Oportunidades de pesquisa
Bolsas de curta duração em Konstanz, Alemanha
Inscrições até 30/06/2025
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Konstanz (Zukunftskolleg), na Alemanha, está com uma chamada aberta para pesquisadores em início de carreira (título de doutorado obtido há até seis anos).
Pessoas ligadas ao IEA-USP estão habilitadas a se candidatar devido à parceria do instituto com o Zukunftskolleg através da rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Studies). Serão oferecidas cinco bolsas de curta duração (de um a três meses) para visitar a Alemanha em 2026.
Os candidatos deverão apresentar, juntamente com a documentação básica, uma breve descrição de um projeto que seja de interesse mútuo em colaboração com pesquisadores do instituto alemão ou da Universidade de Konstanz. Os projetos podem estar inseridos nas áreas das ciências humanas, naturais e sociais. Especialmente bem-vindas serão candidaturas com projetos interdepartamentais e interdisciplinares.
Todas as informações relevantes estão no arquivo para download e no site do Zukunftskolleg.
ENCERRADA - Centro de Síntese USP Cidades Globais - Edital IEA-USP 05/2025 para seleção de dois alunos de graduação e dois alunos de mestrado
Inscrições de 31/03/2025 a 16/04/2025
O Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA-USP, com recursos do convênio celebrado com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos e com a Associação Parque Tecnológico de São José dos Campos, com a finalidade de apoiar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Programa Municípios Sustentáveis, abriu chamada para seleção de dois alunos de graduação e dois alunos de mestrado regularmente matriculados na Universidade de São Paulo.
Os alunos selecionados irão participar das atividades desenvolvidas pelo período de sete meses e contribuirão para a implementação dos Planos de Trabalho dos eixos que fazem parte do referido convênio. A seleção dos alunos levará em consideração as motivações expressas em carta de interesse na participação das atividades do projeto e também o desempenho escolar do aluno e suas experiências práticas comprovadas.
Os alunos selecionados receberão bolsa na respectiva modalidade, a saber: R$ 700,00 mensais para alunos de graduação, com dedicação semanal de 10 horas, e R$ 2.100,00 mensais para alunos de mestrado, com dedicação semanal de 20 horas. As vantagens não poderão ser acumuladas com outras bolsas concedidas pela USP, exceto as bolsas de apoio à permanência estudantil.
Acesse o edital completo.
Formulário de inscrição: forms.gle/YsYanXTbTU7Etxys5.
ENCERRADA - Bolsa de Iniciação Científica - Projeto Temático em Educação - Fapesp 2022/06977-5
Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de iniciação científica no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP.
Busca-se selecionar estudantes para apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e didáticas relativas à linha de pesquisa: Fundamentos teóricos e avaliação da implementação de componentes curriculares inovadores em licenciaturas da USP. A linha busca consolidar um arcabouço teórico-metodológico e investigar práticas para integrar conceitos como inter-transdisciplinaridade, transversalidade, pluri-epistemicidade, etnodiversidade e decolonialidades na formação de professores. Focando especialmente na área das ciências da natureza, o projeto examina os fundamentos epistemológicos da integração curricular, avalia sua viabilidade nas licenciaturas da USP e explora estratégias inovadoras para a formação docente. O candidato selecionado deverá interessar-se por essas temáticas e estar disposto a aprofundar seus conhecimentos no assunto durante o período da bolsa. O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução CoPq 7.236, de 22/07/2016.
Requisitos dos(as) candidatos(as):
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Ser estudante dos anos mediais ou finais dos Cursos de Licenciatura em qualquer área do conhecimento..
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Ter disponibilidade para reuniões presenciais de trabalho, especialmente às segundas-feiras à tarde no IEA e/ou em visitas técnicas.
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Reunir experiência no Pacote Office, organização de banco de dados, operacionalização de áudios e vídeos e construção de gráficos, diagramas e infográficos.
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Demonstrar capacidade comunicativa e em trabalho em equipe, com interesse especial em temas da integração curricular em ciências da natureza e educação básica.
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Residir na cidade de São Paulo ou em cidades adjacentes para otimizar a experiência de bolsista.
Requisitos valorizados no processo de seleção:
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Alta motivação;
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Bom desempenho acadêmico;
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Facilidade de comunicação/colaboração;
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Experiência e interesse no tema de pesquisa do projeto.
Documentação exigida no ato de inscrição:
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Carta de motivação (até duas páginas) para o trabalho de pesquisa em grupo conectado ao estudo dentro dos temas propostos.
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Apresentação do Histórico Escolar.
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Conexão para o Currículo Lattes.
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Súmula Curricular.
Inscrições via formulário online: https://forms.gle/dG9MzpDvbQzfoyDYA.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: tematico069775@usp.br.
Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.
Cronograma de seleção:
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Inscrições até as 17:00 do dia ̶1̶2̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 20/04/2025
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Entrevistas: ̶d̶e̶ ̶1̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ ̶a̶ ̶1̶8̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 24/04/2025 e 25/04/2025
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Resultado: até ̶30/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 05/05/2025
ENCERRADA - Bolsa de pós-doutorado em educação
Estão abertas as inscrições para concorrer a uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do projeto temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no IEA-USP. O Programa de Pós-doutorado na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução 8.689, de 03/09/2024.
Busca-se selecionar jovens doutores para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e didáticas relativas à linha de pesquisa: Fundamentos teóricos e avaliação da implementação de componentes curriculares inovadores em licenciaturas da USP. Esta linha de pesquisa busca consolidar um arcabouço teórico-metodológico e investigar práticas para integrar conceitos como inter-transdisciplinaridade, transversalidade, pluri-epistemicidade, etnodiversidade e decolonialidades na formação de professores. Focado especialmente na área das ciências da natureza, o projeto examina os fundamentos epistemológicos da integração curricular, avalia sua viabilidade nas licenciaturas da USP e explora estratégias inovadoras para a formação docente.
A pesquisa é composta por três subprojetos:
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Fundamentos epistemológicos da integração curricular – Revisão da literatura e análise da operacionalidade de conceitos de integração e inovação curricular no contexto brasileiro.
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Integração curricular nas licenciaturas em Ciências da Natureza – Mapeamento de desafios e potencialidades da integração proposta pela BNCC, com ênfase nas práticas docentes e propostas curriculares.
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Desenvolvimento e análise de componentes curriculares interdisciplinares – Estudo de caso focado no desenvolvimento, na implementação e no impacto dessas propostas na formação inicial de professores e na articulação de saberes.
Com abordagem metodológica qualitativa, o projeto envolve pesquisa documental, entrevistas, questionários, perspectiva DBR e análises de conteúdo e de discurso para avaliar a integração curricular em múltiplas trajetórias formativas e alinhar a formação docente às demandas educacionais contemporâneas.
O(a) pós-doutorando(a) atuará diretamente nesses subprojetos, contribuindo para o avanço teórico e prático, participando de coletas e análises de dados, e colaborando na construção, no desenvolvimento e na avaliação de componentes curriculares interdisciplinares. O trabalho em equipe será integrado a projetos e iniciativas em desenvolvimento.
Características da vaga:
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40 horas/semana com dedicação exclusiva sob a orientação da Profa. Dra. Cristina Leite
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Trabalho 100% presencial na USP, em São Paulo/SP
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Bolsa mensal de R$ 12.000,00 durante 1 ano.
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Reserva técnica no valor de 10% da bolsa para despesas relacionadas ao projeto, auxílio-mudança, reembolso de INSS.
A bolsa destina-se a pesquisadores(as) com experiência em educação, ensino de ciências e áreas afins, interessados(as) em contribuir no desenvolvimento de pesquisas e em inovações na formação docente
Requisitos valorizados no processo de seleção:
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Alta motivação;
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Facilidade de comunicação/colaboração;
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Experiência em pesquisa no tema;
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Disponibilidade para realizar e coordenar pesquisa;
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Disponibilidade para trabalho 100% presencial na USP (Butantã);
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Doutorado obtido nos últimos anos em área correlata ao projeto.
Os (as) candidatos (as) devem encaminhar:
A.Conexão do Currículo Lattes;
B. Súmula Curricular modelo FAPESP;
C. Carta de motivação com até 3 (três) páginas com discussão sobre o título do projeto temático, evidência de experiências pessoais na área educacional. Desejável informação sobre internacionalização da carreira;
D. Carta de Recomendação que evidencie estudos, produção e prática educacional;
E. Anexar artigo relevante da produção, entre 12 e 16 páginas.
Inscrições via formulário online: https://forms.gle/ieNicsqRpUq67cTR9.
Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: tematico069775@usp.br.
Haverá entrevista com a coordenação do processo seletivo para os candidatos que forem selecionados na análise documental.
Cronograma de seleção:
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Inscrições até as 17:00 do dia ̶1̶2̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 20/04/2025
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Entrevistas: ̶d̶e̶ ̶1̶4̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ ̶a̶ ̶1̶8̶/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 24/04/2025 e 25/04/2025
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Resultado: até ̶30/̶0̶4̶/̶2̶0̶2̶5̶ 05/05/2025
ENCERRADA - Bolsa de iniciação científica
Estão abertas as inscrições para 1 (uma) bolsa de iniciação científica (IC) no âmbito do Projeto Temático Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, vinculado à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, com sede no Instituto de Estudos Avançados da USP. Ênfase da atividade do (a) bolsista: Linha 5 do Projeto Temático: Trabalhar os Currículos Escolares e seus Desafios Contemporâneos. O Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Universidade de São Paulo é regulamentado pela Resolução CoPq 7.236, de 22/07/2016.
A bolsa propicia trabalhos em equipe no âmbito do IEA com vistas à consecução dos objetivos do temático, especialmente por via do trabalho sistemático sobre os desafios contemporâneos dos currículos escolares, quer sua implementação oficial pelos sistemas, quer a performance das escolas no desenvolvimento curricular e as possíveis inovações curriculares decorrentes de novas leituras e pesquisas.
Requisitos dos(as) candidatos(as):
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Ser estudante dos anos mediais ou finais dos Cursos de Licenciatura em qualquer área do conhecimento ou Curso Pleno de Pedagogia. (Não é necessário ser estudante da USP, no entanto, o trabalho deverá ocorrer nessa instituição de forma presencial).
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Ter disponibilidade para reuniões presenciais de trabalho especialmente às quintas-feiras pela manhã no IEA e/ou em visitas técnicas.
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Reunir experiência no Pacote Office, organização de banco de dados, operacionalização de áudios e vídeos e construção de gráficos, diagramas e infográficos.
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Demonstrar capacidade comunicativa e em trabalho grupal, com interesse especial em temas curriculares da educação básica.
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Residir na cidade de São Paulo ou em cidades adjacentes para otimizar a experiência de bolsista.
Inscrições até as 12h do dia 17/03/2025
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Entrevistas: de 18 a 21/03/2025 (As entrevistas serão realizadas de forma remota em dia e horário definido pela comissão de seleção.)
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Resultado: até 2̶6̶/̶0̶3̶/̶2̶0̶2̶4 27/03/2024
Documentação exigida no ato de inscrição:
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Carta de motivação (até duas páginas) para o trabalho de pesquisa em grupo conectado ao estudo dentro dos temas propostos.
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Apresentação do Histórico Escolar.
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Conexão para o Currículo Lattes.
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Súmula Curricular.
Link para inscrições: forms.gle/vYdeFh29rfwvgmac8
Para dúvidas ou esclarecimentos: tematico069775@usp.br
Sobre o projeto
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Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais, ênfase em Educação
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Nº do processo FAPESP: 2022/06977-5
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Título do projeto: Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica
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Área de atuação: Educação / Ensino
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Pesquisador responsável: Maurício Pietrocola
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Início da vigência da bolsa: na aprovação final da FAPESP
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Unidade/Instituição: Instituto de Estudos Avançados da USP
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Localização: Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo
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