Os 50 Anos do Ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico”, de Celso Furtado
Redigido por Celso Furtado durante período na Universidade de Cambridge, o ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico” resultou de análise do relatório “The Limits to Growth”, de 1972, em que vários pesquisadores apontaram para a redução do crescimento econômico e populacional diante de recursos naturais limitados. Ele considerou um “raciocínio falacioso” a expectativa de que um dia os países subdesenvolvidos pudessem ter um padrão econômicos similar ao dos países já desenvolvidos nos anos 70.
O relatório seria, portanto, uma prova de que o desenvolvimento econômico é um mito. A visão do economista foi motivo de várias análises nas últimas décadas, algumas até o apontaram como um pioneiro na concepção de um imbricamento entre economia e ecologia, apesar de ele e outros economistas de sua geração terem se esquivado da relação entre crescimento econômico e natureza.
A intenção deste seminário é verificar se os expositores conseguem mostrar evidências contrárias à ideia de que Furtado teria sido uma espécie de “negacionista” do desenvolvimento sustentável.
Organização:
Duração:
1 hora e 56 minutos.
Local:
Evento on-line.