Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos

Vídeos

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 31/07/2020 09:31

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi

por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/11/2024 14:50

Luiz Fernando Ramos reviu as reverberações do modernismo teatral europeu na obra precursora de Oswald de Andrade no teatro brasileiro moderno. Impressionado pelos espetáculos dos Balés Suecos que assistiu no Théâtre des Champs Elysées, em Paris, nos anos de 1923 e 1924, Oswald escreveu o argumento para o nunca encenado balé Histoire de la Fille du Roi. Revisto à luz dessa tradição de balés que expandiram cenicamente as possibilidades do teatro modernista, o texto dele aparece como semente de invenções futuras, ou da cena projetada pela sua dramaturgia nos anos 1930.

O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi - Leia mais…

Posse da Diretoria 2024-2028 e 38º Aniversário do IEA-USP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:26

Em comemoração às suas quase quatro décadas de existência, o IEA lançou o livro “Avançados em Quê? - A Trajetória Pioneira do Instituto de Estudos Avançados da USP". A obra trata da história e importância do 1° instituto de estudos avançados da América Latina, a partir de relatos de ex-diretores, membros do Conselho Deliberativo, pesquisadores e funcionários. O lançamento aconteceu após a posse de Roseli de Deus Lopes e Marcos Silveira Buckeridge na diretoria do IEA.

Posse da Diretoria 2024-2028 e 38º Aniversário do IEA-USP - Leia mais…

Fatores Psicossociais e Saúde Mental nas Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:37

Este seminário debateu possíveis explicações para o aumento dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, tanto em sua incidência quanto na geração de incapacidade laboral. Com base na teoria da "determinação social do processo saúde-doença", o foco foi nos chamados "fatores psicossociais" no trabalho, com destaque para aqueles decorrentes da adoção de inovações tecnológicas e/ou organizacionais. Os participantes discutiram o impacto do “tecnoestresse” na saúde mental, bem como os fatores psicossociais presentes no teletrabalho e seus efeitos sobre a saúde, tomando como exemplo o caso dos trabalhadores do sistema judiciário.

Fatores Psicossociais e Saúde Mental nas Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo - Leia mais…

Barroco: Memória Viva

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/10/2024 11:20

O projeto Barroco Memória Viva, iniciado como extensão Universitária em 1987 na Unesp, pelo pesquisador e professor Percival Tirapeli, favoreceu a produção de um acervo documental de imagens e documentos sobre o período colonial de igrejas barrocas brasileiras, latino-americanas e europeias. O encontro tratou da atuação de Tirapeli na sua busca pela compreensão dos inícios da arte brasileira e latino-americana, com destaque para as questões do patrimônio colonial latino-americano. Também foi apresentado o recente livro sobre as Talhas Jesuíticas da Matriz de São Vicente (1559) que expressa a permanente atenção aos fragmentos da era colonial do Brasil.

Barroco: Memória Viva - Leia mais…

Urbansus - Mudanças Climáticas e os Desafios em Situações de Vulnerabilidades e Riscos Potenciais: Busca por Novas Formas de Adaptações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:31

O risco climático, antes uma previsão distante, tornou-se uma realidade para diferentes estratos sociais, como evidenciado em eventos recentes no Rio Grande do Sul e nas queimadas na Amazônia e no Sudeste do Brasil, onde a sociedade, a economia e o meio ambiente mostram suas fragilidades nos esforços de preparação, prevenção, resposta, mitigação e reconstrução. Este debate propõs uma abordagem transdisciplinar para compreender os desafios climáticos, aproximando academia, setor público e terceiro setor. O objetivo foi alinhar conhecimentos e ações, identificar soluções e promover a colaboração intersetorial.

Urbansus - Mudanças Climáticas e os Desafios em Situações de Vulnerabilidades e Riscos Potenciais: Busca por Novas Formas de Adaptações - Leia mais…

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:21

Este seminário foi dividido em dois momentos: a primeira parte, “Mães de 1964”, presta homenagem às mulheres, mães de pessoas que foram presas, torturadas e desaparecidas durante o período do regime militar. À tarde, a conferência on-line com Bruno Paes Manso buscou articular como os eventos disparados pelo Golpe de 1964 reverberam até hoje na realidade brasileira e desafiam cotidianamente o Estado Democrático de Direito.

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Adaptação de Teclados e de Aplicativos para Línguas Indígenas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/10/2024 09:39

Neste quarto encontro do ciclo de seminários Tecnologias Digitais e Línguas Indígenas, foi discutido o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Foram sete seminários de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que exploram o uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos. Os participantes abordaram temas diversos, como o uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de tradutores para línguas indígenas, adaptação de teclados para línguas indígenas, ensino por meio de aplicativos, documentação e modelamento digital de línguas indígenas e questões éticas e de soberania.

Adaptação de Teclados e de Aplicativos para Línguas Indígenas - Leia mais…

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:09

Este seminário foi dividido em dois momentos: a primeira parte, “Mães de 1964”, presta homenagem às mulheres, mães de pessoas que foram presas, torturadas e desaparecidas durante o período do regime militar. Na segunda, uma conferência on-line com Bruno Paes Manso buscou articular como os eventos disparados pelo Golpe de 1964 reverberam até hoje na realidade brasileira e desafiam cotidianamente o Estado Democrático de Direito.

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 2º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:03

O segundo ano de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala teve a participação de mais de 80 pesquisadores, todos focados no debate sobre IA Responsável. Neste encontro, o grupo apresentou os resultados de seus estudos nas seguintes mesas temáticas: IA e Educação IA, Comunicação e Artes IA e Saúde IA e Gênero

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 2º Dia - Leia mais…

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 1º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:04

O segundo ano de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala teve a participação de mais de 80 pesquisadores, todos focados no debate sobre IA Responsável. Neste encontro, o grupo apresentou os resultados de seus estudos nas seguintes mesas temáticas: IA e Trabalho IA e Governo IA e Justiça IA e Educação

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 1º Dia - Leia mais…

O Museu da Pessoa: Preservando Histórias de Vida

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 13:58

Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, conversou sobre este espaço virtual e colaborativo de histórias de vida. No Museu da Pessoa todos podem contar suas histórias, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de gente de todas as partes do Brasil. Por meio de uma metodologia própria, o museu registra, preserva e dissemina narrativas pessoais, além de fomentar, capacitar e engajar indivíduos e grupos a fazerem o mesmo.

O Museu da Pessoa: Preservando Histórias de Vida - Leia mais…

A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro (2º seminário)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/11/2024 15:32

Assim como no primeiro seminário, realizado em maio no Museu Paraense Emílio Goeldi, parceiro do IEA na iniciativa, o objetivo deste encontro foi conectar e aproximar os grupos e profissionais que atuam na região da foz do rio Amazonas, para otimizar os conhecimentos sobre o funcionamento e a conservação da área, buscando encontrar medidas que possam garantir o desenvolvimento sustentável daquele amplo espaço. Os organizadores buscaram ampliar os entendimentos de governança para a criação de um corredor de conservação e desenvolvimento sustentável de expressão mundial, integrando a Amazônia Verde, a Amazônia Azul (manguezais, sistema recifal) e o Alto Mar (Acordo BBNJ da ONU).

A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro (2º seminário) - Leia mais…

Nas Linhas e Entrelinhas de "O Tigre Azul", um Mundo de Conhecimentos

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/10/2024 11:59

O romance "O tigre azul", do judeu-alemão Alfred Döblin, é um veículo de conhecimentos, no sentido mais amplo, assim como de reflexões sobre o próprio conhecimento. O texto do romance é multitemático: cultura religiosa e profana ocidental do fim da Idade Média aos séculos XVI, XVII e XVIII; pré-história e indígenas sul-americanos; espelhamentos que projetam os séculos XIX, XX e XXI. "O tigre azul" é um texto polifônico, talvez até se possa dizer, um exemplo de dialética negativa, enquanto impossibilidade de abarcar o todo por mais que se pense.

Nas Linhas e Entrelinhas de "O Tigre Azul", um Mundo de Conhecimentos - Leia mais…

UrbanSus - Cidades e a Emergência Climática: Pesquisas e Respostas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/11/2024 16:19

Durante este UrbanSus, os participantes refletiram sobre o papel das cidades no contexto internacional e no Brasil diante da emergência climática, explorando respostas possíveis. Isto inclui compreender de que modo os arranjos colaborativos institucionais – como parcerias com a sociedade civil, a comunidade científica e as outras instâncias de governo – podem contribuir para governos locais enfrentarem os impactos e reduzir as injustiças das mudanças do clima. Os organizadores destacaram o atendimento às populações mais vulneráveis, identificando respostas bem-sucedidas e oportunidades para as cidades melhorarem seu desempenho em políticas e medidas de mitigação e adaptação climática.

UrbanSus - Cidades e a Emergência Climática: Pesquisas e Respostas - Leia mais…

Desafios no Processamento de Línguas Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/11/2024 12:29

No terceiro encontro do ciclo Tecnologias Digitais e Línguas Indígenas, Aline Villavicencio, diretora do Instituto de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Exeter, discutiu o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Foram debatidos os desafios atuais no processamento de línguas indígenas, incluindo questões de embedding e expansão de vocabulário.

Desafios no Processamento de Línguas Indígenas - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Inovações Tecnológicas e Comunicação Estratégica na Transição Energética

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:53

O encontro explora as inovações tecnológicas emergentes na área da engenharia elétrica e seu impacto na transição energética, além de destacar a importância da comunicação estratégica e da disseminação de informações confiáveis sobre o setor energético. Participam Luciano Costa, jornalista especialista na cobertura do setor energético, e José Roberto Cardoso, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) e professor da Escola Politécnica da USP.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Inovações Tecnológicas e Comunicação Estratégica na Transição Energética - Leia mais…

A Nova Geopolítica Global e o Lugar do Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:55

As profundas transformações no sistema internacional ocorridas na última década promoveram a ideia de que as democracias ocidentais são decadentes. Eventos como a eleição de Donald Trump, a guerra comercial estadunidense contra a China, a responsabilidade pela pandemia de Covid-19, culminando com a invasão da Ucrânia pela Rússia ajudaram a consolidar o confronto geopolítico entre o bloco das autocracias (China, Rússia, Irã e Coreia do Norte) e o das democracias ocidentais (incluindo Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia). Neste encontro, os participantes trataram do lugar do Brasil nessa nova economia e geopolítica global, abordando oportunidades, vantagens e vulnerabilidades. Também discutiram a postura do governo Lula diante desse cenário e como a sociedade reage a tais temas.

A Nova Geopolítica Global e o Lugar do Brasil - Leia mais…

Política Nacional de Economia Popular e Solidária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:57

O secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, é o palestrante deste 8º seminário interdisciplinar do Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora. A economia popular e solidária pode ser compreendida como uma matriz estruturante de muitas das transformações contra-hegemônicas em curso, na medida em que seu alcance inclui atividades de organização da produção e da comercialização de bens e de serviços, da distribuição, do consumo e do crédito. O encontro visou aumentar a visibilidade desses processos, refletindo e debatendo suas enormes potencialidades, mas também os seus limites, em busca de caminhos alternativos para vencer os obstáculos ideológicos, políticos, institucionais, tecnológicos e organizacionais para a plena realização da economia popular e solidária.

Política Nacional de Economia Popular e Solidária - Leia mais…

Memória Social e Pertencimento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:59

Este evento apresenta pesquisas e experiências museológicas que os integrantes do grupo desenvolvem ou com os quais colaboram. A discussão se concentra na relevância dos museus e dos estudos sobre a memória social para promover e alimentar o sentimento de pertencimento a diferentes comunidades e tradições construídas a partir da produção científica, artística e cultural. O objetivo é evidenciar que, no contexto atual, faz-se urgente acionar um processo educativo de reconstituição da memória e da consciência histórica a partir das comunidades, onde vigoram laços de pertencimento, e ilustrar possibilidades de concretizar esse processo.

Memória Social e Pertencimento - Leia mais…

Pobreza: Do que Estamos Falando?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:18

O XIV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública do Grupo Nutrição e Pobreza participou de uma recuperação histórica e uma revisão conceitual da pobreza para discutir o tema. Entendida como consequência de um modelo de organização social marcado pela iniquidade, foi compreendido a multidimensionalidade da pobreza na contemporaneidade, e o espaço para a discussão das questões de gênero e raça/cor. Por fim, o Seminário tratou das ações de combate à pobreza.

Pobreza: Do que Estamos Falando? - Leia mais…

Ácidos Graxos Essenciais e Encefalização no Leste Africano

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:27

A 4ª palestra do ciclo Mudanças na Paleoatmosfera e o Impacto sobre a Evolução Humana no Fim Plioceno tratou da encefalização dos homínios e o impacto de mudanças forçadas de alimentação, devido a novos fatores ambientais no fim do Plioceno. O cérebro é composto principalmente por gorduras e, em particular, ácidos graxos essenciais, derivados das dietas e, especialmente, gastrópodes e mariscos de água doce. A redução dos grandes lagos levou algumas linhagens de hominínios a procurarem novas fontes desses alimentos.

Ácidos Graxos Essenciais e Encefalização no Leste Africano - Leia mais…

Radiação UVB e Perda de Megafauna no Final do Plioceno

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:22

A 3ª palestra do ciclo Mudanças na Paleoatmosfera e o Impacto sobre a Evolução Humana no Fim Plioceno analisou o impacto dos múltiplos resfriamentos da Terra. Segundo o palestrante, Alan Cannell, esses eventos aumentam os raios cósmicos, as nuvens (cloud cover) e mudança de albedo (refletividade da luz do Sol), além de reduzirem a coluna de ozônio, o que afeta as plantas, em particular as gramíneas, fonte de alimento de muitos animais.

Radiação UVB e Perda de Megafauna no Final do Plioceno - Leia mais…

Impacto Interconectado do Capital Social Comum: da Vida Cívica à Saúde Planetária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 11:06

Este evento destacou o potencial do capital social comum (SCC, na sigla em inglês), concentrando-se particularmente na importância das redes dentro desse conceito. O objetivo é transmitir como vários campos, incluindo meio ambiente, economia, imigração, alimentação e saúde, estão interconectados por meio do SCC, incentivando os participantes a ver como seus próprios campos podem se relacionar e se beneficiar dessa perspectiva. O encontro contou com discussões sobre dilemas econômicos e ambientais, bem como sobre o papel do SCC no apoio aos sistemas de saúde e alimentação. Os participantes foram especialistas e profissionais de diversas origens.

Impacto Interconectado do Capital Social Comum: da Vida Cívica à Saúde Planetária - Leia mais…

Vitória e a Questão de Dominium. Na Fronteira entre Ser e Ter. Direito, Propriedade e Poder

por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/09/2024 13:38

O conceito de domínio aparece em Vitória como uma das referências centrais para a compreensão da natureza da política. Com efeito, devemos pensar as relações politicas de acordo com a condição natural dos homens ou é necessário projetar-nos para fora de tais situações para que essas mesmas relações possam começar a existir? Entre o poder e a posse, a questão da fundação e da legitimação do domínio não pode deixar de traçar uma linha divisória entre a posição da propriedade como consagração histórica das relações de poder que contribuem para tornar os homens inimigos uns dos outros e a sua posição como fator de pacificação e troca garantindo a estabilidade da existência política.

Vitória e a Questão de Dominium. Na Fronteira entre Ser e Ter. Direito, Propriedade e Poder - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrelétricas e Biogás como Fontes Complementares

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/09/2024 16:36

O sétimo evento do ciclo Diálogos para o Futuro discutiu o papel das usinas hidrelétricas, com foco na Usina Hidrelétrica Jirau, na matriz energética brasileira e a complementaridade do biogás como fonte renovável. Foram abordados os desafios técnicos, regulatórios e as oportunidades de integração dessas fontes para uma matriz energética mais diversificada e sustentável.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrelétricas e Biogás como Fontes Complementares - Leia mais…

Uso de Tecnologias Digitais na Vitalização de Línguas Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/09/2024 16:17

O ciclo de seminários discute o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. São sete seminários de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que tratam do uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos. Neste primeiro encontro é apresentado um sumário de pesquisas e das principais questões relativas ao uso de tecnologias digitais na vitalização de línguas indígenas, bem como uma descrição do plano do ciclo e atividades associadas.

Uso de Tecnologias Digitais na Vitalização de Línguas Indígenas - Leia mais…

Ciclo Nacional de Seminários "Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do País" (2º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2024 13:41

Este encontro integra o ciclo de cinco seminários - um por região do país – que tem por objetivo impulsionar um movimento acadêmico pluri-institucional em torno da autonomia universitária plena, temática crucial para a educação superior nacional e, por extensão, para o desenvolvimento do Brasil. O primeiro seminário foi realizado em Florianópolis. Os próximos serão no Recife, Belém e Goiânia. Poucas universidades públicas brasileiras gozam de autonomia financeira, que é essencial para que os demais âmbitos da autonomia se concretizem. Os organizadores alertam que a reforma tributária em vigor introduz natural apreensão, particularmente pelas mudanças que suscita em bases de cálculo consagradas. Essa questão integra a agenda de trabalho proposta pelo ciclo.

Ciclo Nacional de Seminários "Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do País" (2º encontro) - Leia mais…

O Capitalismo, suas Metamorfoses e Impactos no Mundo do Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:21

O capitalismo, globalizado e hegemonizado pelos interesses das finanças, impacta todas as esferas da sociabilidade humana, trazendo profundas mudanças e colocando novos questionamentos e desafios ao mundo do trabalho e às relações entre capital e trabalho. Organizado pelo Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora, este seminário interdisciplinar discutiu essas transformações, seus limites e possibilidades e analisou as implicações desse processo nas relações de trabalho, para refletir sobre caminhos superadores dessa situação.

O Capitalismo, suas Metamorfoses e Impactos no Mundo do Trabalho - Leia mais…

Ecologias de Várzea: Métodos Espaciais Multiespécies para a Saúde Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:18

Este seminário debate um conjunto de métodos de pesquisa e extensão universitária para o desenvolvimento de políticas públicas visando a saúde urbana a partir de aspectos das ecologias de várzeas de rios da cidade de São Paulo. A finalidade é contribuir com a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, em prol de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os organizadores destacam que a questão está vinculada às relações afetivas, socioculturais e históricas que as pessoas nutrem com as ecologias das várzeas de rios, constituídas por Pancs (plantas comestíveis não convencionais), plantas medicinais e animais, em meio a conhecimentos tradicionais sobre tais temas.

Ecologias de Várzea: Métodos Espaciais Multiespécies para a Saúde Urbana - Leia mais…

Violência Digital Contra as Mulheres

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/09/2024 16:31

Realizado por iniciativa da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP), em parceria com o CGI.br e NIC.br, o seminário propõe a discussão do problema da violência contra mulheres, praticada na internet, sob uma abordagem multidisciplinar, buscando melhor caracterizar o problema, sua forma de sua manifestação, além de analisar do arcabouço legal e medidas educacionais e institucionais para o seu enfrentamento. O debate busca contribuir para a descrição sistemática do fenômeno, avaliando a adequação e eficácia do arcabouço legal e instituições existentes para o seu amplo enfrentamento, com possíveis recomendações de aprimoramento legal e/ou institucional.

Violência Digital Contra as Mulheres - Leia mais…

Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/09/2024 16:36

A terra como um corpo e os rios como veias abertas alimentam e dão vida a esse corpo, acompanhados com seus Yja (espíritos guardiões da floresta). Essa reflexão é uma entre tantas narrativas de como a cosmologia Guarani pode nos fazer pensar e repensar sobre o tempo, o espaço e a memória nos dias de hoje. Nessa perspectiva ativar processos curatoriais e artísticos, partem de narrativas indígenas e caboclas cosmológicas poético-educativas que contam histórias e também, do conflito a partir da invasão colonial, da violência, racismo, exclusão e silenciamentos dos indígenas. Dessa forma, o imaginário se expande como manifestação e na possibilidade de sonhar e criar. A Poética do Imaginário, alimenta os nossos devaneios e sonhos que se estendem para nossas experiências enquanto seres no mundo que seguem trabalhando a imaginação criativa.

Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral - Leia mais…

A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:13

O encontro discute os conceitos de agência juvenil e bem-estar urbano no contexto de crises múltiplas e sobrepostas, como a emergência climática, a Covid-19, a crise do custo de vida e a escassez de recursos. A professora de geografia humana Susanne Boerner apresenta a perspectiva da juventude periférica a partir de estudos de caso em São Paulo e Birmingham, Reino Unido. O objetivo da discussão é esclarecer como as sociedades podem se adaptar melhor às múltiplas crises atuais, o que podem aprender com as práticas cotidianas, experiências vividas e emoções dos jovens e o que isso significa para futuras intervenções de bem-estar e políticas públicas.

A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais - Leia mais…

Instituição e Produção de Subjetividade: Atualidade de Deleuze e Guattari?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:10

O encontro teve exposição de Valentin Schaepelinck, da Universidade de Paris 8, França. A discussão proposta por ele interroga o pensamento político dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari a partir de seu contexto ou, mais precisamente, do que se pode chamar de sua “base material”, uma certa crítica em ato das instituições do Estado social francês do pós-Segunda Guerra ao final dos anos 1970. Questiona também sob quais condições o que se afirma como abordagem original da subjetividade como produção, da instituição e da prática política como criação coletiva é suscetível de tocar os indivíduos ainda hoje, na época do capitalismo absoluto, da destituição do Welfare State e do reducionismo neurocientífico.

Instituição e Produção de Subjetividade: Atualidade de Deleuze e Guattari? - Leia mais…

Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:06

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar e Interinstitucional (NuPIS) do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA, este encontro tem três objetivos: caracterizar os esforços sistêmicos e sistematizados sobre o impacto da pós-graduação brasileira na sociedade, identificar os principais produtos que ilustram os princípios e os instrumentos de medição desse impacto e contribuir para o reconhecimento pela sociedade da contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento do país.

Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade" - Leia mais…

Direitos Humanos e as Práticas na Rede de Atenção Psicossocial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:58

O encontro destina-se a debater as ações para a promoção de direito que têm sido criadas na Rede de Atenção Psicossocial, instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011. Os organizadores destacam que essas ações buscam construir respostas coordenadas e não fragmentadas de cuidados e de cidadania. No entanto, reconhecendo que o exercício da cidadania se faz nas relações e nos territórios, os participantes discutem se e como tem sido possível garantir os direitos das pessoas nos espaços comuns das cidades.

Direitos Humanos e as Práticas na Rede de Atenção Psicossocial - Leia mais…

Lançamento do Livro “Do Amargo se fez Doce”

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:54

O livro Do Amargo Se Fez Doce aborda, de maneira sensível, lembranças, histórias, saberes tradicionais, sonhos e receitas de mulheres de Silva Campos, distrito de Pompéu- MG. Por meio da trajetória de sete mulheres residentes no distrito, a obra percorre um pouco da história vivida e imaginada do lugarejo, profundamente impactado pela construção da Represa de Três Marias, na década de 1960. Encartado junto ao livro, ilustrações e textos dos estudantes de ensino fundamental da escola pública presente no distrito. O material é resultado do concurso "Meu Quintal é o Cerrado", que promoveu uma re-descoberta dos quintais das crianças e adolescentes da Escola Estadual Pedro Roberto de Menezes junto aos seus familiares.

Lançamento do Livro “Do Amargo se fez Doce” - Leia mais…

Energias Renováveis e o Poder da Comunicação: Duas Frentes para o Futuro Sustentável

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:55

O objetivo deste 6º seminário do Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 é discutir os avanços recentes, desafios e oportunidades no campo das energias renováveis e destacar a importância da comunicação estratégica e do engajamento público na promoção das energias renováveis.

Energias Renováveis e o Poder da Comunicação: Duas Frentes para o Futuro Sustentável - Leia mais…

Efeitos das Mudanças Atmosféricas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:31

A atmosfera afeta a geologia e a biosfera. Quando há uma perda relativamente rápida de massa, há resfriamento adiabático e a perda de pressão sobre a superfície dos oceanos resulta em rápida perda de 12C enriquecido CO2 (The Sparkling Water Effect) dos mares para a atmosfera, uma perda de O2 nos mares mais rasos, e um pico de d15N devido à fracionamento de 14N+ íons. Há indícios também de um aumento de radiação cósmica (exacerbando o esfriamento) e da radiação UVB. Os modelos e ‘proxies’ mostram que a Terra sofreu um resfriamento gradual ao longo dos últimos 40 milhões de anos, o último grande evento sendo no fim do Plioceno, quando houve uma perda de massa de ~0,1 a 0,2 bar, resfriamento e a extinção global de grandes pássaros volantes (> 20 kg) e de grandes espécies de tubarão, possivelmente devido à redução de oxigenação do mar (Lei de Henry). Na África, houve uma modificação das condições ambientais, incluindo a perda de massas aquáticas e espécies comestíveis de invertebradas afetando as diversas espécies de hominínios.

Efeitos das Mudanças Atmosféricas - Leia mais…

Mecanismos de Ganho e Perda de Massa Atmosférica

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:17

A massa atmosférica não é fixa, mas tanto N2 como O2 variam com o tempo em função dos movimentos tectônicos e a intensidade da proteção do campo magnético da Terra. Quando a densidade é maior, o efeito adiabático aquece a superfície e o gradiente de temperatura entre o equador e os polos é reduzido. Quando a densidade (pressão) é menor, há esfriamento e até a formação de uma Terra ‘Bola de Neve’ ou Snowball. Há diversos ‘proxies’ para estimar ou a massa ou a composição das paleoatmosferas, como a evolução de voo, o tamanho dos animais voadores, a altura das árvores, inclusões em halita, fogo etc. Também há modelos como o geocarbsulf para estimar O2, modelos climáticos e estimativas baseadas em perdas e ganhos. O seminário mostrou que certas épocas possuíam atmosferas mais densas com ganhos lentos e outras com resfriamento e perdas mais rápidas.

Mecanismos de Ganho e Perda de Massa Atmosférica - Leia mais…

Brazil: Achievement Gains in an Unequal Society

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:14

O professor Carnoy discutiu os aumentos desiguais nas notas das escolas brasileiras desde 2000. Em estudo recente, os ganhos de desempenho dos alunos nos municípios brasileiros (2007–2017) foram analisados ​​com o objetivo de entender a variação desses ganhos e as correlações socioeconômicas, raciais e de recursos escolares dessa variação. Martin Carnoy é o Professor Vida Jacks de Educação na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford e ex-presidente da Comparative and International Education Society e membro da National Academy of Education e da International Academy of Education. Ele escreveu quarenta livros e mais de 150 artigos sobre o valor econômico da educação, sobre a economia política da política educacional, sobre a produção educacional e sobre o ensino superior. Grande parte de seu trabalho é comparativo e internacional e investiga a maneira como os sistemas educacionais são organizados. No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação. No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação.

Brazil: Achievement Gains in an Unequal Society - Leia mais…

Migração Internacional e Trabalho no Brasil Contemporâneo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:48

De acordo com os organizadores, o seminário destina-se a demonstrar as dramáticas interrelações entre fenômenos demográficos aparentemente novos e ‘mundos de trabalho’ onde prevalecem condições e relações de trabalho extremamente arcaicas e inaceitáveis. Por sua gravidade e complexidade, o tema recebe análises multi e interdisciplinares, extremamente atuais, e legitimadas pela presença e voz de participantes estrangeiros, migrantes, militantes estudiosos e pesquisadores do tema. Organizado pelo Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora, o encontro apresenta contribuições para a construção de políticas públicas mais justas e mais alinhadas com as normas internacionais do trabalho e com os Direitos Fundamentais.

Migração Internacional e Trabalho no Brasil Contemporâneo - Leia mais…

Lançamento do Livro "Crise Ambiental e Educação. Por uma Nova Cultura da Terra, Corpos e Territórios!"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:21

Para marcar o lançamento do livro, este seminário propôs uma discussão sobre as relações entre crise ambiental e educação. Os organizadores consideram que a consecução política de uma ordem civilizacional de respeito mútuo entre os habitantes do planeta exige a discussão sobre quais qualidades ético-político-atitudinais são essenciais para atingir esse objetivo. Em outras palavras, torna-se necessária a concepção de uma educação ambiental eficaz estruturada sobre a entronização de uma política ambiental concebida como construção intencional do futuro, que consista “em uma almejada produção histórica da organização humana no sistema-mundo, composto por objetos e ações na extensão planetária”.

Lançamento do Livro "Crise Ambiental e Educação. Por uma Nova Cultura da Terra, Corpos e Territórios!" - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Sinergia Entre Energia Solar e Eólica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/07/2024 08:46

No quinto seminário do ciclo “Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7”, Carlos Dornellas, da Absolar, e Eduardo Ricotta, da Vestas, discutem o potencial e os desafios da energia solar fotovoltaica no contexto brasileiro – inclusive aspectos tecnológicos e de mercado – e analisam a complementaridade da energia eólica, visando uma integração eficiente dessas fontes no mix energético nacional.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Sinergia Entre Energia Solar e Eólica - Leia mais…

Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:15

Neste encontro, cada pesquisador participante do encontro articulou, numa perspectiva interdisciplinar, sua área primária de formação com algum outro campo de conhecimento de modo a alargar a perspectiva sobre crânios e cérebros. Foram priorizados os avanços nos estudos do crânio como foco de atenção para discutir a evolução humana, por um lado, e, por outro, os resultados de estudos que focalizam o processamento cerebral com objetos recortados no campo da linguagem, em especial a linguagem abstrata, e seus efeitos nas dinâmicas de recrutamento neuronal, bem como efeitos na interação social. Tendo isso em vista, um dos grupos discutiu o protocolo de coleta de dados que envolve participantes videntes e cegos congênitos em atividades de identificação de metáforas situadas em contexto audiodescrito.

Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos - Leia mais…

O Acesso à Justiça e a Efetividade de Direitos dos Vulnerabilizados pelas Novas Morfologias do Trabalho: Desafios e Oportunidades

por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/07/2024 15:42

O 5º Seminário Interdisciplinar promovido pelo “Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora” do IEA/USP trata dos meios disponibilizados pelo ordenamento jurídico brasileiro para a defesa coletiva dos interesses titularizados pelos grupamentos profissionais vulnerabilizados e pelos próprios trabalhadores considerados individualmente, diante dos desafios trazidos pelo advento das novas morfologias assumidas pelo trabalho. São expostos os mecanismos disponibilizados às associações de trabalhadores, aos sindicatos das categorias profissionais e ao Ministério Público do Trabalho para a atuação nesse desiderato, bem como suas limitações intrínsecas.

O Acesso à Justiça e a Efetividade de Direitos dos Vulnerabilizados pelas Novas Morfologias do Trabalho: Desafios e Oportunidades - Leia mais…

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:18

Neste encontro, os participantes debateram as questões de responsabilidade que a implementação da IA requer, dados os reflexos da cultura colonial presentes na própria IA, na ciência e na cultura. O objetivo foi analisar os meios pelos quais o desenvolvimento econômico estrutura maneiras desiguais no acesso a serviços bem como aumenta as disparidades entre países e grupos dentro da sociedade. De forma similar, ressaltaram os organizadores, algoritmos e bases de dados tendem a sub ou super-representar grupos de acordo com o contexto, tendendo a reforçar problemas estruturais ligados a preconceitos de raça, gênero e status social, ressaltam os organizadores.

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:18

Neste encontro, os participantes debateram as questões de responsabilidade que a implementação da IA requer, dados os reflexos da cultura colonial presentes na própria IA, na ciência e na cultura. O objetivo foi analisar os meios pelos quais o desenvolvimento econômico estrutura maneiras desiguais no acesso a serviços bem como aumenta as disparidades entre países e grupos dentro da sociedade. De forma similar, ressaltaram os organizadores, algoritmos e bases de dados tendem a sub ou super-representar grupos de acordo com o contexto, tendendo a reforçar problemas estruturais ligados a preconceitos de raça, gênero e status social, ressaltam os organizadores.

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 1 de 2) - Leia mais…

IA e a Ciência

por Jorge Paulo Soares — última modificação 02/07/2024 12:30

O dossiê “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, presente no número 141 da Revista USP, busca promover uma reflexão sobre as aplicações da IA em diferentes áreas, como saúde, agricultura, direito, urbanização e mudanças climáticas, assim como suas implicações éticas. A Superintendência de Comunicação Social da USP promove este encontro em parceria com a iniciativa UAI (Understanding Artificial Intelligence) e o IEA a fim de ampliar o debate em torno do tema e refletir sobre suas aplicações, sobretudo aquelas voltadas para a pesquisa científica.

IA e a Ciência - Leia mais…

Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/07/2024 10:04

Como parte do programa de trabalho 2023-2028 do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL), este seminário busca explorar os impactos da digitalização e da datificação na Comunicação, especialmente no Jornalismo. A proposta é abordar as implicações das plataformas e das inteligências artificiais no trabalho jornalístico, no processo produtivo e nas esferas públicas, além de avaliar como as iniciativas de regulação das mídias e tecnologias digitais têm contribuído para uma transição digital mais justa e transparente.

Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação - Leia mais…

Building Equitable, Excellent and Democratic Classrooms: Evidence-based Programs for Educators in Various Subject Areas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/07/2024 10:02

A professora Rachel Lotan apresenta a abordagem pedagógica, baseada em evidências, desenvolvida na Universidade de Stanford ao longo de mais de cinco décadas. O estudo foi aprofundado e ampliado pelo trabalho de acadêmicos, professores e pesquisadores em vários países ao redor do mundo para apoiar salas de aula equitativas e democráticas de excelência para diversas populações de estudantes em salas de aula heterogêneas. A abordagem enfatiza interações de status igual entre os alunos e especifica as condições sob as quais os professores podem estabelecer e apoiar tais interações.

Building Equitable, Excellent and Democratic Classrooms: Evidence-based Programs for Educators in Various Subject Areas - Leia mais…