Felipe Chibás Ortiz
![]() |
Livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes(ECA) da Universidade de São Paulo (USP), orienta mestrado e doutorado no PROLAM (Programa em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo), e monografias na EZALQ-USP. Coordena o grupo de pesquisa CRIARCOMC (Criatividade, Inovação, Comunicação e Marketing nas Cidades).Possui Doutorado em Ciências da Comunicação (ECA-USP), Mestrado em Cultura e Comunicação pelo PROLAM-USP e em ambos os casos foi orientado pela Profa. Dra. Margarida Krohling Kunsch. Tem especialização em Marketing Direto pela Universidade de Alcalá de Henares e licenciatura em Psicologia pela Universidade de La Habana. Foi pesquisador colaborador na ECA-USP (equivale a pos-doc). Ministrou em 2021 a disciplina para pós-graduação lato sensu, Diversidades, Ética do cuidado e Cidades MIL na USP, onde participaram como professores convidados 20 experts de UNESCO dos cinco continentes. Atua principalmente nos temas Alfabetização Mediática e Cidades, Marketing Digital, Gestão da Comunicação e de projetos, Equipes, Inovação, Educação a distância, Psicologia Histórico-cultural e Organizacional, Comportamento do consumidor, Diversidades, Ética Responsabilidade social, todos desde uma perspectiva comparativa internacional e transcultural. Possui experiência prática nestes temas como gestor de projetos e consultoria. Possui ampla experiência na formação de gestores, comunicadores e educadores, assim como na elaboração de blogs, comunicação e marketing digital. Foi diretor da Empresa Perfectu, integrante do grupo multinacional franco-espanhol de EAD e Marketing Digital, Global Estrategias. Autor de 60 artigos científicos e 32 livros publicados em vários países e línguas. Alguns deles são utilizados por mais de 30 000 professores do Ministério de Educação de Cuba. Entre eles destacam os de M@rketing pessoal.com (2015), MARKETING, COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, nas CIDADES MIL (2019),e FROM SMART CITIES TO MIL CITIES, Metrics inspired by the UNESCOs vision (2020) organizados estes dois últimos com Mitsuru Yanaze e autores de capítulos de 24 países, editados pela USP com apoio da UNESCO. Publico e lanco no Global MIL Week Ciudades MIL de UNESCO y Agenda 2030: Métricas, Educación, Comunicación y Salud sostenibles(2021). É coautor do aplicativo MIL Cities Network. Estes 3 últimos livros e o aplicativo são recomendados por UNESCO. Também a Metodologia das 20 Barreiras Culturais à Comunicação e as 5 Dimensões da Criatividade. Foi professor na graduação da ECA-USP nos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nas disciplinas Mercadologia e Publicidade, Teoria das organizações, Identidade corporativa e Cultura Organizacional. Foi também professor na ESPA-FGV. No CEACOM da ECA-USP ministra a disciplina Gestão da Inovação. É também professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro da MILID - Rede Universitária Internacional de Pesquisadores de Alfabetização Mediática e Informacional e Diálogo Intercultural, de UNESCO. Integra também a rede Ibero-americana Alfamed. Foi o Representante para América Latina e Caribe da UNESCO MIL Alliance e hoje é o Colider do Grupo de Inovação de UNESCO MIL ALLIANCE). Foi consultor de UNESCO no Escritório Regional para América Latina e Caribe, em Montevideo, Uruguai e membro do Conselho diretivo da UNITWIN (Escola Internacional de Verão de UNESCO, em Barcelona, Espanha). Coordena o curso MOOC Cidades MIL, oferecido por UNESCO MIL ALLIANCE e lidero pesquisas com a UNESCO como as de Cidades MIL e barreiras culturais em 15 países, Liberdade cidadã em 41 países e Curriculum AMI em Buenos Aires. Palestrante em eventos internacionais. Participou na TV Record do programa Batalha das Startups onde se utiliza uma escala fruto de seu livro: Criatividade, Inovação e empreendedorismo. Recebeu diversos prémios tomo o 1er Lugar do Global MIL Awward(2023) de UNESCO(Paris). É Coordenador Executivo do Centro Internacional de Inovação e Desenvolvimento de Cidades MIL da USP. |
Evento: