Vídeos 2019
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34O evento abordou as aplicações da Inteligência Artificial em áreas como agronegócio, óleo e gás; saúde; e em serviços e finanças. Pesquisadores e profissionais da área trataram dos aspectos éticos e sociais, incluindo discussões sobre políticas públicas.
Inteligência Artificial e suas Aplicações: Avanços e Tendências - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:33O evento abordou as aplicações da Inteligência Artificial em áreas como agronegócio, óleo e gás; saúde; e em serviços e finanças. Pesquisadores e profissionais da área trataram dos aspectos éticos e sociais, incluindo discussões sobre políticas públicas.
God and the Cartographic Fool: Belgian Printmaking in the Sixteenth Century
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/02/2020 14:48O evento abordou a produção de mapas e modelos cartográficos a partir das representações mentais ou imaginárias em voga nas sociedades europeias do início da Idade Moderna. Esse período, caracterizado pelas chamadas "grandes descobertas", foi marcado por importantes transformações no âmbito das mentalidades, e o processo de elaboração de mapas passou por uma revisão do conhecimento acumulado desde a antiguidade, com o acréscimo de saberes recentes.
Políticas Públicas na Metrópole: Marcos Legais e Institucionais e seus Efeitos Políticos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:11Este seminário teve como tema os arranjos jurídico-institucionais e administrativos e seus efeitos políticos nos processos decisórios, na participação social e na implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas na escala da metrópole.
Intercontinental Academia: A Dinâmica das Leis
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34O primeiro seminário da série sobre a Intercontinental Academia teve a presença de Carla Ventura, participante da 3ª edição do projeto. Com o tema "Leis: Rigidez e Dinâmica", sua apresentação resumiu a sua experiência como pesquisadora na Intercontinental Academia, onde aborda como o arcabouço jurídico impacta nas cidades e na inteligência artificial. Além disso, Carla contou sobre os desafios de conduzir uma pesquisa internacional e interdisciplinar. Pesquisadores da ICA 1 e 2 participaram do encontro por Skype.
A Literatura como Espelho: Narrativas e Aproximações
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:47Aspectos das relações humanas e da psicologia dos indivíduos e sociedades foram explorados neste encontro, a partir dos contos "O Espelho" e "O Alienista", de Machado de Assis. Para os conferencistas, nestas histórias a exploração das personagens revela-se estratégica, no sentido de discutir perspectivas a respeito da realidade e os perigos da constituição de posições hegemônicas e exclusivistas.
A Descolonização Afro-Asiática e a Intelectualidade Brasileira
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:34O historiador italiano Flores Giorgini falou neste encontro sobre as consequências da aparição do Terceiro Mundo – em virtude do processo de descolonização afro-asiática durante a Guerra Fria – para a sociedade brasileira, em particular para seus intelectuais. Ele realiza pesquisa sobre esse tema no Instituto de Altos Estudos sobre a América Latina do Centro de Pesquisa e Documentação sobre as Américas da Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3.
O Futuro dos Oceanos - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2022 11:53Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.
O Futuro dos Oceanos - Parte 3 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2022 11:54Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.
Colapso Ambiental e Capitalismo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08O evento abordou o assunto em duas apresentações: "O Decênio Crucial", de Luiz Marques (Unicamp), e "Progresso e Exterminismo", de José Corrêa Leite (FAAP). No primeiro, Marques defendeu a ideia, predominante na comunidade científica internacional, de que os próximos 10 anos serão cruciais para determinar o futuro da humanidade. Já José Corrêa Leite expôs como o progresso é uma questão de escala – em alguns casos, forças produtivas podem se transformar em forças destrutivas.
O Futuro dos Oceanos - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2022 11:54Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.
Encontro com Ivo Mesquita
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08A trajetória do curador e crítico de arte Ivo Mesquita foi relembrada por ele e um grupo de artistas e especialistas da área. Ivo Mesquita foi curador-chefe na 28ª Bienal de São Paulo, em 2008, e na Pinacoteca, entre 2002 e 2012. Como curador, organizou também exposições em diferentes edições da Bienal e em museus da Espanha e Canadá.
O Futuro dos Oceanos - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 25/08/2022 11:55Em comemoração ao Dia Internacional dos Oceanos e marcando o lançamento da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade dos Oceanos, o evento reuniu diversos especialistas com pesquisas e trajetórias relacionadas à vida marinha e ao combate das ameaças à biodiversidade, causadas principalmente pelas mudanças climáticas e pela poluição. Na discussão, oceanógrafos, biólogos e jornalistas reforçaram o papel vital que os oceanos têm como reguladores do clima, e, consequentemente, do bem-estar humano.
Encontro dos ex-ministros da Educação
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12Seis ex-ministros da Educação se reuniram no IEA e divulgaram uma nota conjunta sobre a educação no Brasil. Após a reunião, José Goldemberg, Murílio Hingel, Cristovam Buarque, Fernando Haddad, Aloizio Mercadante e Renato Janine Ribeiro concederam entrevista coletiva à imprensa.
Future of Marine-Dependent Societies: Climate Change and Fishing Communities
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12O 2º encontro do ciclo de seminários sobre o Futuro das Sociedades Dependentes do Mar recebeu um antropólogo catalão e um economista indiano que investigam mudanças sócio-ecológicas associadas às mudanças climáticas em comunidades costeiras da Índia, África, e Oceania. Como contraponto, pesquisadores do Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros, do IO-USP, apresentaram estudos brasileiros na área.
A Seção Áurea: da Matemática às Artes
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12Neste encontro, o artista plástico Walter Miranda falou sobre a Relação Áurea. Usada desde a Antiguidade e matematicamente demonstrada por Fibonacci em sua famosa Sequência, ela tem sido usada em muitas obras de arte arquitetônicas e pictóricas. Leonardo Da Vinci a utilizou, por exemplo, em Mona Lisa e Homem Vitruviano.
Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 2 of 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14As evidências arcaicas do uso de ferramentas por primatas não humanos podem ajudar, em uma perspectiva comparativa, a avançar a compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. Coordenado pelo etólogo Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o evento reuniu os arqueólogos Tomos Proffitt, da University College London (Reino Unido), e Adrián Arroyo, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (Espanha), além de três pesquisadores da USP.
Primate Archaeology: Humans and Non-Humans - Part 1 of 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05As evidências arcaicas do uso de ferramentas por primatas não humanos podem ajudar, em uma perspectiva comparativa, a avançar a compreensão sobre a evolução da tecnologia humana. Coordenado pelo etólogo Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o evento reuniu os arqueólogos Tomos Proffitt, da University College London (Reino Unido), e Adrián Arroyo, do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (Espanha), além de três pesquisadores da USP.
Conversa sobre a História da Terra
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05A tese defendida no livro O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra, de José Eli da Veiga, foi o tema central do diálogo do autor com o historiador ambiental José Augusto Pádua. Com pouco mais de trinta anos do estudo da Terra como um sistema singular, já está claro o quanto pode ser abusiva a vinculação da ideia de Antropoceno a um suposto novo paradigma científico. A nova Época pode ser muito bem definida, no âmbito mais restrito da História da Terra, pela singeleza da combinação de conhecimentos sobre a Grande Aceleração - oriundos da História Ambiental - à estratigrafia do Holoceno.
Música e Inteligência Artificial
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:11Combinando sua experiência como músico e as pesquisas na área de inovação, Bruno César Araújo abordou os aspectos da relação entre homem e máquina para a criação musical. Um dos exemplos citados do uso da inteligência artificial nesta área é a exploração de padrões de gosto dos ouvintes de serviços de streaming.
Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:46O seminário tratou da importância de ampliar a compreensão e propagação da temática da sustentabilidade aliada à ética socioambiental entre academia, sociedade e setor público. Os pesquisadores defenderam como as políticas e planos de desenvolvimento das cidades precisam contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
3º Encontro Práticas de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas: Direito Urbanístico
— por Aziz Salem — última modificação 02/10/2019 16:14
Ciclo UrbanSus - Sustentabilidade Urbana: Ética Socioambiental - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:46O seminário tratou da importância de ampliar a compreensão e propagação da temática da sustentabilidade aliada à ética socioambiental entre academia, sociedade e setor público. Os pesquisadores defenderam como as políticas e planos de desenvolvimento das cidades precisam contemplar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Reassessing the Labour Theory of Value
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17Os professores Paul Cockshott, da Universidade de Glasgow, e Marcos Barbosa de Oliveira, da FFLCH-USP, discutiram e reavaliaram a pertinência da Teoria Econômica do Valor Trabalho. Eles mobilizaram referências importantes para a discussão, desde aqueles que defenderam em menor ou maior medida a teoria – Smith, Ricardo e Marx – até seus críticos mais enfáticos – como Friedrich A. von Hayek, Von mises e Eugen Böhm Ritter von Bawerk.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Experiências Inovadoras (3º Encontro) - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:16O terceiro encontro do ciclo tratou de experiências inovadoras na educação básica. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
O Ciclo dos Megaeventos no Brasil: A Visão das Mídias Estrangeiras sobre a Sociedade Brasileira e a Organização do Evento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 16/10/2019 14:07A cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro marcou o fim do ciclo dos megaeventos no Brasil, que dois anos antes já havia sediado a Copa do Mundo. Do momento da escolha do país até a realização dos eventos, o Brasil esteve no centro do debate esportivo mundial e ganhou destaque na imprensa internacional. A decisão de sediar esses eventos não foi ao acaso. Fez parte de uma agenda mais ampla, colocada em prática pelo então presidente Lula e sua equipe diplomática, que visava mudar a forma da política externa brasileira, buscando assumir um papel de maior destaque nas relações internacionais.
Cidades Para Todos e Para Cada Um: Construindo Metrópoles Sustentáveis e Democráticas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15Para discutir ações que resgatam, nas mais diversas áreas (transporte, cultura, tecnologia, instrumentos participativos, políticas de inclusão etc.), "o valor da pessoa, cidadã e sujeita de direitos, como componente essencial e combustível da gestão metropolitana", o NAP Escola da Metrópole reuniu especialistas de vários segmentos. Eles tomaram como ponto de partida o Plano Diretor Estratégico de 2014 da cidade de São Paulo.
Indústria Brasileira no Limiar do Século XXI: Evolução Estrutural, Comercial e Tecnológica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15Séries inéditas de pesquisas que mediram a participação dos setores manufatureiros no PIB do Brasil de 1970 a 2016 foram apresentadas neste encontro por Paulo Morceiro, pesquisador da Fipe e do Núcleo de Estudos de Economia Regional e Urbana (Nereus) da FEA-USP. Feito a partir de dados do IBGE, o estudo revela que a desindustrialização do Brasil é normal (e esperada) para os setores manufatureiros intensivos em trabalho, porém prematura (e indesejada) para os setores intensivos em conhecimento e tecnologia. Logo, traz consequências negativas para o desenvolvimento científico e tecnológico futuro do país.
Encontro dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00Em reunião inédita e histórica, sete ex-ministros de Meio Ambiente dos cinco governos anteriores, reuniram-se no IEA para a divulgação de um comunicado conjunto e uma coletiva a imprensa.
Ciências e Humanidades Sessenta Anos Depois
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45No ano em que se completa 60 anos da conferência “Two Cultures”, proferida pelo físico molecular e romancista britânico C. P. Snow (1905-1980) na Universidade de Cambridge, três pesquisadores refletiram sobre a transdisciplinaridade e aproximações que ela pode promover entre ciências e humanidades.
Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45Este seminário buscou identificar, caracterizar e discutir políticas públicas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Os pesquisadores analisaram as interações entre os diferentes atores, setores e instituições envolvidos na temática, e como cada um deles tenta acomodar e fazer prevalecer seus interesses. Eles também levaram em consideração a postura adotada pelo governo Jair Bolsonaro em relação ao tema.
Do Global ao Local: Políticas Públicas e Mudanças Climáticas na Atual Conjuntura - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:45Este seminário buscou identificar, caracterizar e discutir políticas públicas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Os pesquisadores analisaram as interações entre os diferentes atores, setores e instituições envolvidos na temática, e como cada um deles tenta acomodar e fazer prevalecer seus interesses. Eles também levaram em consideração a postura adotada pelo governo Jair Bolsonaro em relação ao tema.
Transição para a Sustentabilidade na Reserva da Biosfera no Cinturão Verde da Cidade de São Paulo: O Papel dos Agentes de Inovação Socioambiental
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00Este workshop apresentou os resultados do projeto Enesus, desenvolvido em parceria com o Departamento de Geografia da Universidade de Innsbruck, e que tem foco na Reserva da Biosfera. O projeto visa identificar as iniciativas sustentáveis nesse território. Foram mapeadas diversas iniciativas socioambientais na Reserva da Biosfera que tratam de temas relacionados à(s)/ao(s): agricultura urbana, biodiversidade, educação ambiental, soluções urbanas, negócios com foco na sustentabilidade, entre outros.
Inovação e Segurança Jurídica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02Este encontro mostrou como a garantia de segurança jurídica pode facilitar a inovação no âmbito das ações estatais. O diagnóstico partiu da constatação de que a baixa institucionalidade e a incerteza no ambiente público inibem o aperfeiçoamento na máquina pública, com fortes custos para a sociedade.
A Participação Social nas Políticas Públicas de Segurança Alimentar
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02A promulgação da Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional em 2006 e a inclusão do acesso à Alimentação no rol de Direitos Sociais fundamentais da Constituição Brasileira no ano de 2010 foram conquistas possíveis com o fortalecimento de conselhos e demais mecanismos de controle social. Este seminário, realizado pela Unifesp e pelo IEA, teve o objetivo de promover o debate sobre os atuais instrumentos de participação da sociedade em relação ao acompanhamento e à formulação de políticas públicas de alimentação e nutrição, a partir do relato de integrantes de Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional.
Alimentação, Saúde Pública e Impacto Socioambiental
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:02Este seminário tratou da intensificação da política de liberação de agrotóxicos e os atuais debates acerca do caráter tóxico ou não daquilo que é visto pelo agrobusiness apenas como insumo agrícola. O expositores discutiram os efeitos do atual processo produtivo rural na produção de alimentos e na saúde dos consumidores.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 3 de 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 2 de 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade - Parte 1 de 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30A complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. O objetivo deste seminário foi promover o diálogo e reunir experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 7 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:16Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 6 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:08Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 5 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 4 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:07Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 3 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:15Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Perspectivas Atuais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:32O ex-prefeito Fernando Haddad, ex-secretários de sua gestão e outros pesquisadores de cidades analisaram a construção de instrumentos de planejamento que garantam uma governança democrática e participativa nas cidades. Entre os temas discutidos estão os marcos regulatórios, a experiência do Plano Diretor de São Paulo — a partir da análise de seus protagonistas — e a busca de inovações urbanas que deem suporte a uma gestão inclusiva.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 2 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:07Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
6th IEA International Workshop: Physics of Cold Atom Gases: Ordered and Chaotic Aspects - Part 1 of 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:05Físicos especialistas na área de atômica fria e gases moleculares participaram deste workshop de quatro dias no IEA para discutir a física desses sistemas, a qual varia desde o comportamento ordenado até o caótico e não-equilibrado. A parte física da molécula de Rydberg também foi tópico de discussão.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 3 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:30O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:29O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Planejamento e Avaliação (2º Encontro) - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:29O segundo encontro do ciclo discutiu o tema planejamento e avaliação nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 7 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04A atividade de encerramento do Congresso foi a conferência “Preserving the Heritage of Modern Science”, do físico e historiador Ronald Breasher, do Science History Institute, na Filadélfia, Estados Unidos. Breasher estuda como a história da ciência e da tecnologia está sendo preservada e o que pode ser feito no futuro para garantir esse conhecimento.
Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 6 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04A última mesa-redonda do Congresso, no terceiro dia de atividades, teve como tema “Políticas de C&T e os museus de ciências”. Para discutir as necessidades e desafios dos centros de memórias e museus do Brasil, a mesa teve a presença de representantes do Museu Nacional do Rio de Janeiro, do Museu de Zoologia da USP, do Museu Catavento, do Centro de Memória do Instituto de Biociências (IB/USP) e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP).
Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 5 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04A mesa-redonda “Institutos Públicos de Pesquisa: Desafios e Oportunidades” encerrou as atividades do segundo dia do Congresso. Pesquisadores do Instituto Butantã, do Instituto de Saúde (SES/SP) e professores da Poli e da FFLCH, da USP, discutiram o cenário atual dos institutos públicos do Estado de São Paulo, comparando a situação dos pesquisadores destes órgãos com a de pesquisadores de universidades.
Escravidão do Corpo e Escravidão da Alma: Igreja, Poder Político e Escravidão entre Atlântico e Mediterrâneo - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:27Este simpósio abordou a relação entre a escravidão da alma (proveniente do pecado original bíblico) e do corpo (justificada pelo “aprisionamento” da alma escravizada), com especial atenção para a abordagem da Igreja Católica ao fenômeno na Idade Moderna. Os pesquisadores analisaram a situação tanto no Atlântico -- especialmente no Brasil -- quanto no Mediterrâneo, e compararam os processos.
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 4 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:04No segundo dia de atividades, o professor Carlos Alberto Filgueiras (UFMG) ministrou a segunda aula do curso “A Química no Brasil do Século XIX”. O tema foi a relação de D. Pedro II com esta ciência e sua atuação para desenvolvê-la no país.
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 3 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03No encerramento do primeiro dia, professores do Congresso participaram da mesa-redonda “Problemas e temas da historiografia da ciência e técnica”, em uma conversa sobre o desenvolvimento desse campo da história ao longo do tempo.
Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 2 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03Na tarde do primeiro dia do Congresso, o professor Carlos Alberto Filgueiras (UFMG) ministrou a primeira aula do curso “A Química no Brasil do Século XIX”. As aulas buscaram mostrar a implantação e o desenvolvimento da Química no Brasil Imperial.
Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:28No combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, como a impunidade se relaciona com o perfil dos atores da Polícia Federal, Ministério Público e Justiça Federal, componentes do Sistema de Integridade brasileiro? E como o desenho institucional desse sistema, considerados os seus tempos e fluxos, influencia a prescrição e as diferentes dimensões da impunidade? Essas duas questões foram investigadas na pesquisa "Justiça Criminal, Impunidade e Prescrição", que teve seus resultados apresentados neste seminário. O estudo foi feito em 2018 pelo Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP em parceria com a Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ), atendendo a edital do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos - Parte 1 de 7
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:03Abertura do Congresso e apresentação do Quarteto Cromos, da ECA/USP, seguida, da conferência inaugural do professor e designer Mario Taddei, do Politécnico de Milão, especialista no trabalho de Leonardo da Vinci e criador do museu Leonardo3 Museum, em Milão.
Leonardo da Vinci no Século XXI: História da Ciência e Computação Gráfica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:32O professor e designer Mario Taddei, um dos maiores especialistas nos códices (cadernos manuscritos ilustrados) e projetos de máquinas de Leonardo da Vinci, apresentou parte de sua pesquisa neste seminário. Especialista em multimídia e edutainment (entretenimento educacional), Taddei já elaborou vários projetos de instalações inovadoras para museus e criou em 2013 o Leonardo3 Museum, em Milão.
Pensando o Mal de Arquivo: Memória, Psicanálise, Política e Arte
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 18:08Quatro pesquisadores discutiram as contribuições mais atuais do ensaio “Mal de Arquivo”, de Jacques Derrida. O filósofo argelino, expoente da fenomenologia e do pós-estruturalismo, iniciou uma profunda discussão sobre a concepção tradicional de arquivo em uma conferência realizada em 1994. Anos depois, em 2001, publicou as conclusões da conferência no famoso ensaio que acentua o mal como ingrediente fundamental e participante de qualquer arquivo da história.
O Plano de Segurança que o Brasil Precisa
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:12O Plano de Segurança apresentado pelo ministro Sérgio Moro gerou polêmica em relação a alguns aspectos, um deles a possível flexibilização das regras de exclusão de ilicitude. Para Oscar Vilhena, a medida, associada à permissão da posse de armas, pode incentivar não apenas policiais, mas também cidadãos, a fazer uso preventivo desproporcional da legítima defesa. Vilhena considera que há aspectos de populismo penal no pacote de Moro. Foi sobre esse tema e sobre os aspectos mais sensíveis do Plano de Segurança em questão que ele falou no IEA.
Posse de Helena Nader e Paulo Herkenhoff - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14Nesta cerimônia, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência empossou seus dois novos titulares para 2019. Paulo Herkenhoff representará a arte, enquanto Helena Nader, a ciência. Eles substituem a ativista social, educacional e cultural Eliana Sousa Silva, diretora da Redes da Maré.
Limites e Possibilidades das Encomendas Tecnológicas no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14Um dos autores do guia "Encomendas tecnológicas no Brasil", lançado pelo Ipea, discutiu esse instrumento de política pública que ainda é pouco utilizado no Brasil. André Rauen tratou de questões relativas à racionalidade econômica das Encomendas Tecnológicas (ETECs), os requisitos de emprego e o necessário tratamento da incerteza.
Centralidades Periféricas: Sons que Ecoam das Periferias - Tarde
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13Expoentes da música criada nas periferias estiveram no IEA para analisar essa expressão artística e responder às perguntas: “O que ela faz ecoar e o que diz sobre as cidades?”. O encontro dá continuidade ao ciclo Centralidades Periféricas, idealizado e iniciado em 2018 por Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No ano passado, quatro eventos trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti.
Centralidades Periféricas: Expressões de Corpos Periféricos na Cidade - Manhã
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13Expoentes da dança criada nas periferias estiveram no IEA para analisar essa expressão artística e responder às perguntas: “O que ela faz ecoar e o que diz sobre as cidades?”. O encontro dá continuidade ao ciclo Centralidades Periféricas, idealizado e iniciado em 2018 por Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. No ano passado, quatro eventos trataram dos temas literatura, teatro, produções audiovisuais e pixo/grafitti.
As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 5 de 5
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:56O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.
As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 4 de 5
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:55O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.
Gestão em Risco ou Gestão de Risco? A Situação da Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Artístico Nacional
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25O incêndio no Museu Nacional em 2018 escancarou um problema que não é recente. Começando pelo incêndio no MAM-RJ, em 1978, o Brasil já assistiu a uma sequência de tragédias em instituições culturais nas últimas décadas, locais que enfrentaram as consequências de problemas como contingenciamento de verbas, falta de manutenção e pouco preparo das equipes. Neste encontro, um grupo de especialistas partiu do caso do Museu Nacional para responder às perguntas: A gestão museológica está em risco ou suas escolhas e prioridades estão ocasionando o risco? Existe uma ideologia por trás desta desconstrução ou é meramente uma falta de conscientização e respeito à cultura?
As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 3 de 5
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.
As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 2 de 5
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.
As Faces do Colonialismo: Diferentes Tempos, Lugares e Conjunturas - Parte 1 de 5
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:14O colonialismo, em suas mais diferentes manifestações e nuances ao longo do tempo, moldou (e ainda molda) o desenvolvimento de muitos povos. As especificidades históricas, as diferentes relações entre colonizados e colonizadores e os efeitos desse mecanismo de poder foram alguns dos temas discutidos neste seminário de três dias, coordenado pela historiadora Fabíola Andréa Silva.
Sobre Brumadinho: Princípio de Precaução e Responsabilização em Tragédias Socioambientais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:54Os riscos presentes em grandes empreendimentos de mineração e suas barragens de rejeitos, a necessidade de medidas de precaução e como encarar a responsabilização legal nas tragédias de Mariana e Brumadinho foram os temas discutidos neste encontro.
Ensino Superior e Pesquisa no Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25Ex-ministro da Educação, reitor da USP de 1986 a 1990 e presidente da Fapesp de 2015 a 2018, o físico José Goldemberg discutiu nesse encontro a realidade atual da universidade brasileira – tendo como foco a USP – e sua condição de colaborar para o desenvolvimento do país. Ele tratou dos dilemas regulatórios, pedagógicos e de financiamento enfrentados pela pesquisa e docência.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 3 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:24O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Ciclo Ação e Formação do Professor: Profissionalismo e Competência - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:24O primeiro encontro do ciclo discutiu o tema profissionalismo e competência nas escolas de ensino básico. O debate entre especialistas e profissionais busca contribuir para o objetivo final dos eventos, que é a criação de mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. A cátedra adota a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade.
Gestão da Inovação MAIS Radical
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:25Os autores do livro "Gestão da inovação MAIS radical” discutiram neste evento o tema da obra, que aborda as inovações que efetivamente fazem a diferença nas organizações, seja por abrir novos mercados, novos modelos de negócios ou por ajudar a expandir a empresa a partir de novas plataformas de produtos e serviços.
Conversa Sobre o Sistêmico e o Complexo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:13Neste evento, José Eli da Veiga, autor do livro "O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra" (Editora 34, 2019), debateu as ideias centrais da obra com Edgard de Assis Carvalho, professor da PUC-SP, e Reinaldo José Lopes, repórter da editoria de ciência do jornal Folha de S. Paulo. Segundo Veiga, a ascensão da ideia de sistema para substituir a fixação em objetos autônomos e isolados foi um imenso avanço científico do século XX. Em decorrência, uma dominante “sistêmica” logo penetrou todos os rincões do conhecimento científico.
The Spatial Reformation: Euclid between man, cosmos, and God
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:58No livro "The Spatial Reformation", Michael J. Sauter argumenta que o espaço é uma construção humana: isto é, um conceito que surge da imaginação humana e é expressa fisicamente em textos e objetos materiais. Neste evento realizado no IEA, o historiador demonstra como a geometria euclidiana, quando aplicada integralmente ao cosmos, afastou o homem de Deus, permitindo o avanço para o heliocentrismo e, assim, abrindo as portas para a descoberta do Novo Mundo.
Lançamento da Cátedra de Educação Básica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:51Resultado de um convênio firmado no final de 2018 entre a USP e o Itaú Social – patrocinadora da iniciativa, a cátedra é sediada no IEA e tem como principal objetivo reunir medidas que subsidiem políticas para o ensino básico com foco na formação de professores. Ao longo de cinco anos, o grupo de pesquisadores realizará atividades que passam pela análise de experiências inovadoras e de sucesso, debates com os atores e estudos de campo.
Brumadinho Pós-Mariana: Lições Não Aprendidas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35Pouco mais de três anos após o desastre de Mariana (MG), o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG) reativou as discussões sobre a necessidade de medidas preventivas que protejam tanto o meio ambiente quanto as populações que habitam as áreas de extração. Neste encontro, pesquisadores refletiram sobre as causas do desastre e a incapacidade de aprendizado frente à reincidência de tragédias evitáveis. Eles falaram sobre os fatores que levam a eventos como esse, os erros e as falhas, as disparidades entre forças e interesses, e as controvérsias nos fatos.
The Role of Universities in Transforming Societies: The Technion Story
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/09/2021 09:26Considerado a “Nação Start-up”, o Estado de Israel tem indústrias de alta tecnologia responsáveis por 54% das exportações do setor no país e quase 1% dos trabalhadores envolvidos com pesquisa e desenvolvimento. O papel das universidades no desenvolvimento de países foi o tema da exposição de Peretz Lavie, reitor do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion), neste seminário no IEA. A Technion é uma das principais escolas de formação em ciência e tecnologia do mundo.
Democracia, Autonomia e o Futuro Imaterial Conectado: Debate com Stefano Quintarelli
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:35Nesse encontro, o pensador e político italiano Stefano Quintarelli, membro da “Agência para a Itália Digital” e autor do livro “Instruções para um futuro imaterial” (Editora Elefante), debateu o futuro imaterial e a redefinição da sociedade com a ubiquidade dos dispositivos, da coleta massiva de dados e da inteligência artificial (IA). Também foram abordados os “efeitos exponenciais” da computação e da IA, como a União Europeia tem lutado para implementar uma nova política concorrencial e maior proteção de dados pessoais, e quais as possibilidades de inovação e manutenção da condição humana em ambientes sócio-técnicos permeados por robôs e pela modulação constante dos nossos comportamentos.