Ribeirão Preto
Em 2009, o mais recente polo do IEA foi criado em Ribeirão Preto, no noroeste do Estado de São Paulo, a 319 km da capital. Com uma população de cerca de 615 mil pessoas, a cidade é a maior produtora mundial de açúcar e álcool. Também produz laranja, soja, amendoim, fertilizantes e ração animal em larga escala, o que faz do agronegócio um dos propulsores do desenvolvimento econômico da cidade.
Referência no ensino na área das ciências médicas, a cidade destaca-se pelo grande número de hospitais, instituições de pesquisa e universidades, incluindo um campus da USP, o que faz da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos e odontológicos um dos pilares econômicos do município.
Além disso, Ribeirão Preto é o quinto polo de tecnologia mais importante do estado. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento científico e tecnológico da região, a cidade está criando um parque tecnológico centrado na biotecnologia e nas ciências médicas. Fruto de uma parceria com a USP, o parque irá atrair companhias interessadas em investir na pesquisa e em promover a inovação de produtos e processos.
Foto: Marcelo Braga