua francesa e à cooperação política, educacional, económica e cultural entre os 93 países membros.

A AUF colabora com o desenvolvimento por meio do conhecimento. Sua principal missão é pensar globalmente sobre a francofonia científica e agir regionalmente.

Respeitando a diversidade de culturas e idiomas, a AUF atua em prol de uma francofonia universitária comprometida com o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades. respeitando a diversidade.

Em conformidade com sua estratégia 2021-2025, a AUF Américas e a AUF Caribe apoiam o desenvolvimenot de programas inovadores gerenciados pelas universidade que integram a rede, a fim de contribuir para a melhoria da oferta pedagógica e acadêmica na francofonia científica e apoiar a cooperação acadêmica entre os países.

Com esse fim, a AUF lançou a Chamada InnovPed, que teve o projeto Quilombo Inteligente entre os contemplados.

O que é o Quilombo Inteligente?

A exemplo da já usual expressão "cidade inteligente" para nomear municípios que investem em tecnologias digitais para aprimoramento da gestão, eficiência dos serviços públicos e melhoria da qualidade de vida, o projeto adotou o nome Quilombo Inteligente como metáfora para a congregação de jovens negros periféricos em iniciativas profissionalizantes com a aplicação de recursos digitais.

Ao historiar as origens do projeto, Schwartz relata que em maio de 2024 coordenou o evento "Noite das Ideias" que teve o tema "Identidade x Inteligências: Artificiais", destinado ao "questionamento dos limites e possibilidades desses conceitos centrais no debate público contemporâneo".

Uma das questões discutidas no encontro foi "em que medida os conceitos de identidade e de inteligência e suas relações podem conduzir a novos modelos pedagógicos, de governança e sustentabilidade que tenham como apoio as tecnologias de informação e comunicação, ou seja, os artifícios da era digital".

Ele explica que ao adotar a denominação Quilombo Inteligente, os pesquisadores envolvidos propõem a orientação profissionalizante com base em projetos formulados por adolescentes e jovens "com domínio das duas dimensões, aptos a conduzir projetos de apropriação de novas tecnologias digitais em favor de uma sociedade aberta, inclusiva e sustentável".

Em recente entrevista ao programa Jornal da USP no Ar, da Radio USP, Schwartz disse: "Nós pensamos em juntar a questão da identidade negra com as questão da inteligência artificial. Como que a inteligência artificial chega nas comunidades, que são as comunidades mais pobres do país, com maiores níveis de exclusão e violência? Que oportunidades as crianças, os jovens adolescentes pretos estão, de fato, acessando para poder superar um atraso, inclusive do ponto de vista educacional, que se acentuou durante a pandemia".

A orientação profissionalizante com base em projetos será destinada a capacitar jovens "quilombolas" a assumir funções auxiliares ou de liderança na produção cultural, assistência a pesquisa qualitativa, gestão de empresas locais de turismo e serviços de apoio à iniciativas de proteção ambiental, promoção de direitos sociais design de jogos e outros produtos audiovisuais (cinema, TV, música etc.).

Os objetivos específicos incluem o incentivo ao desenvolvimento local como política de redução migratória de jovens para as grandes cidades, o alinhamento da orientação profissional com base em projetos aos objetivos de desenvolvimento sustentável, a promoção da inovação tecnológica e do espírito de empreendedorismo criativo no setor de turismo cultural e ambiental, bem como a renovação de práticas de ensino nas escolas e universidades parceiras.

Foto: Prefeitura de Banzaê, BA