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Plano de Trabalho 2024-2029

por Mauro Bellesa - publicado 11/03/2025 13:55 - última modificação 12/03/2025 11:04

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VISÃO GERAL

A Cátedra Clima & Sustentabilidade tem como objetivo aproveitar as forças acadêmicas da USP para influenciar políticas públicas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade em nível nacional e internacional. Este plano de cinco anos descreve objetivos específicos, estratégias e resultados mensuráveis que se alinham com esse potencial da Universidade para um impacto mais amplo e efetivo.


 

ANO 1: ESTABELECER FUNDAMENTOS E VISÃO ESTRATÉGICA

Objetivos

  • Mapear as capacidades de pesquisa no país relacionadas a temática clima e sustentabilidade.
  • Definir Missão e Visão da Cátedra, alinhadas a Missão, Visão e Valores da USP, de maneira a fortalecer a excelência em ensino e pesquisa em clima e sustentabilidade.
  • Construir parcerias estratégicas com partes interessadas nacionais e internacionais.


Estratégias

1. Desenvolvimento da missão:

  • colaborar com as partes interessadas de várias disciplinas para promover articulação que enfatize tanto a pesquisa quanto o impacto das políticas em desenvolvimento;
  • Alinhar o plano estratégico aos objetivos mais amplos da universidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

2. Construção de parcerias estratégicas:

  • desenvolver relacionamentos com agências governamentais, organizações empresariais e internacionais, ONGs, para alinhar agendas de pesquisa às necessidades das políticas públicas;
  • engajar com líderes de setores empresariais para cocriar soluções e inovações para o enfrentamento à emergência climática e sustentabilidade.

3. Avaliação abrangente:

  • Realizar um levantamento e análise das iniciativas de pesquisa existentes relacionadas à clima e sustentabilidade em toda a USP e na literatura, identificando grupos relevantes do Brasil e do mundo.
  • Identificar pontos fortes-chave e áreas emergentes de oportunidade para pesquisas de impacto e sua influência em políticas públicas e institucionais.

Resultados mensuráveis

  • Uma declaração de missão documentada e um plano estratégico endossados pelas partes interessadas.
  • Formação de pelo menos 10 parcerias envolvendo órgãos governamentais e organizações internacionais e empresariais.
  • Publicação de relatório de avaliação de sustentabilidade detalhando as capacidades de pesquisa e ensino e extensão existentes.

 

ANO 2: DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, INOVAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES

Objetivos

  • Incorporar a sustentabilidade nos programas acadêmicos que contribuam para fomentar uma cultura de inovação e responsabilidade.
  • Mobilizar o envolvimento dos estudantes em pesquisas e iniciativas práticas que abordem as questões climáticas.
  • Planejar e iniciar o desenvolvimento de programa educacional para educação básica voltado ao enfrentamento das questões climáticas visando sustentabilidade.

Estratégias

1. Inovação curricular:

  • colaborar com as unidades da USP e parceiros para desenvolver programas interdisciplinares e certificações em sustentabilidade e política climática;
  • estabelecer oportunidades de aprendizado experiencial, como estágios, aprendizados baseados em projetos e focados em questões climáticas.

2. Inovações lideradas por estudantes:

  • lançar Desafio de Sustentabilidade, convidando estudantes da USP e de vários níveis de ensino a propor soluções inovadoras para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas e sustentabilidade no campus e em suas comunidades.
  • facilitar o envolvimento de estudantes em projetos de pesquisa, ensino e extensão liderados por professores e parceria com a comunidade.

Resultados mensuráveis

  • Desenvolvimento de cinco novos cursos ou certificações interdisciplinares focadas em clima e sustentabilidade.
  • Estimular pelo menos 25 propostas de estudantes relacionadas a clima e sustentabilidade, com 10 projetos financiados para implementação.
  • Estabelecer parcerias com universidades em várias partes do país para a realização de cursos em Educação Básica sobre clima e sustentabilidade.

 

ANO 3: PESQUISA, INOVAÇÃO E DEFESA DE POLÍTICAS

Objetivos

  • Contribuir para posicionar a universidade como líder em pesquisa sobre clima e sustentabilidade com potencial para moldar políticas públicas.
  • Ampliar as iniciativas de pesquisa e ensino para incluir análise de políticas públicas e processos de implementação.

Estratégias

1. Colaboração em pesquisa:

  • criar redes de pesquisa interinstitucionais focadas em questões climáticas prementes para compartilhar recursos e expertise;
  • estabelecer um Laboratório de Políticas Climáticas, que dialogue com iniciativas como o AdaptaClima e que vincule pesquisadores, estudantes a agências governamentais para explorar soluções políticas baseadas em evidências.

2. Defesa de políticas:

  • organizar fóruns anuais de políticas anuais que reúnam pesquisadores, formuladores de políticas e praticantes para discutir desafios climáticos emergentes;
  • desenvolver documentos de políticas públicas baseados em descobertas de pesquisa e disseminá-los para partes interessadas relevantes.

Resultados mensuráveis

  • Estabelecimento de três parcerias de pesquisa interinstitucionais.
  • Realização de fórum de políticas anuais, levando à publicação de 5 documentos de políticas.

 

ANO 4: IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

Objetivos

  • Desenvolver e implementar práticas inovadoras de combate à emergência climática e sustentabilidade nos campi e em outros locais via parcerias e projetos de extensão.
  • Utilizar tecnologia para aprimorar os esforços de combate à emergência climática e sustentabilidade e promover descobertas de pesquisa.

Estratégias

1. Iniciativas de sustentabilidade nos campi:

  • contribuir para lançar, fortalecer e ampliar programas piloto que integrem soluções de energia renovável, sistemas de conservação de água e práticas de gestão de resíduos sustentáveis, entre outras.
  • criar, com o lnovaUSP, uma iniciativa de inovação em resiliência e adaptação ao clima e sustentabilidade, para articular projetos existentes e incubar novas ideias e tecnologias.

2. Tecnologia para enfrentamento à emergência climática e sustentabilidade:

  • usar big data e ferramentas digitais para avaliar pegadas de carbono e informar a tomada de decisões nas iniciativas de sustentabilidade orientadas para zerar emissões de gases de efeito estufa;
  • fomentar parcerias com empresas de tecnologia para inovar soluções que possam ser ampliadas local e globalmente.

Resultados mensuráveis

  • Implementação de pelo menos 3 projetos piloto de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática com impacto ambiental mensurável.
  • Criação de Iniciativa de Inovação Iniciativa de Inovação em Resiliência e Adaptação ao Clima e Sustentabilidade que leve ao desenvolvimento de pelo menos cinco protótipos ou estratégias para sustentabilidade.

 

ANO 5: ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE, LIDERANÇA GLOBAL E AVALIAÇÃO DE IMPACTO

Objetivos

  • Fortalecer o envolvimento da comunidade e conexões globais relacionadas aos esforços de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática.
  • Realizar avaliação abrangente do impacto das iniciativas empreendidas durante os cinco anos.

Estratégias

1. Conscientização comunitária:

  • lançar programas para educar e engajar comunidades locais sobre práticas de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática, envolvendo estudantes e professores;
  • colaborar com escolas e organizações locais para promover educação e ações de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática.

2. Iniciativas de liderança global:

  • participar de redes internacionais de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática e contribuir para interações globais sobre políticas climáticas sustentáveis;
  • organizar conferência internacional sobre clima e sustentabilidade para apresentar pesquisas, compartilhar melhores práticas e subsidiar políticas públicas futuras.

3. Avaliação de impacto:

  • documentar e avaliar os impactos das iniciativas realizadas nos últimos cinco anos, com foco na pesquisa, no envolvimento comunitário e na influência em políticas públicas;
  • criar relatório narrativo e plataforma web interativa para divulgar descobertas e melhores práticas às partes interessadas.

Resultados mensuráveis

  • Envolvimento de pelo menos 500 integrantes da comunidade em programas de sustentabilidade no enfrentamento às questões climáticas.
  • Realização de conferência internacional com participação de líderes nacionais e globais em pesquisa e políticas de sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática.
  • Relatório de impacto abrangente, compartilhado com partes interessadas e parceiros, e levado à divulgação em mídias.

 

MELHORIA CONTÍNUA E SUSTENTABILIDADE
NO ENFRENTAMENTO À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

Revisões anuais de progresso

  • Realizar revisões anuais para avaliar o progresso em relação aos objetivos estratégicos e ajustar as estratégias conforme necessário ao longo do tempo.
  • Estabelecer ciclos de realimentação com partes interessadas para refinar iniciativas com base nas lições aprendidas.

Sustentabilidade no enfrentamento à emergência climática a longo prazo

• Desenvolver fundo de endowment no enfrentamento às questões climáticas e sustentabilidade para apoiar projetos e iniciativas de pesquisa futuras após a conclusão dos cinco anos iniciais.