Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Vídeos / Vídeos 2024

Vídeos 2024

por admin - publicado 01/08/2013 15:25 - última modificação 01/02/2024 16:17

As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.

Quatro Teses sobre o Presente e o Futuro do Trabalho na Era da Inteligência Artificial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 12:13

A expansão das plataformas digitais e da "Indústria 4.0" dentro do capitalismo financeiro atual intensifica as transformações no mundo do trabalho. Este encontro tratou de quatro teses que, segundo o organizador da atividade, ajudam a entender essas mudanças: 1) a pandemia ampliou os "laboratórios de experimentação do trabalho", com o "trabalho uberizado" se tornando um símbolo global dessa nova exploração; 2) o "capitalismo de plataforma" paradoxalmente recupera formas de exploração do trabalho semelhantes às do início do capitalismo, nos séculos XVII e XIX; 3) a "Indústria 4.0" e o "capitalismo de plataforma" intensificam um processo de desumanização do trabalho; 4) no entanto, este processo traz contradições e o surgimento de uma "nova morfologia do trabalho", impulsionando a expansão do proletariado de serviços e sinalizando uma nova era de lutas sociais.

Quatro Teses sobre o Presente e o Futuro do Trabalho na Era da Inteligência Artificial - Leia mais…

Constantes Matemáticas Universais, Esferóides, Handaxes e Reconhecimento Facial de Primatas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 02/12/2024 12:29

Vários pesquisadores já notaram a relação entre o comprimento e a largura dos bifaces acheulenses formando a 'Secção Áurea' (Phi). Expressões de constantes matemáticas Universais foram encontradas em amostras aleatórias de bifaces (Boxgrove): 2 (simetria); pi (formato do base); Phi (ângulos de ponta e seções da Elipse Dourada). Porém, a avaliação de um formato imposto sobre pedra exige que o artefato seja algo feito com esmero e não um mero cobble modificado, mas falta na literatura uma definição explícita de um “handaxe elaborado com esmero”. Sugere-se quatro critérios básicos: uma ponta formada por duas ‘lâminas’ trabalhadas; tamanho mínimo; evidência de lascas em todos os lados e prova do esforço investido (quantidade de cicatrizes visíveis). Se um artefato satisfaz esses critérios e há evidência de formatos geométricos, a pergunta que se levanta é: por que esta atração? Os rostos dos primatas – tanto no Novo quanto no Velho Mundo – tendem a se conformar a um formato básico que utiliza as mesmas constantes, sendo simétricos, com o ângulo da boca em relação aos olhos em 36 graus (expressão de Phi). Esta geometria básica indica um rosto, exigindo mais atenção para determinar espécie, gênero, grupo social, agressão, etc. As zonas cerebrais utilizadas no reconhecimento facial tanto para macacos como para humanos são muito semelhantes: o Giro Fusiforme Frontal Direito (RFFG), também usado na fase inicial de planejamento de ferramentas achuelenses. A função de um artefato feito com tanta dedicação possivelmente se relaciona com a necessidade de obter ácidos graxos de uma fonte maior: proboscídeos.

Constantes Matemáticas Universais, Esferóides, Handaxes e Reconhecimento Facial de Primatas - Leia mais…

O Papel das Bolhas e Câmaras de Eco na Polarização - Parte 2 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 12:06

Este seminário abordou os impactos das bolhas digitais e câmaras de eco na polarização política, tema que há anos domina a literatura sobre mídias sociais. Embora se tenha sugerido que esses ambientes homogêneos — formados por escolha dos usuários (exposição seletiva) ou por algoritmos — reforçam posições e radicalizam opiniões, estudos empíricos mostram resultados mistos. Há controvérsias sobre se a homogeneidade dos ambientes digitais é maior ou menor que nas interações offline e se ela é causa ou consequência da polarização. Esta conferência teve a participação do professor Axel Bruns, principal proponente da tese de que devemos buscar novos caminhos para a pesquisa sobre polarização nos ambientes digitais.

O Papel das Bolhas e Câmaras de Eco na Polarização - Parte 2 de 2 - Leia mais…

The Role of Bubbles and Echo Chambers in Polarization

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 12:26

The seminar discussed the impacts of digital bubbles and echo chambers on increased political polarization. For many years, the literature on political polarization on social media was dominated by the hypothesis that bubbles or echo chambers created homogeneous digital environments that reinforced and ultimately radicalized political positions, contributing to polarization. These homogeneous spaces could be produced by users' choices (selective exposure) or induced by algorithms (bubbles), but in either case they would lead to frictionless environments that not only do not confront, but accentuate users' initial dispositions. Empirical research that has attempted to measure and explain this homogeneity of digital environments has shown mixed results. If, on the one hand, it is clear that users' digital environments are quite homogeneous, the literature is divided on whether this homogeneity is greater or lesser than that which we see in offline social relations. The literature is also divided as to whether this homogeneity would be a cause or consequence of polarization. The lecture featured Professor Axel Bruns, the main proponent of the thesis that we must seek new paths for research on polarization in digital environments.

The Role of Bubbles and Echo Chambers in Polarization - Leia mais…

A Noite no Plioceno e a Pedra como Míssil

por Jorge Paulo Soares — última modificação 21/11/2024 12:12

Num ambiente florestal as rochas superficiais são menos visíveis e menos acessíveis. Em desfiladeiros ou nas savanas, rochas de todos os tamanhos são mais abundantes, e caminhar ou correr exige uma observação constante e cuidadosa desses obstáculos. É possível que as mudanças climáticas aumentaram a disponibilidade de rochas, fornecendo matéria prima ideal para serem arremessadas pelas espécies de hominínios, ou para serem usadas como martelo e bigorna na extração de nozes, crustáceos e medula óssea. Ou seja, a abundância quase permanente de uma seleção de pedras soltas pode ter provocado maior aptidão do seu uso. O ato de arremessar é universal e homens tendem a selecionar uma massa “ideal” em termos de energia de impacto de ~480 g: uma constante por mais de 2 milhões de anos. Para obter o máximo impacto, um arremesso requer o uso de um braço preferido, levando o gênero homo a ser, majoritariamente, destro. Os artefatos olduvaienses sugerem que o comportamento de selecionar material para arremessar antecedeu o lascamento da pedra por um período suficiente para o desenvolvimento de um nível instintivo onde a força é aplicada com a mão direita. Os esferóides de Ain Hanech (~2 Ma) demonstram a habilidade de moldar pedras para um desejado formato e tamanho, levando à ferramenta onipresente: o biface (‘handaxe’).

A Noite no Plioceno e a Pedra como Míssil - Leia mais…

O Papel das Bolhas e Câmaras de Eco na Polarização - Parte 1 de 2

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 12:01

Este seminário abordou os impactos das bolhas digitais e câmaras de eco na polarização política, tema que há anos domina a literatura sobre mídias sociais. Embora se tenha sugerido que esses ambientes homogêneos — formados por escolha dos usuários (exposição seletiva) ou por algoritmos — reforçam posições e radicalizam opiniões, estudos empíricos mostram resultados mistos. Há controvérsias sobre se a homogeneidade dos ambientes digitais é maior ou menor que nas interações offline e se ela é causa ou consequência da polarização.

O Papel das Bolhas e Câmaras de Eco na Polarização - Parte 1 de 2 - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Potencial e Desafios no Brasil da Energia Eólica e Geração Distribuída

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:56

O seminário abordou o crescimento da energia eólica no Brasil e o papel da geração distribuída na descentralização da matriz energética, discutindo desafios tecnológicos, regulatórios e de mercado, cases de sucesso e perspectivas futuras.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Potencial e Desafios no Brasil da Energia Eólica e Geração Distribuída - Leia mais…

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (3º Dia Manhã)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:49

A obra de Emilio Villa (1914-2003), caracterizada por um experimentalismo constante, abrange poesia, ensaios, instalações, performances e traduções em diversos idiomas, impactando a cultura contemporânea. No Masp, Villa foi essencial na coordenação cultural na Itália entre 1947 e 1952, ao colaborar com Pietro Maria Bardi em exposições educativas e históricas, além de participar de uma equipe de arquitetos, arqueólogos e historiadores da arte. Em 1952, visitou o Brasil, onde estreitou laços com artistas como Flávio Motta, Roberto Sambonet e Gastone Novelli. Após seu retorno à Itália, continuou colaborando com Bardi em propostas culturais, incluindo o projeto "Vamos sonorizar as florestas" — uma inovadora iniciativa de poesia de vanguarda. Este seminário reuniu pesquisadores brasileiros, italianos e americanos para tratar da obra do poeta, destacando iniciativas realizadas entre a Itália e o Brasil.

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (3º Dia Manhã) - Leia mais…

O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi

por Jorge Paulo Soares — última modificação 18/11/2024 14:50

Luiz Fernando Ramos reviu as reverberações do modernismo teatral europeu na obra precursora de Oswald de Andrade no teatro brasileiro moderno. Impressionado pelos espetáculos dos Balés Suecos que assistiu no Théâtre des Champs Elysées, em Paris, nos anos de 1923 e 1924, Oswald escreveu o argumento para o nunca encenado balé Histoire de la Fille du Roi. Revisto à luz dessa tradição de balés que expandiram cenicamente as possibilidades do teatro modernista, o texto dele aparece como semente de invenções futuras, ou da cena projetada pela sua dramaturgia nos anos 1930.

O Balé Nunca Encenado de Oswald de Andrade - Histoire de la Fille du Roi - Leia mais…

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (2º Dia Manhã)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:49

A obra de Emilio Villa (1914-2003), caracterizada por um experimentalismo constante, abrange poesia, ensaios, instalações, performances e traduções em diversos idiomas, impactando a cultura contemporânea. No Masp, Villa foi essencial na coordenação cultural na Itália entre 1947 e 1952, ao colaborar com Pietro Maria Bardi em exposições educativas e históricas, além de participar de uma equipe de arquitetos, arqueólogos e historiadores da arte. Em 1952, visitou o Brasil, onde estreitou laços com artistas como Flávio Motta, Roberto Sambonet e Gastone Novelli. Após seu retorno à Itália, continuou colaborando com Bardi em propostas culturais, incluindo o projeto "Vamos sonorizar as florestas" — uma inovadora iniciativa de poesia de vanguarda. Este seminário reuniu pesquisadores brasileiros, italianos e americanos para tratar da obra do poeta, destacando iniciativas realizadas entre a Itália e o Brasil.

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (2º Dia Manhã) - Leia mais…

Lançamento do Livro "Arqueologia do Oriente Antigo: a Materialidade através do Tempo"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:53

Este encontro marca o lançamento do livro "Arqueologia do Oriente Antigo: a Materialidade Através do Tempo", produzido pelo IEA e disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. A obra busca expandir o conhecimento sobre a arqueologia do Oriente Médio no Brasil, onde o tema é ainda pouco explorado, ao abordar as conexões e heranças culturais dessa região. Organizado por Vagner Carvalheiro Porto e Marcio Teixeira-Bastos, o livro apresenta uma coletânea de ensaios sobre a materialidade, culturas e sociedades do Oriente Médio, com o intuito de trazer visibilidade e compreensão a esse campo de estudo.

Lançamento do Livro "Arqueologia do Oriente Antigo: a Materialidade através do Tempo" - Leia mais…

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (1º Dia Manhã)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:50

A obra de Emilio Villa (1914-2003), caracterizada por um experimentalismo constante, abrange poesia, ensaios, instalações, performances e traduções em diversos idiomas, impactando a cultura contemporânea. No Masp, Villa foi essencial na coordenação cultural na Itália entre 1947 e 1952, ao colaborar com Pietro Maria Bardi em exposições educativas e históricas, além de participar de uma equipe de arquitetos, arqueólogos e historiadores da arte. Em 1952, visitou o Brasil, onde estreitou laços com artistas como Flávio Motta, Roberto Sambonet e Gastone Novelli. Após seu retorno à Itália, continuou colaborando com Bardi em propostas culturais, incluindo o projeto "Vamos sonorizar as florestas" — uma inovadora iniciativa de poesia de vanguarda. Este seminário reuniu pesquisadores brasileiros, italianos e americanos para tratar da obra do poeta, destacando iniciativas realizadas entre a Itália e o Brasil.

O Continente Involuntário: Emílio Villa e o Brasil (1º Dia Manhã) - Leia mais…

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 2º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 12:30

Temas da inclusão e integração de cegos congênitos e deficientes visuais estavam sob o foco de atenção por meio de mesas-redondas com Associações importantes nesse enfoque, com exposições de materiais e tecnologias assistivas pela manhã. No período da tarde, o evento contou com 13 simpósios tematicamente conectados à correlação entre cognição e linguagem. No final da tarde, pesquisadores realizaram talks sobre afasia, alzheimer, funções cognitivas e cibernética social.

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 2º Dia - Leia mais…

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 1º Dia - Mesa Oficial de Abertura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:36

Mesa oficial de abertura do V Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (LINCOG), seguida da conferência da Profa. Dra. Régine Kolinsky, da Universidade Livre de Bruxelas.

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 1º Dia - Mesa Oficial de Abertura - Leia mais…

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 1º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:31

No primeiro dia de evento, os temas priorizados incluíram temáticas que lidam com o papel da língua e da linguagem como repertório fundamental para se avaliar o progresso da doença de alzheimer, o avanço na literacia, o processo de aquisição de linguagem por bebês e os respectivos domínios funcionais, além das mesas-redondas focadas na complexidade da linguagem abstrata, especialmente alguns tipos de metáforas, no contexto da pesquisa sobre deficiência visual e cegueira congênita.

V LINCOG - Linguagem e Cognição - 1º Dia - Leia mais…

Posse da Diretoria 2024-2028 e 38º Aniversário do IEA-USP

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:26

Em comemoração às suas quase quatro décadas de existência, o IEA lançou o livro “Avançados em Quê? - A Trajetória Pioneira do Instituto de Estudos Avançados da USP". A obra trata da história e importância do 1° instituto de estudos avançados da América Latina, a partir de relatos de ex-diretores, membros do Conselho Deliberativo, pesquisadores e funcionários. O lançamento aconteceu após a posse de Roseli de Deus Lopes e Marcos Silveira Buckeridge na diretoria do IEA.

Posse da Diretoria 2024-2028 e 38º Aniversário do IEA-USP - Leia mais…

Fatores Psicossociais e Saúde Mental nas Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:37

Este seminário debateu possíveis explicações para o aumento dos transtornos mentais relacionados ao trabalho, tanto em sua incidência quanto na geração de incapacidade laboral. Com base na teoria da "determinação social do processo saúde-doença", o foco foi nos chamados "fatores psicossociais" no trabalho, com destaque para aqueles decorrentes da adoção de inovações tecnológicas e/ou organizacionais. Os participantes discutiram o impacto do “tecnoestresse” na saúde mental, bem como os fatores psicossociais presentes no teletrabalho e seus efeitos sobre a saúde, tomando como exemplo o caso dos trabalhadores do sistema judiciário.

Fatores Psicossociais e Saúde Mental nas Novas Morfologias do Trabalho Contemporâneo - Leia mais…

Barroco: Memória Viva

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/10/2024 11:20

O projeto Barroco Memória Viva, iniciado como extensão Universitária em 1987 na Unesp, pelo pesquisador e professor Percival Tirapeli, favoreceu a produção de um acervo documental de imagens e documentos sobre o período colonial de igrejas barrocas brasileiras, latino-americanas e europeias. O encontro tratou da atuação de Tirapeli na sua busca pela compreensão dos inícios da arte brasileira e latino-americana, com destaque para as questões do patrimônio colonial latino-americano. Também foi apresentado o recente livro sobre as Talhas Jesuíticas da Matriz de São Vicente (1559) que expressa a permanente atenção aos fragmentos da era colonial do Brasil.

Barroco: Memória Viva - Leia mais…

Urbansus - Mudanças Climáticas e os Desafios em Situações de Vulnerabilidades e Riscos Potenciais: Busca por Novas Formas de Adaptações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:31

O risco climático, antes uma previsão distante, tornou-se uma realidade para diferentes estratos sociais, como evidenciado em eventos recentes no Rio Grande do Sul e nas queimadas na Amazônia e no Sudeste do Brasil, onde a sociedade, a economia e o meio ambiente mostram suas fragilidades nos esforços de preparação, prevenção, resposta, mitigação e reconstrução. Este debate propõs uma abordagem transdisciplinar para compreender os desafios climáticos, aproximando academia, setor público e terceiro setor. O objetivo foi alinhar conhecimentos e ações, identificar soluções e promover a colaboração intersetorial.

Urbansus - Mudanças Climáticas e os Desafios em Situações de Vulnerabilidades e Riscos Potenciais: Busca por Novas Formas de Adaptações - Leia mais…

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:21

Este seminário foi dividido em dois momentos: a primeira parte, “Mães de 1964”, presta homenagem às mulheres, mães de pessoas que foram presas, torturadas e desaparecidas durante o período do regime militar. À tarde, a conferência on-line com Bruno Paes Manso buscou articular como os eventos disparados pelo Golpe de 1964 reverberam até hoje na realidade brasileira e desafiam cotidianamente o Estado Democrático de Direito.

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Adaptação de Teclados e de Aplicativos para Línguas Indígenas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 24/10/2024 09:39

Neste quarto encontro do ciclo de seminários Tecnologias Digitais e Línguas Indígenas, foi discutido o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Foram sete seminários de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que exploram o uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos. Os participantes abordaram temas diversos, como o uso de Inteligência Artificial no desenvolvimento de tradutores para línguas indígenas, adaptação de teclados para línguas indígenas, ensino por meio de aplicativos, documentação e modelamento digital de línguas indígenas e questões éticas e de soberania.

Adaptação de Teclados e de Aplicativos para Línguas Indígenas - Leia mais…

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:09

Este seminário foi dividido em dois momentos: a primeira parte, “Mães de 1964”, presta homenagem às mulheres, mães de pessoas que foram presas, torturadas e desaparecidas durante o período do regime militar. Na segunda, uma conferência on-line com Bruno Paes Manso buscou articular como os eventos disparados pelo Golpe de 1964 reverberam até hoje na realidade brasileira e desafiam cotidianamente o Estado Democrático de Direito.

60 Anos do Golpe: Direitos Humanos, Democracia e Memória (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 2º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:03

O segundo ano de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala teve a participação de mais de 80 pesquisadores, todos focados no debate sobre IA Responsável. Neste encontro, o grupo apresentou os resultados de seus estudos nas seguintes mesas temáticas: IA e Educação IA, Comunicação e Artes IA e Saúde IA e Gênero

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 2º Dia - Leia mais…

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 1º Dia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 14:04

O segundo ano de Virgílio Almeida como titular da Cátedra Oscar Sala teve a participação de mais de 80 pesquisadores, todos focados no debate sobre IA Responsável. Neste encontro, o grupo apresentou os resultados de seus estudos nas seguintes mesas temáticas: IA e Trabalho IA e Governo IA e Justiça IA e Educação

Primeiro Seminário de IA Responsável da Cátedra Oscar Sala - 1º Dia - Leia mais…

O Museu da Pessoa: Preservando Histórias de Vida

por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/11/2024 13:58

Lucas Lara, diretor de museologia do Museu da Pessoa, conversou sobre este espaço virtual e colaborativo de histórias de vida. No Museu da Pessoa todos podem contar suas histórias, organizar suas próprias coleções e conhecer histórias de gente de todas as partes do Brasil. Por meio de uma metodologia própria, o museu registra, preserva e dissemina narrativas pessoais, além de fomentar, capacitar e engajar indivíduos e grupos a fazerem o mesmo.

O Museu da Pessoa: Preservando Histórias de Vida - Leia mais…

A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro (2º seminário)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/11/2024 15:32

Assim como no primeiro seminário, realizado em maio no Museu Paraense Emílio Goeldi, parceiro do IEA na iniciativa, o objetivo deste encontro foi conectar e aproximar os grupos e profissionais que atuam na região da foz do rio Amazonas, para otimizar os conhecimentos sobre o funcionamento e a conservação da área, buscando encontrar medidas que possam garantir o desenvolvimento sustentável daquele amplo espaço. Os organizadores buscaram ampliar os entendimentos de governança para a criação de um corredor de conservação e desenvolvimento sustentável de expressão mundial, integrando a Amazônia Verde, a Amazônia Azul (manguezais, sistema recifal) e o Alto Mar (Acordo BBNJ da ONU).

A Foz do Amazonas: Pesquisas, Conservação e Futuro (2º seminário) - Leia mais…

Nas Linhas e Entrelinhas de "O Tigre Azul", um Mundo de Conhecimentos

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/10/2024 11:59

O romance "O tigre azul", do judeu-alemão Alfred Döblin, é um veículo de conhecimentos, no sentido mais amplo, assim como de reflexões sobre o próprio conhecimento. O texto do romance é multitemático: cultura religiosa e profana ocidental do fim da Idade Média aos séculos XVI, XVII e XVIII; pré-história e indígenas sul-americanos; espelhamentos que projetam os séculos XIX, XX e XXI. "O tigre azul" é um texto polifônico, talvez até se possa dizer, um exemplo de dialética negativa, enquanto impossibilidade de abarcar o todo por mais que se pense.

Nas Linhas e Entrelinhas de "O Tigre Azul", um Mundo de Conhecimentos - Leia mais…

UrbanSus - Cidades e a Emergência Climática: Pesquisas e Respostas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/11/2024 16:19

Durante este UrbanSus, os participantes refletiram sobre o papel das cidades no contexto internacional e no Brasil diante da emergência climática, explorando respostas possíveis. Isto inclui compreender de que modo os arranjos colaborativos institucionais – como parcerias com a sociedade civil, a comunidade científica e as outras instâncias de governo – podem contribuir para governos locais enfrentarem os impactos e reduzir as injustiças das mudanças do clima. Os organizadores destacaram o atendimento às populações mais vulneráveis, identificando respostas bem-sucedidas e oportunidades para as cidades melhorarem seu desempenho em políticas e medidas de mitigação e adaptação climática.

UrbanSus - Cidades e a Emergência Climática: Pesquisas e Respostas - Leia mais…

Desafios no Processamento de Línguas Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/11/2024 12:29

No terceiro encontro do ciclo Tecnologias Digitais e Línguas Indígenas, Aline Villavicencio, diretora do Instituto de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade de Exeter, discutiu o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Foram debatidos os desafios atuais no processamento de línguas indígenas, incluindo questões de embedding e expansão de vocabulário.

Desafios no Processamento de Línguas Indígenas - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Inovações Tecnológicas e Comunicação Estratégica na Transição Energética

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:53

O encontro explora as inovações tecnológicas emergentes na área da engenharia elétrica e seu impacto na transição energética, além de destacar a importância da comunicação estratégica e da disseminação de informações confiáveis sobre o setor energético. Participam Luciano Costa, jornalista especialista na cobertura do setor energético, e José Roberto Cardoso, coordenador do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LMAG) e professor da Escola Politécnica da USP.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Inovações Tecnológicas e Comunicação Estratégica na Transição Energética - Leia mais…

A Nova Geopolítica Global e o Lugar do Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:55

As profundas transformações no sistema internacional ocorridas na última década promoveram a ideia de que as democracias ocidentais são decadentes. Eventos como a eleição de Donald Trump, a guerra comercial estadunidense contra a China, a responsabilidade pela pandemia de Covid-19, culminando com a invasão da Ucrânia pela Rússia ajudaram a consolidar o confronto geopolítico entre o bloco das autocracias (China, Rússia, Irã e Coreia do Norte) e o das democracias ocidentais (incluindo Japão, Coreia do Sul, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia). Neste encontro, os participantes trataram do lugar do Brasil nessa nova economia e geopolítica global, abordando oportunidades, vantagens e vulnerabilidades. Também discutiram a postura do governo Lula diante desse cenário e como a sociedade reage a tais temas.

A Nova Geopolítica Global e o Lugar do Brasil - Leia mais…

Política Nacional de Economia Popular e Solidária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:57

O secretário nacional de Economia Popular e Solidária, Gilberto Carvalho, é o palestrante deste 8º seminário interdisciplinar do Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora. A economia popular e solidária pode ser compreendida como uma matriz estruturante de muitas das transformações contra-hegemônicas em curso, na medida em que seu alcance inclui atividades de organização da produção e da comercialização de bens e de serviços, da distribuição, do consumo e do crédito. O encontro visou aumentar a visibilidade desses processos, refletindo e debatendo suas enormes potencialidades, mas também os seus limites, em busca de caminhos alternativos para vencer os obstáculos ideológicos, políticos, institucionais, tecnológicos e organizacionais para a plena realização da economia popular e solidária.

Política Nacional de Economia Popular e Solidária - Leia mais…

Memória Social e Pertencimento

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 10:59

Este evento apresenta pesquisas e experiências museológicas que os integrantes do grupo desenvolvem ou com os quais colaboram. A discussão se concentra na relevância dos museus e dos estudos sobre a memória social para promover e alimentar o sentimento de pertencimento a diferentes comunidades e tradições construídas a partir da produção científica, artística e cultural. O objetivo é evidenciar que, no contexto atual, faz-se urgente acionar um processo educativo de reconstituição da memória e da consciência histórica a partir das comunidades, onde vigoram laços de pertencimento, e ilustrar possibilidades de concretizar esse processo.

Memória Social e Pertencimento - Leia mais…

Usando Inteligência Artificial na Tradução de Línguas Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/12/2024 11:25

Este evento faz parte do ciclo de seminários que discute o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. Os seminários reúnem pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que tratam do uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos. Neste encontro foram apresentados métodos para a criação de tradutores para línguas indígenas que utilizam tecnologias de inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

Usando Inteligência Artificial na Tradução de Línguas Indígenas - Leia mais…

Pobreza: Do que Estamos Falando?

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:18

O XIV Seminário Serviço, Pesquisa e Política Pública do Grupo Nutrição e Pobreza participou de uma recuperação histórica e uma revisão conceitual da pobreza para discutir o tema. Entendida como consequência de um modelo de organização social marcado pela iniquidade, foi compreendido a multidimensionalidade da pobreza na contemporaneidade, e o espaço para a discussão das questões de gênero e raça/cor. Por fim, o Seminário tratou das ações de combate à pobreza.

Pobreza: Do que Estamos Falando? - Leia mais…

Ácidos Graxos Essenciais e Encefalização no Leste Africano

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:27

A 4ª palestra do ciclo Mudanças na Paleoatmosfera e o Impacto sobre a Evolução Humana no Fim Plioceno tratou da encefalização dos homínios e o impacto de mudanças forçadas de alimentação, devido a novos fatores ambientais no fim do Plioceno. O cérebro é composto principalmente por gorduras e, em particular, ácidos graxos essenciais, derivados das dietas e, especialmente, gastrópodes e mariscos de água doce. A redução dos grandes lagos levou algumas linhagens de hominínios a procurarem novas fontes desses alimentos.

Ácidos Graxos Essenciais e Encefalização no Leste Africano - Leia mais…

Radiação UVB e Perda de Megafauna no Final do Plioceno

por Jorge Paulo Soares — última modificação 30/09/2024 13:22

A 3ª palestra do ciclo Mudanças na Paleoatmosfera e o Impacto sobre a Evolução Humana no Fim Plioceno analisou o impacto dos múltiplos resfriamentos da Terra. Segundo o palestrante, Alan Cannell, esses eventos aumentam os raios cósmicos, as nuvens (cloud cover) e mudança de albedo (refletividade da luz do Sol), além de reduzirem a coluna de ozônio, o que afeta as plantas, em particular as gramíneas, fonte de alimento de muitos animais.

Radiação UVB e Perda de Megafauna no Final do Plioceno - Leia mais…

Impacto Interconectado do Capital Social Comum: da Vida Cívica à Saúde Planetária

por Sergio R V Bernardo — última modificação 09/10/2024 11:06

Este evento destacou o potencial do capital social comum (SCC, na sigla em inglês), concentrando-se particularmente na importância das redes dentro desse conceito. O objetivo é transmitir como vários campos, incluindo meio ambiente, economia, imigração, alimentação e saúde, estão interconectados por meio do SCC, incentivando os participantes a ver como seus próprios campos podem se relacionar e se beneficiar dessa perspectiva. O encontro contou com discussões sobre dilemas econômicos e ambientais, bem como sobre o papel do SCC no apoio aos sistemas de saúde e alimentação. Os participantes foram especialistas e profissionais de diversas origens.

Impacto Interconectado do Capital Social Comum: da Vida Cívica à Saúde Planetária - Leia mais…

Vitória e a Questão de Dominium. Na Fronteira entre Ser e Ter. Direito, Propriedade e Poder

por Jorge Paulo Soares — última modificação 26/09/2024 13:38

O conceito de domínio aparece em Vitória como uma das referências centrais para a compreensão da natureza da política. Com efeito, devemos pensar as relações politicas de acordo com a condição natural dos homens ou é necessário projetar-nos para fora de tais situações para que essas mesmas relações possam começar a existir? Entre o poder e a posse, a questão da fundação e da legitimação do domínio não pode deixar de traçar uma linha divisória entre a posição da propriedade como consagração histórica das relações de poder que contribuem para tornar os homens inimigos uns dos outros e a sua posição como fator de pacificação e troca garantindo a estabilidade da existência política.

Vitória e a Questão de Dominium. Na Fronteira entre Ser e Ter. Direito, Propriedade e Poder - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrelétricas e Biogás como Fontes Complementares

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/09/2024 16:36

O sétimo evento do ciclo Diálogos para o Futuro discutiu o papel das usinas hidrelétricas, com foco na Usina Hidrelétrica Jirau, na matriz energética brasileira e a complementaridade do biogás como fonte renovável. Foram abordados os desafios técnicos, regulatórios e as oportunidades de integração dessas fontes para uma matriz energética mais diversificada e sustentável.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrelétricas e Biogás como Fontes Complementares - Leia mais…

Uso de Tecnologias Digitais na Vitalização de Línguas Indígenas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/09/2024 16:17

O ciclo de seminários discute o emprego de tecnologias digitais no aprendizado, uso e documentação de línguas indígenas. São sete seminários de pesquisadores, acadêmicos, profissionais e empreendedores, indígenas e não indígenas, que tratam do uso de tecnologias digitais em línguas indígenas no Brasil e seus impactos. Neste primeiro encontro é apresentado um sumário de pesquisas e das principais questões relativas ao uso de tecnologias digitais na vitalização de línguas indígenas, bem como uma descrição do plano do ciclo e atividades associadas.

Uso de Tecnologias Digitais na Vitalização de Línguas Indígenas - Leia mais…

Ciclo Nacional de Seminários "Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do País" (2º encontro)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 04/09/2024 13:41

Este encontro integra o ciclo de cinco seminários - um por região do país – que tem por objetivo impulsionar um movimento acadêmico pluri-institucional em torno da autonomia universitária plena, temática crucial para a educação superior nacional e, por extensão, para o desenvolvimento do Brasil. O primeiro seminário foi realizado em Florianópolis. Os próximos serão no Recife, Belém e Goiânia. Poucas universidades públicas brasileiras gozam de autonomia financeira, que é essencial para que os demais âmbitos da autonomia se concretizem. Os organizadores alertam que a reforma tributária em vigor introduz natural apreensão, particularmente pelas mudanças que suscita em bases de cálculo consagradas. Essa questão integra a agenda de trabalho proposta pelo ciclo.

Ciclo Nacional de Seminários "Autonomia Universitária: Fator de Desenvolvimento do País" (2º encontro) - Leia mais…

O Capitalismo, suas Metamorfoses e Impactos no Mundo do Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:21

O capitalismo, globalizado e hegemonizado pelos interesses das finanças, impacta todas as esferas da sociabilidade humana, trazendo profundas mudanças e colocando novos questionamentos e desafios ao mundo do trabalho e às relações entre capital e trabalho. Organizado pelo Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora, este seminário interdisciplinar discutiu essas transformações, seus limites e possibilidades e analisou as implicações desse processo nas relações de trabalho, para refletir sobre caminhos superadores dessa situação.

O Capitalismo, suas Metamorfoses e Impactos no Mundo do Trabalho - Leia mais…

Ecologias de Várzea: Métodos Espaciais Multiespécies para a Saúde Urbana

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:18

Este seminário debate um conjunto de métodos de pesquisa e extensão universitária para o desenvolvimento de políticas públicas visando a saúde urbana a partir de aspectos das ecologias de várzeas de rios da cidade de São Paulo. A finalidade é contribuir com a consecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, em prol de cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os organizadores destacam que a questão está vinculada às relações afetivas, socioculturais e históricas que as pessoas nutrem com as ecologias das várzeas de rios, constituídas por Pancs (plantas comestíveis não convencionais), plantas medicinais e animais, em meio a conhecimentos tradicionais sobre tais temas.

Ecologias de Várzea: Métodos Espaciais Multiespécies para a Saúde Urbana - Leia mais…

Violência Digital Contra as Mulheres

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/09/2024 16:31

Realizado por iniciativa da Cátedra Oscar Sala (IEA-USP), em parceria com o CGI.br e NIC.br, o seminário propõe a discussão do problema da violência contra mulheres, praticada na internet, sob uma abordagem multidisciplinar, buscando melhor caracterizar o problema, sua forma de sua manifestação, além de analisar do arcabouço legal e medidas educacionais e institucionais para o seu enfrentamento. O debate busca contribuir para a descrição sistemática do fenômeno, avaliando a adequação e eficácia do arcabouço legal e instituições existentes para o seu amplo enfrentamento, com possíveis recomendações de aprimoramento legal e/ou institucional.

Violência Digital Contra as Mulheres - Leia mais…

Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral

por Jorge Paulo Soares — última modificação 16/09/2024 16:36

A terra como um corpo e os rios como veias abertas alimentam e dão vida a esse corpo, acompanhados com seus Yja (espíritos guardiões da floresta). Essa reflexão é uma entre tantas narrativas de como a cosmologia Guarani pode nos fazer pensar e repensar sobre o tempo, o espaço e a memória nos dias de hoje. Nessa perspectiva ativar processos curatoriais e artísticos, partem de narrativas indígenas e caboclas cosmológicas poético-educativas que contam histórias e também, do conflito a partir da invasão colonial, da violência, racismo, exclusão e silenciamentos dos indígenas. Dessa forma, o imaginário se expande como manifestação e na possibilidade de sonhar e criar. A Poética do Imaginário, alimenta os nossos devaneios e sonhos que se estendem para nossas experiências enquanto seres no mundo que seguem trabalhando a imaginação criativa.

Sonhar e Criar na Função da Poética Visual Ancestral - Leia mais…

A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:13

O encontro discute os conceitos de agência juvenil e bem-estar urbano no contexto de crises múltiplas e sobrepostas, como a emergência climática, a Covid-19, a crise do custo de vida e a escassez de recursos. A professora de geografia humana Susanne Boerner apresenta a perspectiva da juventude periférica a partir de estudos de caso em São Paulo e Birmingham, Reino Unido. O objetivo da discussão é esclarecer como as sociedades podem se adaptar melhor às múltiplas crises atuais, o que podem aprender com as práticas cotidianas, experiências vividas e emoções dos jovens e o que isso significa para futuras intervenções de bem-estar e políticas públicas.

A Juventude como Agência no Contexto das Mudanças Globais - Leia mais…

Instituição e Produção de Subjetividade: Atualidade de Deleuze e Guattari?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:10

O encontro teve exposição de Valentin Schaepelinck, da Universidade de Paris 8, França. A discussão proposta por ele interroga o pensamento político dos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari a partir de seu contexto ou, mais precisamente, do que se pode chamar de sua “base material”, uma certa crítica em ato das instituições do Estado social francês do pós-Segunda Guerra ao final dos anos 1970. Questiona também sob quais condições o que se afirma como abordagem original da subjetividade como produção, da instituição e da prática política como criação coletiva é suscetível de tocar os indivíduos ainda hoje, na época do capitalismo absoluto, da destituição do Welfare State e do reducionismo neurocientífico.

Instituição e Produção de Subjetividade: Atualidade de Deleuze e Guattari? - Leia mais…

Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 12:06

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar e Interinstitucional (NuPIS) do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA, este encontro tem três objetivos: caracterizar os esforços sistêmicos e sistematizados sobre o impacto da pós-graduação brasileira na sociedade, identificar os principais produtos que ilustram os princípios e os instrumentos de medição desse impacto e contribuir para o reconhecimento pela sociedade da contribuição da pós-graduação para o desenvolvimento do país.

Encontro Acadêmico "Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Sociedade" - Leia mais…

Direitos Humanos e as Práticas na Rede de Atenção Psicossocial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:58

O encontro destina-se a debater as ações para a promoção de direito que têm sido criadas na Rede de Atenção Psicossocial, instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2011. Os organizadores destacam que essas ações buscam construir respostas coordenadas e não fragmentadas de cuidados e de cidadania. No entanto, reconhecendo que o exercício da cidadania se faz nas relações e nos territórios, os participantes discutem se e como tem sido possível garantir os direitos das pessoas nos espaços comuns das cidades.

Direitos Humanos e as Práticas na Rede de Atenção Psicossocial - Leia mais…

Lançamento do Livro “Do Amargo se fez Doce”

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:54

O livro Do Amargo Se Fez Doce aborda, de maneira sensível, lembranças, histórias, saberes tradicionais, sonhos e receitas de mulheres de Silva Campos, distrito de Pompéu- MG. Por meio da trajetória de sete mulheres residentes no distrito, a obra percorre um pouco da história vivida e imaginada do lugarejo, profundamente impactado pela construção da Represa de Três Marias, na década de 1960. Encartado junto ao livro, ilustrações e textos dos estudantes de ensino fundamental da escola pública presente no distrito. O material é resultado do concurso "Meu Quintal é o Cerrado", que promoveu uma re-descoberta dos quintais das crianças e adolescentes da Escola Estadual Pedro Roberto de Menezes junto aos seus familiares.

Lançamento do Livro “Do Amargo se fez Doce” - Leia mais…

Energias Renováveis e o Poder da Comunicação: Duas Frentes para o Futuro Sustentável

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:55

O objetivo deste 6º seminário do Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 é discutir os avanços recentes, desafios e oportunidades no campo das energias renováveis e destacar a importância da comunicação estratégica e do engajamento público na promoção das energias renováveis.

Energias Renováveis e o Poder da Comunicação: Duas Frentes para o Futuro Sustentável - Leia mais…

Efeitos das Mudanças Atmosféricas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:31

A atmosfera afeta a geologia e a biosfera. Quando há uma perda relativamente rápida de massa, há resfriamento adiabático e a perda de pressão sobre a superfície dos oceanos resulta em rápida perda de 12C enriquecido CO2 (The Sparkling Water Effect) dos mares para a atmosfera, uma perda de O2 nos mares mais rasos, e um pico de d15N devido à fracionamento de 14N+ íons. Há indícios também de um aumento de radiação cósmica (exacerbando o esfriamento) e da radiação UVB. Os modelos e ‘proxies’ mostram que a Terra sofreu um resfriamento gradual ao longo dos últimos 40 milhões de anos, o último grande evento sendo no fim do Plioceno, quando houve uma perda de massa de ~0,1 a 0,2 bar, resfriamento e a extinção global de grandes pássaros volantes (> 20 kg) e de grandes espécies de tubarão, possivelmente devido à redução de oxigenação do mar (Lei de Henry). Na África, houve uma modificação das condições ambientais, incluindo a perda de massas aquáticas e espécies comestíveis de invertebradas afetando as diversas espécies de hominínios.

Efeitos das Mudanças Atmosféricas - Leia mais…

Mecanismos de Ganho e Perda de Massa Atmosférica

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:17

A massa atmosférica não é fixa, mas tanto N2 como O2 variam com o tempo em função dos movimentos tectônicos e a intensidade da proteção do campo magnético da Terra. Quando a densidade é maior, o efeito adiabático aquece a superfície e o gradiente de temperatura entre o equador e os polos é reduzido. Quando a densidade (pressão) é menor, há esfriamento e até a formação de uma Terra ‘Bola de Neve’ ou Snowball. Há diversos ‘proxies’ para estimar ou a massa ou a composição das paleoatmosferas, como a evolução de voo, o tamanho dos animais voadores, a altura das árvores, inclusões em halita, fogo etc. Também há modelos como o geocarbsulf para estimar O2, modelos climáticos e estimativas baseadas em perdas e ganhos. O seminário mostrou que certas épocas possuíam atmosferas mais densas com ganhos lentos e outras com resfriamento e perdas mais rápidas.

Mecanismos de Ganho e Perda de Massa Atmosférica - Leia mais…

Brazil: Achievement Gains in an Unequal Society

por Jorge Paulo Soares — última modificação 14/08/2024 16:14

O professor Carnoy discutiu os aumentos desiguais nas notas das escolas brasileiras desde 2000. Em estudo recente, os ganhos de desempenho dos alunos nos municípios brasileiros (2007–2017) foram analisados ​​com o objetivo de entender a variação desses ganhos e as correlações socioeconômicas, raciais e de recursos escolares dessa variação. Martin Carnoy é o Professor Vida Jacks de Educação na Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford e ex-presidente da Comparative and International Education Society e membro da National Academy of Education e da International Academy of Education. Ele escreveu quarenta livros e mais de 150 artigos sobre o valor econômico da educação, sobre a economia política da política educacional, sobre a produção educacional e sobre o ensino superior. Grande parte de seu trabalho é comparativo e internacional e investiga a maneira como os sistemas educacionais são organizados. No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação. No Brasil, ele apoia o Programa de Especialização Docente PED Brasil - uma rede de Universidades Brasileiras para a Formação de Professores - desde sua criação.

Brazil: Achievement Gains in an Unequal Society - Leia mais…

Migração Internacional e Trabalho no Brasil Contemporâneo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/09/2024 11:48

De acordo com os organizadores, o seminário destina-se a demonstrar as dramáticas interrelações entre fenômenos demográficos aparentemente novos e ‘mundos de trabalho’ onde prevalecem condições e relações de trabalho extremamente arcaicas e inaceitáveis. Por sua gravidade e complexidade, o tema recebe análises multi e interdisciplinares, extremamente atuais, e legitimadas pela presença e voz de participantes estrangeiros, migrantes, militantes estudiosos e pesquisadores do tema. Organizado pelo Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora, o encontro apresenta contribuições para a construção de políticas públicas mais justas e mais alinhadas com as normas internacionais do trabalho e com os Direitos Fundamentais.

Migração Internacional e Trabalho no Brasil Contemporâneo - Leia mais…

Lançamento do Livro "Crise Ambiental e Educação. Por uma Nova Cultura da Terra, Corpos e Territórios!"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:21

Para marcar o lançamento do livro, este seminário propôs uma discussão sobre as relações entre crise ambiental e educação. Os organizadores consideram que a consecução política de uma ordem civilizacional de respeito mútuo entre os habitantes do planeta exige a discussão sobre quais qualidades ético-político-atitudinais são essenciais para atingir esse objetivo. Em outras palavras, torna-se necessária a concepção de uma educação ambiental eficaz estruturada sobre a entronização de uma política ambiental concebida como construção intencional do futuro, que consista “em uma almejada produção histórica da organização humana no sistema-mundo, composto por objetos e ações na extensão planetária”.

Lançamento do Livro "Crise Ambiental e Educação. Por uma Nova Cultura da Terra, Corpos e Territórios!" - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Sinergia Entre Energia Solar e Eólica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 24/07/2024 08:46

No quinto seminário do ciclo “Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7”, Carlos Dornellas, da Absolar, e Eduardo Ricotta, da Vestas, discutem o potencial e os desafios da energia solar fotovoltaica no contexto brasileiro – inclusive aspectos tecnológicos e de mercado – e analisam a complementaridade da energia eólica, visando uma integração eficiente dessas fontes no mix energético nacional.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Sinergia Entre Energia Solar e Eólica - Leia mais…

Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:15

Neste encontro, cada pesquisador participante do encontro articulou, numa perspectiva interdisciplinar, sua área primária de formação com algum outro campo de conhecimento de modo a alargar a perspectiva sobre crânios e cérebros. Foram priorizados os avanços nos estudos do crânio como foco de atenção para discutir a evolução humana, por um lado, e, por outro, os resultados de estudos que focalizam o processamento cerebral com objetos recortados no campo da linguagem, em especial a linguagem abstrata, e seus efeitos nas dinâmicas de recrutamento neuronal, bem como efeitos na interação social. Tendo isso em vista, um dos grupos discutiu o protocolo de coleta de dados que envolve participantes videntes e cegos congênitos em atividades de identificação de metáforas situadas em contexto audiodescrito.

Crânios e Cérebros: Estudos fora da Caixinha - Perspectivas e Recortes Científicos - Leia mais…

O Acesso à Justiça e a Efetividade de Direitos dos Vulnerabilizados pelas Novas Morfologias do Trabalho: Desafios e Oportunidades

por Jorge Paulo Soares — última modificação 03/07/2024 15:42

O 5º Seminário Interdisciplinar promovido pelo “Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a Vida e Saúde da Classe Trabalhadora” do IEA/USP trata dos meios disponibilizados pelo ordenamento jurídico brasileiro para a defesa coletiva dos interesses titularizados pelos grupamentos profissionais vulnerabilizados e pelos próprios trabalhadores considerados individualmente, diante dos desafios trazidos pelo advento das novas morfologias assumidas pelo trabalho. São expostos os mecanismos disponibilizados às associações de trabalhadores, aos sindicatos das categorias profissionais e ao Ministério Público do Trabalho para a atuação nesse desiderato, bem como suas limitações intrínsecas.

O Acesso à Justiça e a Efetividade de Direitos dos Vulnerabilizados pelas Novas Morfologias do Trabalho: Desafios e Oportunidades - Leia mais…

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:18

Neste encontro, os participantes debateram as questões de responsabilidade que a implementação da IA requer, dados os reflexos da cultura colonial presentes na própria IA, na ciência e na cultura. O objetivo foi analisar os meios pelos quais o desenvolvimento econômico estrutura maneiras desiguais no acesso a serviços bem como aumenta as disparidades entre países e grupos dentro da sociedade. De forma similar, ressaltaram os organizadores, algoritmos e bases de dados tendem a sub ou super-representar grupos de acordo com o contexto, tendendo a reforçar problemas estruturais ligados a preconceitos de raça, gênero e status social, ressaltam os organizadores.

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:18

Neste encontro, os participantes debateram as questões de responsabilidade que a implementação da IA requer, dados os reflexos da cultura colonial presentes na própria IA, na ciência e na cultura. O objetivo foi analisar os meios pelos quais o desenvolvimento econômico estrutura maneiras desiguais no acesso a serviços bem como aumenta as disparidades entre países e grupos dentro da sociedade. De forma similar, ressaltaram os organizadores, algoritmos e bases de dados tendem a sub ou super-representar grupos de acordo com o contexto, tendendo a reforçar problemas estruturais ligados a preconceitos de raça, gênero e status social, ressaltam os organizadores.

Interseções entre a IA Responsável e Decolonialidade (Parte 1 de 2) - Leia mais…

IA e a Ciência

por Jorge Paulo Soares — última modificação 02/07/2024 12:30

O dossiê “Inteligência Artificial na Pesquisa Científica”, presente no número 141 da Revista USP, busca promover uma reflexão sobre as aplicações da IA em diferentes áreas, como saúde, agricultura, direito, urbanização e mudanças climáticas, assim como suas implicações éticas. A Superintendência de Comunicação Social da USP promove este encontro em parceria com a iniciativa UAI (Understanding Artificial Intelligence) e o IEA a fim de ampliar o debate em torno do tema e refletir sobre suas aplicações, sobretudo aquelas voltadas para a pesquisa científica.

IA e a Ciência - Leia mais…

Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/07/2024 10:04

Como parte do programa de trabalho 2023-2028 do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade (JDL), este seminário busca explorar os impactos da digitalização e da datificação na Comunicação, especialmente no Jornalismo. A proposta é abordar as implicações das plataformas e das inteligências artificiais no trabalho jornalístico, no processo produtivo e nas esferas públicas, além de avaliar como as iniciativas de regulação das mídias e tecnologias digitais têm contribuído para uma transição digital mais justa e transparente.

Digitalização, Trabalho Jornalístico e Regulação - Leia mais…

Building Equitable, Excellent and Democratic Classrooms: Evidence-based Programs for Educators in Various Subject Areas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 01/07/2024 10:02

A professora Rachel Lotan apresenta a abordagem pedagógica, baseada em evidências, desenvolvida na Universidade de Stanford ao longo de mais de cinco décadas. O estudo foi aprofundado e ampliado pelo trabalho de acadêmicos, professores e pesquisadores em vários países ao redor do mundo para apoiar salas de aula equitativas e democráticas de excelência para diversas populações de estudantes em salas de aula heterogêneas. A abordagem enfatiza interações de status igual entre os alunos e especifica as condições sob as quais os professores podem estabelecer e apoiar tais interações.

Building Equitable, Excellent and Democratic Classrooms: Evidence-based Programs for Educators in Various Subject Areas - Leia mais…

Desafios Sensíveis e Inteligíveis da Adoção de Práticas Restaurativas e Dialogadas na Resolução de Conflitos

por Jorge Paulo Soares — última modificação 20/06/2024 15:14

A Justiça Restaurativa (JR) busca reparar danos decorrentes de crimes ou conflitos por meio de práticas dialogadas que contemplam as necessidades das vítimas, dos infratores e da comunidade. Este painel coloca em discussão o ambiente basal para a adoção da JR, do ponto de vista das condições sensíveis e inteligíveis dos envolvidos: o papel do(s) sistema(s) de valores das partes, a superação do “querer (fazer) mal” ao outro, a disposição voluntária das partes para o diálogo, a abertura ao reconhecimento do outro como um possível par e consequente quebra do sentimento/pensamento “um contra o outro”.

Desafios Sensíveis e Inteligíveis da Adoção de Práticas Restaurativas e Dialogadas na Resolução de Conflitos - Leia mais…

As Influências da Neoescolástica na Psicologia como Ciência e Profissão na Argentina e Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:52

O movimento neoescolástico renovou o pensamento católico e representou uma nova psicologia científica relacionada ao campo religioso. Esse novo programa se propagou até a Argentina, onde procurou implantar uma ciência psicológica livre de interpretações mecanicistas e reducionistas. O encontro trata dessa atuação da neoescolástica na instituição da psicologia argentina como ciência e profissão entre 1900 e 1960, com destaque para a trajetória e contribuição de acadêmicos católicos argentinos.

As Influências da Neoescolástica na Psicologia como Ciência e Profissão na Argentina e Brasil - Leia mais…

Academia e Políticas Públicas: Estratégias de Interação e Colaboração entre as Instâncias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:50

O seminário reflete sobre os meios de integração de acadêmicos e políticos na formulação de políticas públicas. São analisadas questões fundamentais, tais como: (a) o que são políticas públicas; (b) como são formuladas, definidas, avaliadas, implementadas e controladas; (c) que critérios as orientam; (d) qual o fluxo mais adequado de produção de conhecimento e estruturação de políticas públicas; e, especialmente, (e) como construir e promover estratégias de interação entre políticos e acadêmicos, a fim de garantir o avanço nas pesquisas e a efetividade da colaboração entre as instâncias.

Academia e Políticas Públicas: Estratégias de Interação e Colaboração entre as Instâncias - Leia mais…

Resiliência Urbana: Enfrentando Desafios Climáticos e Protegendo a Juventude

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:45

Com exposições de quatro especialistas, este seminário busca aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes diante das mudanças climáticas e estimular o desenvolvimento de soluções inovadores para protegê-los. Os organizadores destacam a importância de garantir aos jovens acesso a serviços essenciais e apoio psicossocial. Também consideram crucial explorar as tecnologias de informação, com sistemas de denúncias e proteção contra violações de direitos, plataformas de comunicação segura e redes de apoio online.

Resiliência Urbana: Enfrentando Desafios Climáticos e Protegendo a Juventude - Leia mais…

Agência Africana e Indígena em São Paulo no Período Colonial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:29

O encontro apresenta estudos recentes e inovadores da história social, concentrando-se nas complexas redes de sociabilidade e experiências de populações africanas e indígenas na São Paulo colonial. São abordadas as dinâmicas internas daquela sociedade, examinando suas estruturas e investigando como os diferentes sujeitos históricos atuavam e se relacionavam em um contexto desafiador de controle e opressão. Para isso, são discutidas categorias explicativas como “agência”, “resistência” e “autonomia”.

Agência Africana e Indígena em São Paulo no Período Colonial - Leia mais…

Esperança no Improvável: Neoliberalismo, Catástrofe Ecológica e o Decênio Decisivo

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:23

Quais as proporções e qual a velocidade do colapso ecológico em curso? É ainda possível frear ou reverter a catástrofe? Luiz Marques, autor do livro fundamental "O decênio decisivo: propostas para uma política de sobrevivência" (Editora Elefante, 2023), é convidado a debater sobre a leitura da situação atual e a urgência em superarmos o capitalismo.

Esperança no Improvável: Neoliberalismo, Catástrofe Ecológica e o Decênio Decisivo - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Educação e Capacitação Através de Metodologias Ativas de Ensino e Ações de Consultorias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:39

O encontro do Ciclo Diálogos para o Futuro trata de dois aspectos: 1) educação e capacitação no setor energético, abordando como a formação de recursos humanos é crucial para a inovação e desenvolvimento tecnológico; 2) como as ações contribuem para a transformação do setor através de serviços energéticos avançados e soluções de consultoria estratégica. O objetivo é destacar a sinergia entre educação, tecnologia e práticas empresariais como meio para um setor energético mais sustentável e eficiente.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Educação e Capacitação Através de Metodologias Ativas de Ensino e Ações de Consultorias - Leia mais…

Memória da Ciência, Memória da Arte

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:35

O evento visa contribuir na discussão do papel do casal Max Löwenstein e Lily Epstein Löwenstein na formação de importantes acervos científicos e artísticos em São Paulo nos anos do segundo pós-guerra. Além da colaboração de Lily na Faculdade de Medicina da USP e no Instituto Biológico, os dois imigrantes alemães tiveram uma atuação relevante nas iniciativas de Assis Chateaubriand, Pietro Maria Bardi e Lina Bo Bardi no MASP, na fundação da rede dos museus regionais e em outras atividades culturais. São apresentados também os resultados de uma pesquisa sobre as exposições didáticas do primeiro MASP, e ainda “De Humani Corporis Fabrica” uma experiência didática inspirada no tratado de Vesalius do século XVI realizada por artistas pesquisadoras da ECA no acervo de anatomia do ICB USP.

Memória da Ciência, Memória da Arte - Leia mais…

Inteligencia Artificial: Colonización de lo Vivo y Nuevas Figuras del Actuar

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:16

Partindo da hipótese de uma hibridação irreversível entre o orgânico e as racionalidades digitais, e de um diagnóstico sobre a colonização do vivo, os participantes do encontro discutem como as novas tecnologias digitais se inscrevem no colapso do Antropoceno. Eles defendem uma distinção de natureza entre inteligência orgânica e inteligência artificial. Por outro lado, consideram que não existe algo como um sujeito da ação nos termos em que foi proposto pelo humanismo – pelo contrário, é justamente um desafio situacional a construção (sendo sempre uma coprodução) de novas figuras do agir, argumentam.

Inteligencia Artificial: Colonización de lo Vivo y Nuevas Figuras del Actuar - Leia mais…

Antropoceno em Crise Existencial

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:13

Silvia Figueirôa (Unicamp) e José Augusto Pádua (UFRJ) debatem neste encontro o dissenso científico sobre a caracterização ou não de uma nova época geológica – o Antropoceno – a partir dos testemunhos de radioatividade das primeiras detonações nucleares. Uma hipótese para a divergência de opiniões seria a tensão entre, de um lado, o cânone da geologia e, de outro, um número considerável de pesquisadores adeptos da chamada ciência do sistema terra, de legitimação ainda incipiente.

Antropoceno em Crise Existencial - Leia mais…

Goethe e Shakespeare: Drama ou Romance?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:11

Este seminário examina a relação entre Goethe e Shakespeare, tanto a partir da recepção da peça Hamlet, que ocorre no romance “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister”, quanto a partir da presença de Shakespeare na estética alemã da época e na discussão sobre os rumos do teatro moderno e do então gênero do romance em vias de consolidação e afirmação.

Goethe e Shakespeare: Drama ou Romance? - Leia mais…

Ambientes Urbanos Mais Sustentáveis: O Impacto de Temperaturas Extremas na Saúde

por Jorge Paulo Soares — última modificação 04/06/2024 14:19

O debate acerca das ocorrências dos eventos extremos de calor e de temperatura adversas no ambiente urbano tornou-se essencial para compreender seu impacto na saúde e no bem-estar da população. A discussão desse evento abrange como os efeitos das temperaturas extremas se associam com o risco de mortalidade e influenciam no conforto térmico humano a partir de uma perspectiva que considera múltiplos fatores contribuintes para os desfechos negativos em saúde, como as condições socioeconômicos, habitacionais e do ambiente construído.

Ambientes Urbanos Mais Sustentáveis: O Impacto de Temperaturas Extremas na Saúde - Leia mais…

Gênero, Escravidão e Liberdade: Perspectivas da Historiografia Brasileira (Parte 2 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:31

Coordenado por Maria Helena Machado, professora do Departamento de História da FFLCH-USP e especialista em história social da escravidão, abolição e pós-emancipação, o encontrou reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir as pesquisas brasileiras que conectam a perspectiva das relações de gênero com a história da escravidão e da aquisição da liberdade. Os pesquisadores identificam avanços metodológicos, temáticos e teóricos na historiografia brasileira sobre a temática nos últimos anos, os quais envolvem estudos sobre questões relacionadas à maternidade escravizada e às experiências das mulheres negras na escravidão e na emancipação.

Gênero, Escravidão e Liberdade: Perspectivas da Historiografia Brasileira (Parte 2 de 2) - Leia mais…

Caminhos da Cutia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 17/06/2024 10:07

A atividade inaugural da titularidade de Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência — parceria do IEA com a Fundação Itaú, por meio do Itaú Cultural — reuniu mulheres indígenas de diferentes etnias e regiões do país.

Caminhos da Cutia - Leia mais…

Gênero, Escravidão e Liberdade: Perspectivas da Historiografia Brasileira (Parte 1 de 2)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/07/2024 10:28

Coordenado por Maria Helena Machado, professora do Departamento de História da FFLCH-USP e especialista em história social da escravidão, abolição e pós-emancipação, o encontrou reuniu especialistas do Brasil e do exterior para discutir as pesquisas brasileiras que conectam a perspectiva das relações de gênero com a história da escravidão e da aquisição da liberdade. Os pesquisadores identificam avanços metodológicos, temáticos e teóricos na historiografia brasileira sobre a temática nos últimos anos, os quais envolvem estudos sobre questões relacionadas à maternidade escravizada e às experiências das mulheres negras na escravidão e na emancipação.

Gênero, Escravidão e Liberdade: Perspectivas da Historiografia Brasileira (Parte 1 de 2) - Leia mais…

Série sobre Complexidade (12ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 11:30

Nesta 12ª conversa da segunda temporada da Série sobre Complexidade, organizada pelo economista José Eli da Veiga, professor sênior do IEA, o engenheiro Guilherme Ary Plonski (professor sênior do IEA) foi entrevistado pelo agrônomo Sandro Schlindwein (UFSC). A primeira temporada, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ciência da complexidade. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a complexidade entretém com a sistêmica (ou sistemologia), segundo Veiga. A proposta da segunda temporada é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto - de identificar eventuais arquipélagos ou clusters, explica o organizador. O objetivo é entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas.

Série sobre Complexidade (12ª Conversa) - Leia mais…

UrbanSus - Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 11:28

Os princípios da sustentabilidade aplicados à nutrição e à saúde e a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades (Alimenta Cidades), iniciativa lançada pelo governo federal em dezembro de 2023, foram os temas em destaque do seminário. Segundo os organizadores, há urgência em planejar e trabalhar ações de impacto no âmbito da alimentação e nutrição, considerando aspectos de sustentabilidade e, especificamente, das mudanças climáticas. Eles ressaltam que "os sistemas alimentares são considerados as principais alavancas para otimizar a sustentabilidade ambiental e a saúde humana, de acordo com a Comissão EAT Lancet”.

UrbanSus - Segurança Alimentar e Mudanças Climáticas - Leia mais…

Memorabilia para os 90 Anos da USP: Quem e o que é a USP? Memórias Iluministas, Sonhos, Quimeras e Profecias

por Sergio R V Bernardo — última modificação 20/06/2024 14:38

Roda de Conversa com Eda Tassara (coordenadora do Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA). Apresentação e discussão do documentário comemorativo do cinquentenário da USP, que a nosso ver, apresenta-se como um bem arqueológico cuja apreciação, talvez, venha a abrir caminhos para a procura exitosa de veredas conduzindo a USP a um destino ético, do ponto de vista científico e humano.

Memorabilia para os 90 Anos da USP: Quem e o que é a USP? Memórias Iluministas, Sonhos, Quimeras e Profecias - Leia mais…

A Irreversibilidade da Sociedade Industrial Moderna: Um Diálogo com a Política Ecológica de Ulrich Beck

por Jorge Paulo Soares — última modificação 28/06/2024 13:53

O seminário discutiu alguns aspectos da obra de Ulrich Beck, que aborda as mudanças sociais atuais como manifestações de riscos autoproduzidos. O objetivo foi "questionar o paradoxo da irreversibilidade da sociedade industrial, que destrói e constrói, mas que também pode se metamorfosear", segundo os organizadores.

A Irreversibilidade da Sociedade Industrial Moderna: Um Diálogo com a Política Ecológica de Ulrich Beck - Leia mais…

Lições do Evento Climático Extremo no Rio Grande do Sul para o Brasil

por Sergio R V Bernardo — última modificação 10/06/2024 12:54

O primeiro encontro de um ciclo que irá tratar da tragédia no Rio Grande do Sul sob diversas lentes reunirá especialistas para examinar suas causas e propor medidas para que os efeitos de futuros eventos extremos no estado sejam mitigados. Sem perder de vista os acontecimentos atuais, os expositores irão apontar os riscos de que fatos similares ocorram em outras partes do Brasil e discutir como o país pode se preparar para enfrentar situações de extremos climáticos em curto, médio e longo prazos.

Lições do Evento Climático Extremo no Rio Grande do Sul para o Brasil - Leia mais…

Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Avanços em Energia Eólica e Dinâmicas do Mercado Livre de Energia

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 11:19

O terceiro evento do ciclo "Diálogos para o Futuro" tratou, inicialmente, dos avanços recentes e do crescimento da energia eólica no Brasil, considerando os desafios tecnológicos e de mercado. Em seguida, os participantes discutiram o funcionamento e as oportunidades no mercado livre de energia, analisando como essa alternativa pode impulsionar a adoção de energias renováveis.

Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Avanços em Energia Eólica e Dinâmicas do Mercado Livre de Energia - Leia mais…

A Experiência de Educar para Além dos Conteúdos: As Contribuições de Claire Lange e Helena Antipoff

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 11:03

Os participantes do webinar trataram da experiência educativa de Claire Lange e Helena Antipoff, duas imigrantes que deram contribuições inovadoras à educação. Lange nasceu na Suíça, em 1857, e chegou a Santa Catarina em 1887, onde fundaria com seu marido o povoado denominado Brüderthal (Vale dos Irmãos). Lá, o casal educou crianças e jovens, ensinando música instrumental e canto. Helena Antipoff nasceu na Rússia, em 1892. Formada em psicologia e ciências da educação, mudou-se para o Brasil em 1929. Em Belo Horizonte, pesquisou o desenvolvimento mental e social das crianças locais. Criou a Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte, destinada à educação de crianças "excepcionais", e a escola para excepcionais da Fazenda do Rosário, sua mais importante contribuição e, hoje, referência pedagógica.

A Experiência de Educar para Além dos Conteúdos: As Contribuições de Claire Lange e Helena Antipoff - Leia mais…

A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 10:55

As principais conclusões do livro “Non-State Actors and Sustainable Development in Brazil – The Diffusion of 2030 Agenda” (2023) foram discutidas nesta mesa-redonda com a participação do autor, o sociólogo Eduardo Gonçalves Gresse. A obra investiga como os atores não governamentais se tornaram impulsionadores-chave da difusão da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil. O livro questiona por que os atores não estatais (academia, sociedade civil e setor privado) dedicaram tanto tempo, esforço e recursos para promover uma agenda não vinculativa que foi ratificada e é principalmente atribuída aos atores estatais, apesar das circunstâncias adversas para sua implementação. De acordo com os organizadores da mesa-redonda, “uma série de conflitos políticos e desafios estruturais persistem, tornando a implementação dessa agenda e a governança do desenvolvimento sustentável no país uma tarefa extremamente desafiadora”. O evento tratou das principais barreiras para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Também procuraram identificar o que o caso brasileiro pode ensinar sobre os desafios e oportunidades para a governança do desenvolvimento sustentável de forma mais ampla.

A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável - Leia mais…

As Múltiplas Dimensões da Tragédia no Rio Grande do Sul

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 10:25

O webinar tratou da ineficácia das ações adotadas para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas até o momento; o impacto do modelo neoliberal na desigualdade e nos serviços públicos; o desmantelamento de políticas públicas; a baixa capacidade adaptativa dos municípios brasileiros e a necessidade de construir planos adaptativos fortes e conectados às realidades locais. Os participantes foram Paulo Artaxo (IEA e IF-USP), Lorena Fleury (UFRGS; e Juliano de Sá (UFRGS). A organização e a moderação foram de Gabriela Di Giulio (IEA e FSP-USP) e Pedro Roberto Jacobi (IEE e IEA-USP). Segundos os organizadores, para além dos fenômenos climáticos, a tragédia no Rio Grande do Sul evidencia como a interação entre elementos, discutidos há anos nos estudos sobre as dimensões humanas das mudanças climáticas, produz sofrimento generalizado e intensifica processos vulnerabilização.

As Múltiplas Dimensões da Tragédia no Rio Grande do Sul - Leia mais…

Lançamento do e-Book "Ensaios Críticos e Experimentações em Direitos Humanos, Democracia e Memória"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 10:27

Evento de apresentação do e-book produzido pelo Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia e Memória, com a participação de organizadores e autores. Disponível no Portal de Livros Aberto da USP, a obra reúne 17 ensaios escritos por integrantes do grupo. Os textos estão divididos em quatro áreas temáticas: Reflexões Teóricas e Críticas a Discursos de Direitos Humanos; Críticas ao Autoritarismo, a Mecanismos Institucionais e Violações de Direitos Humanos e Direitos de Memória; Imaginações, Arte e Estéticas pelos Direitos Humanos e Memória; e Criações de Espaços e Práticas Coletivas.

Lançamento do e-Book "Ensaios Críticos e Experimentações em Direitos Humanos, Democracia e Memória" - Leia mais…

Série sobre Complexidade (11ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 09:54

Nesta 11ª conversa da segunda temporada da Série sobre Complexidade, organizada pelo economista José Eli da Veiga, professor sênior do IEA, o biólogo Gustavo Maia Souza (UFPel) é entrevistado pelo também biólogo Marcos Buckeridge (IEA e IB-USP). A primeira temporada, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ciência da complexidade. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a complexidade entretém com a sistêmica (ou sistemologia), segundo Veiga. A proposta da segunda temporada é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto - de identificar eventuais arquipélagos ou clusters, explica o organizador. O objetivo é entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas.

Série sobre Complexidade (11ª Conversa) - Leia mais…

Uma Nova Estória para a Evolução Humana Feita de Oportunidades, não Seleção

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/05/2024 09:47

Contrariando a teoria da evolução baseada na seleção natural, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, titular da Cátedra Otavio Frias Filho, defende uma abordagem que priorize oportunidades energéticas e a não relevância da aptidão. Para ela, o cérebro humano transforma evolução em progresso graças à tecnologia e à cultura que é capaz de construir. A preocupação passa a ser manter essas realizações vivas.

Uma Nova Estória para a Evolução Humana Feita de Oportunidades, não Seleção - Leia mais…

"Capitalismo de Plataforma" e seus Impactos no Mundo do Trabalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 02/05/2024 12:33

Este seminário caracteriza os setores impactados pela "plataformização do trabalho” (que se baseia na premissa de ter o trabalhador em localização específica e utiliza a Inteligência Artificial), e discute o caso dos bancos na economia digital; bem como a gestão flexível e algorítmica e suas incidências na saúde mental. Os participantes também refletem sobre alternativas e estratégias de enfrentamento ao "capitalismo de plataforma".

"Capitalismo de Plataforma" e seus Impactos no Mundo do Trabalho - Leia mais…

Série sobre Complexidade (10ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:08

A primeira temporada desta série, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’), segundo o organizador, José Eli da Veiga, professor sênior do IEA. A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Espera-se, sim, entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas. Nesta conversa, recebemos a física Flora Bacelar, da UFBA, que é entrevistada pelo físico e filósofo Osvaldo Pessoa Jr., da FFLCH/USP.

Série sobre Complexidade (10ª Conversa) - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrogênio Verde e Estratégias para Redução de Emissões

por Jorge Paulo Soares — última modificação 06/05/2024 11:32

Ciclo Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 Dando continuidade ao Ciclo, este evento explora principalmente o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de hidrogênio verde, abordando os desafios e as oportunidades desse vetor energético. Além de discutir estratégias eficazes para a redução das emissões de gases do efeito estufa, com foco em políticas e inovações tecnológicas.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Hidrogênio Verde e Estratégias para Redução de Emissões - Leia mais…

Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:16

A educadora Bernardete Gatti, pesquisadora colaboradora da Fundação Carlos Chagas (FCC) e decana da Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual da Educação de São Paulo, é a nova titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. Ela assumiu o posto ocupado até recentemente pelo epidemiologista Naomar de Almeida Filho, da Universidade Federal da Bahia e ex-professor visitante do IEA. Gatti já participava do Conselho Consultivo da cátedra.

Posse de Bernardete Angelina Gatti como Titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica - Leia mais…

Saúde Mental: a Violência Social e das Instituições

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:27

Este seminário promove o debate sobre o papel das instituições de saúde mental como produtoras de violências e de negação de cuidados e direitos para pessoas que adentram o circuito institucional de serviços de saúde mental. Segundo os organizadores, “a expressão máxima das instituições da violência são os hospitais psiquiátricos e a própria psiquiatria, com todos os seus aparatos técnicos, jurídicos, administrativos, de saberes e práticas que produzem a negação do outro como pessoa de direitos”. Coloca-se, ainda, a necessidade de, neste campo, discutir o racismo e construir políticas antirracistas, de discutir a LGBTQIA+ fobia e construir práticas atentas à diversidade sexual, tratar dos contextos da violência urbana e de construir estratégias que enfrentem o problema.

Saúde Mental: a Violência Social e das Instituições - Leia mais…

Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:44

Este seminário trata da forma como a comunidade do ex-núcleo colonial de Cascalho recolheu, catalogou e criou instituições para a preservação de sua memória, por meio de laços de pertencimento em torno da herança da imigração italiana. Os participantes também discutem como o trabalho de inventariar e digitalizar arquivos de fazendas, escolas e núcleos coloniais permitiu a preservação do patrimônio do interior paulista.

Laços Comunitários e Preservação da Memória da Imigração: o Caso do Ex-Núcleo Colonial de Cascalho - Leia mais…

A Teoria da Turbulência de Heisenberg e suas Aplicações

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:23

Neste encontro, o conferencista fala sobre a teoria da turbulência, desenvolvida no final dos anos 1940 pelo físico alemão Werner Heisenberg (1901-1976). São expostos, principalmente, os fundamentos da teoria em sua formulação original e em seu contexto histórico. Ele também trata da utilização da formulação de Heisenberg (e suas generalizações) em diversos ramos da ciência atual, entre os quais Meteorologia, Astrofísica, Aerodinâmica, Oceanografia e na Matemática (Caos e Sistemas Dinâmicos).

A Teoria da Turbulência de Heisenberg e suas Aplicações - Leia mais…

Natureza, Cultura Andina e Concepções Doutrinárias Jesuíticas

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/04/2024 15:25

O livro apresentado, Naturaleza, cultura andina y concepciones doctrinales jesuíticas. Las iglesias del Lago Titicaca en Chucuito tardo colonial, reúne as pesquisas de tese de doutorado da Dra. Carla Maranguello, orientada pelo Prof. Ricardo González, e defendida em 2021 na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Carla aborda o estudo de um corpus de igrejas coloniais erguidas entre meados do século XVII e meados do século XVIII, localizadas às margens sudoeste do Lago Titicaca, na província peruana de Chucuito, principalmente nas cidades de Juli, Pomata e Zepita. O principal interesse da obra reside na localização geográfica das igrejas e nas ligações com a ontologia animista, no uso do mundo natural em fontes doutrinárias, na iconografia fitomórfica e zoomórfica da ornamentação arquitetônica e nas particularidades da doutrinação jesuíta.

Natureza, Cultura Andina e Concepções Doutrinárias Jesuíticas - Leia mais…

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Visão Geral e Impactos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 13:18

Este encontro inaugura o ciclo mensal de seminários destinado a discutir os principais aspectos da transição energética. O expositor apresenta uma visão geral do projeto Impulso Energético Sustentável, detalhando seus objetivos principais e a abordagem multidisciplinar adotada. Também discute o impacto esperado na transição e sua contribuição para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 da Agenda 2030 da ONU, o qual preconiza o uso de energia renovável e limpa pelos países.

Diálogos para o Futuro: Transição Energética e ODS7 - Visão Geral e Impactos - Leia mais…

I Seminário Internacional "Ciência Encontra a Filantropia"

por Sergio R V Bernardo — última modificação 30/04/2024 14:12

Um encontro da Sala do Conselho Universitário reuniu líderes de universidades, instituições de pesquisa, entidades filantrópicas, agências de financiamento, autoridades governamentais de ciência e tecnologia e pesquisadores engajados na filantropia voltada à ciência. A experiência internacional sobre a intersecção de filantropia e ciência foi o tema da conferência de Joseph R. Betancourt, presidente do Commonwealth Fund, entidade sediada em Nova York, EUA, que desde 1918 se dedica a apoiar a ciência, com ênfase no campo da saúde.

I Seminário Internacional "Ciência Encontra a Filantropia" - Leia mais…

Estado Plurinacional: Relevância e Atualidade

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/04/2024 15:17

Estado de nacionalidades, plurinacionalidade ou multinacionalidade pode ser debate já antigo ou solução aventada em algum momento de nossas histórias para solucionar conflitos nacionais e confrontar as opressões nacionais promovidas pelos Estados Modernos. A plurinacionalidade assumida oficialmente, no entanto, nas constituições de dois estados latino-americanos, Equador e Bolívia, junto a outras perspectivas e dimensões institucionalizadas, tais como 'Direitos da Natureza' e 'Bem Viver', compõe um conjunto de originalidades que pode abrir caminho para democratizar os poderes dos estados nacionais, ampliar o reconhecimento e o espaço para a existência e realização das diversidades, atendendo assim às aspirações urgentes e necessárias, para o mundo de hoje, de paz, convivência, respeito a todas as formas de vida e de existência. No contexto atual, de nacionalidades sufocadas e de intensificação da degradação socioambiental, o debate está aberto e continua sendo necessário.

Estado Plurinacional: Relevância e Atualidade - Leia mais…

Os 50 Anos do Ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico”, de Celso Furtado

por Sergio R V Bernardo — última modificação 23/07/2024 09:23

Redigido por Celso Furtado durante período na Universidade de Cambridge, o ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico” resultou de análise do relatório “The Limits to Growth”, de 1972, em que vários pesquisadores apontaram para a redução do crescimento econômico e populacional diante de recursos naturais limitados. Ele considerou um “raciocínio falacioso” a expectativa de que um dia os países subdesenvolvidos pudessem ter um padrão econômicos similar ao dos países já desenvolvidos nos anos 70. O relatório seria, portanto, uma prova de que o desenvolvimento econômico é um mito. A visão do economista foi motivo de várias análises nas últimas décadas, algumas até o apontaram como um pioneiro na concepção de um imbricamento entre economia e ecologia, apesar de ele e outros economistas de sua geração terem se esquivado da relação entre crescimento econômico e natureza. A intenção deste seminário é verificar se os expositores conseguem mostrar evidências contrárias à ideia de que Furtado teria sido uma espécie de “negacionista” do desenvolvimento sustentável.

Os 50 Anos do Ensaio “O Mito do Desenvolvimento Econômico”, de Celso Furtado - Leia mais…

Goethe e a Filosofia: Teatro e Vida como Formação e Cultura

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:53

O romance "Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister", de Goethe, é analisado neste encontro a partir dos significados filosófico, estético, literário, educacional, psicológico e social que registrou em sua época e continuou tendo nas ciências humanas, principalmente devido à repercussão do conceito de Bildung, que pode ser traduzido por formação, educação ou cultura.

Goethe e a Filosofia: Teatro e Vida como Formação e Cultura - Leia mais…

Série sobre Complexidade (9ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 15:04

A primeira temporada desta série, realizada em 2023, confirmou a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’). A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Espera-se, sim, entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas. Para a 9° conversa, recebemos os engenheiros José Roberto Piqueira e Enio Blay, ambos da Escola Politécnica da USP.

Série sobre Complexidade (9ª Conversa) - Leia mais…

Diálogos Urbanos: Engels e Lefebvre, um Fio Histórico da Produção do Espaço

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:50

O seminário trata da pertinência do tema da cidade e do habitar desde a condição apontada por Friedrich Engels (1820-1895) em seu famoso livro “A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra” (1845), questão que ele voltou a abordar nos ensaios reunidos em “Contribuição ao Problema da Habitação” (1873). A discussão compreende a retomada do tópico por Henri Lefebvre (1901-1991), que propôs uma leitura temática dessa produção pioneira no pensamento marxista, a qual, por sua ênfase, colocou o espaço, o urbano e a cidade no centro da crítica da economia política e da problemática urbana contemporânea.

Diálogos Urbanos: Engels e Lefebvre, um Fio Histórico da Produção do Espaço - Leia mais…

Do Comunicar ao Habitar: Desafios Epistêmicos da Comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:45

Este evento discute as interfaces entre digitalização, meio ambiente e debate público. O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades encontrados em dinâmicas de redes e bases de dados cada vez mais complexas, analisando o impacto da tecnologia no universo da comunicação e do conhecimento.

Do Comunicar ao Habitar: Desafios Epistêmicos da Comunicação diante do Antropoceno e das Emergências Climáticas - Leia mais…

A Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho: Impactos, Inquietudes e Desafios (Parte 1)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:37

Este seminário inaugura um ciclo de reflexões e debates sobre alguns impactos adversos da inteligência artificial (IA) no mundo do trabalho. Os expositores e debatedores abordam temas como: IA, gênero e trabalho; os custos da IA para a natureza e a sociedade; e as condições de trabalho e seus impactos na saúde dos trabalhadores brasileiros inseridos em plataformas de treinamento de dados para a produção de IA. Os debates incluem a análise de como a gestão algorítmica do trabalho opera para garantir a adesão dos trabalhadores às plataformas e para ocultar os conflitos do trabalho, direcionando-os para o nível individual e produzindo um cenário de individualização do sofrimento.

A Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho: Impactos, Inquietudes e Desafios (Parte 1) - Leia mais…

Série sobre Complexidade (8ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 15:41

A 8° conversa da Série sobre Complexidade foi com Sandro Schlindwein, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Como doutor em ciências agrárias, sua experiência passa pelo pensamento sistêmico para lidar com situações de complexidade, envolvendo por exemplo mudanças climáticas e governança de sistemas social-ecológicos. Stephen Hawking proclamou que o século 21 seria marcado pela complexidade. Os encontros com pesquisadores das áreas de física, biologia, filosofia da ciência, semiótica, biologia e lógica buscam uma avaliação dos avanços das pesquisas e debates em torno dessa profecia de Hawking, investigando os limites do conhecimento científico e filosófico e a amplitude da complexidade no mundo moderno.

Série sobre Complexidade (8ª Conversa) - Leia mais…

O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 14:07

Na formação histórica brasileira, o "elixir das relações sociais e raciais" não foi o espírito da igualdade nem o da liberdade, prevalecendo assim uma diversidade com baixa cooperação, segundo o cientista político Carlos Sávio Gomes Teixeira, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), expositor neste seminário. Carlos explica que o descompasso entre diversidade e cooperação se deve a uma singularidade da sociedade brasileira: a combinação de uma estrutura socioeconômica muito desigual com uma cultura sincrética, lastreada numa lógica em que "a pedra de toque sempre foi a harmonia de contrários". Para ele, a diversidade cultural do país, reforçada pelas enormes diferenças regionais, requer – para se tornar recurso a serviço do desenvolvimento e da verdadeira inclusão –, cooperação, "o espírito e a prática que mais nos têm faltado".

O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação - Leia mais…

UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:45

Nesse seminário é discutido os desafios dos centros urbanos a partir da análise de políticas públicas e práticas de desenvolvimento responsáveis, necessárias para criar cidades que sejam tecnologicamente avançadas e socialmente equitativas. O assunto central é a diversidade cultural na criação de espaços públicos acessíveis e inclusivos para seus habitantes por meio do lazer e turismo, diante da indústria cultural contemporânea. Os organizadores promovem uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a idealização das “cidades inteligentes”, identificando soluções para enfrentar os desafios socioculturais a elas ligados.

UrbanSus - Desafios das Cidades Inteligentes - Leia mais…

Democracy in Latin America: Regression or Resilience?

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:55

Nos últimos anos, a consolidação democrática vivenciada pela América Latina no começo da primeira década dos anos 2000 começou a mostrar fissuras em meio aos desafios do populismo de esquerda e de direita. Segundo os organizadores deste evento, a crise política é hoje global e se interliga com desafios como a pandemia de Covid-19, a recessão econômica, as alterações climáticas e o papel cada vez mais preponderante de potências autocráticas como a China e a Rússia, que exercem pressões adicionais sobre os regimes democráticos. No seminário, especialistas discutem as tendências atuais de “regressão democrática” e de expansão das autocracias, além de tratar dos exemplos de resiliência e possibilidades de defesa da democracia na América Latina.

Democracy in Latin America: Regression or Resilience? - Leia mais…

Mecânica Relacional e Implementação do Princípio de Mach com a Força de Weber Gravitacional

por Sergio R V Bernardo — última modificação 29/04/2024 13:32

Este seminário trata da mecânica Newtoniana e do princípio de equivalência (proporcionalidade entre as massas inerciais e gravitacionais), juntamente com as experiências de queda livre de Galileu e a do balde de Newton. São discutidas as críticas de Leibniz, Mach e Einstein aos conceitos de espaço e de tempo absolutos de Newton, bem como o princípio de Mach. Ainda, o conferencista fala da mecânica relacional que implementa quantitativamente o princípio de Mach com a força de Weber gravitacional.

Mecânica Relacional e Implementação do Princípio de Mach com a Força de Weber Gravitacional - Leia mais…

Eleição IEA: Propostas para 2024-2028

por Sergio R V Bernardo — última modificação 13/03/2024 12:24

A chapa composta por Roseli de Deus Lopes, candidata a diretora, e Marcos Silveira Buckeridge, candidato a vice-diretor, apresenta suas propostas para os próximos quatro anos de gestão e responde a perguntas de pesquisadores do IEA e da comunidade acadêmica.

Eleição IEA: Propostas para 2024-2028 - Leia mais…

Série sobre Complexidade (7ª Conversa)

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:17

As seis primeiras conversas da primeira temporada desta série, realizadas em 2023, confirmaram a heterogeneidade e dispersão das concepções e pontos de vista sobre o que poderá vir a ser uma ‘Ciência da Complexidade’. Particularmente relevantes parecem ser as incógnitas sobre a estranha relação que a ‘complexidade’ entretém com a ‘sistêmica’ (ou ‘sistemologia’). A proposta agora é dar continuidade aos depoimentos de pesquisadores, sem qualquer pretensão - por enquanto -, de identificar eventuais arquipélagos ou clusters. Na perspectiva de entender melhor o amplo leque de focalizações e perspectivas, auxiliam as visões de mais pesquisadores, principalmente biólogos, economistas, engenheiros e físicos.

Série sobre Complexidade (7ª Conversa) - Leia mais…

UrbanSus - Adaptar Cidades: Gestão e Enfrentamento de Riscos Ambientais

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:09

Em vista do aumento de eventos climáticos extremos, em especial os hidrológicos, que tem ocasionado perda de vidas e prejuízos econômicos em cidades brasileiras, esse encontro apresentou mecanismos institucionais para prevenção e minimização de riscos para moradores de áreas vulneráveis e debateu sobre experiências concretas de ações de mitigação e adaptação realizada em cidades frente aos desafios climáticos.

UrbanSus - Adaptar Cidades: Gestão e Enfrentamento de Riscos Ambientais - Leia mais…

Gênero e Carreira Docente na USP: Trajetórias e Novos Desafios

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 12:52

Neste seminário, as convidadas Liedi Bernucci (IPT), Patrícia Gama (ICB/USP) e Ana Elisa Bechara (FD/USP) falam sobre suas trajetórias e os desafios atuais da vida acadêmica, da perspectiva de suas respectivas áreas de atuação. O evento foi organizado no âmbito do projeto Fapesp Gender STI, cujo objetivo é acompanhar a participação das mulheres em diferentes instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e pensar políticas públicas mais inclusivas e diversas em diferentes ambientes científicos

Gênero e Carreira Docente na USP: Trajetórias e Novos Desafios - Leia mais…

Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sergio R V Bernardo — última modificação 11/03/2024 13:01

No dia 1º de março, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites tomaram posse como titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência para 2024. Elas assumiram a posição ocupada anteriormente pela escritora Conceição Evaristo. O programa elaborado por elas, “Caminho da cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas”, tem foco nos saberes e fazeres das mulheres indígenas, a partir de experiências nas mais variadas áreas – do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar –, como também de suas atuações na política, na academia e nas artes.

Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência - Leia mais…

As Cartas Indipetae: um Horizonte Aberto para Oriente e para Ocidente

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:01

As Indipetae, cartas escritas ao Padre General da Companhia de Jesus, principalmente por jovens que desejavam ser missionários, expressavam anseios, preferências, motivações, talentos e habilidades na realização das missões. Este evento apresentou o trabalho de dois pesquisadores na análise das cartas Indipetae, demonstrando a riqueza desses documentos para diversos campos da História.

As Cartas Indipetae: um Horizonte Aberto para Oriente e para Ocidente - Leia mais…

UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:20

Justiça ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade, diante de uma emergência climática, são pautas que movimentam iniciativas da sociedade civil, pesquisas acadêmicas e poder público na regeneração dos rios urbanos. Especialistas discutem a situação de São Paulo, uma cidade que nasceu entre rios, agora com seus córregos e nascentes cobertos e esquecidos, que tem grande potencial ao rever as políticas de preservação.

UrbanSus - Cultura, Cuidado e Regeneração de Rios Urbanos - Leia mais…

Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 11:55

O primeiro de dez seminários a serem promovidos pelo recém-criado Observatório dos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho sobre a vida e saúde da classe trabalhadora buscou analisar a conjuntura e identificar os projetos de lei no Congresso Nacional discutindo suas ameaças ou oportunidades à classe trabalhadora brasileira. O objetivo foi contribuir com o processo legislativo, seja para enfrentamento, aperfeiçoamento ou melhoria dos projetos com formulação de contrapropostas.

Análise da Conjuntura e das Pautas no Congresso Nacional que Podem Impactar a Classe Trabalhadora - Leia mais…

Futurizing Science Education for the Society of Acceleration and Uncertainty

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:28

Olivia Levrini, professora do Departamento de Física e Astronomia Augusto Righi, na Universidade da Bolonha, falou sobre seu projeto mais recente, que propõe uma discussão sobre os novos papéis da ciência em uma educação orientada ao futuro, frente a uma sociedade de incertezas e na qual a noção de tempo se dá de modo acelerado. Nesta conferência, ela apresentou aspectos de sua agenda de pesquisa, abrindo a oportunidade de interação sobre perspectivas de ponta no cenário global para o campo da educação em ciências.

Futurizing Science Education for the Society of Acceleration and Uncertainty - Leia mais…

Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:34

Esta conferência de Robert Sparrow baseou-se na filosofia “neo-republicana” de Philip Pettit, para argumentar que desenvolver uma "IA amigável" não mudaria o fato de que o advento de uma superinteligência seria desastroso para a humanidade, nos tornando escravos de máquinas. “Se realmente pensamos que existe o risco de que a pesquisa em IA conduza ao surgimento de uma superinteligência, então precisamos repensar se é de fato sábio desenvolver a IA”, argumenta Sparrow.

Por Que não Deveríamos Querer Ser "Pets" de Máquinas Superinteligentes - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 4 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 3 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:37

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 3 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 2 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 2 de 4 - Leia mais…

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 1 de 4

por Sergio R V Bernardo — última modificação 05/03/2024 12:38

Durante dois dias, especialistas abordaram a complexidade da orfandade, agravada pela pandemia, com foco nos impactos físicos e mentais em crianças e adolescentes. Eles exploraram a interseção de fatores como raça, gênero e desigualdades socioeconômicas, destacando a importância de uma perspectiva de direitos e políticas públicas.

Orfandade no Brasil: Diálogos Interdisciplinares em Direitos e Políticas Públicas para a Infância - Parte 1 de 4 - Leia mais…

Políticas Públicas de Educação Ambiental como Elemento Estruturante dos Processos de Construção de Capacidades Adaptativas e Transformadoras de Territórios

por Jorge Paulo Soares — última modificação 19/02/2024 10:17

Este primeiro evento do ciclo "O Brasil Voltou: Diálogos Transdisciplinares sobre Meio Ambiente e Sociedade" discute o papel da educação ambiental nos processos e estratégias de enfrentamento da crise climática e seus desdobramentos no Brasil, dentro do contexto da retomada dos processos democráticos do Estado de direito em 2023, segundo os organizadores da série de seminários. Eles consideram que estratégias top-down adotadas tanto no nível nacional quanto no internacional, embora de relevância indiscutível, não são suficientes para dar conta da magnitude dos desafios. Ainda que estruturantes do ponto de vista do estabelecimento de um arcabouço maior para o enfrentamento dos riscos e impactos climáticos, essas iniciativas não endereçam soluções concretas para lidar com os problemas nos níveis local e regional, afirmam. Os expositores são Evandro Albiach Branco (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Marcos Sorrentino (Esalq-USP e Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática), Maria Henriqueta Andrade Raymundo (Anppea e UFABC), Rachel Trajber (Cemaden-Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações) e Thais Brianezi Ng (ECA-USP e Fundo Brasileiro de Educação Ambiental).

Políticas Públicas de Educação Ambiental como Elemento Estruturante dos Processos de Construção de Capacidades Adaptativas e Transformadoras de Territórios - Leia mais…

Tecnologias a Serviço do Empoderamento e Emancipação de Trabalhadores e Trabalhadoras

por Jorge Paulo Soares — última modificação 29/05/2024 13:39

Este Seminário Interdisciplinar no IEA/USP visa conhecer, debater e amplificar ao menos três propostas, modelos ou experiências que buscam dar forma concreta à caminhada - por certo longa e penosa – rumo ao empoderamento (no sentido freireano) e emancipação da classe das pessoas-que-vivem-do-trabalho. Dois modelos desenvolvidos em/para o trabalho plataformizado de entregadores e entregadoras (motos e/ou bicicletas) e uma proposta para que todas as pessoas possam ter em suas mãos – literalmente – seu dossiê trabalhista e previdenciário e sua história de vida inteira, nestas esferas. Aquilo que outros conhecem e detêm (e manipulam), quando os próprios trabalhadores e trabalhadoras desconhecem dados e informações que lhes pertencem.

Tecnologias a Serviço do Empoderamento e Emancipação de Trabalhadores e Trabalhadoras - Leia mais…