Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
A Máquina de Crenças e a Ignorância do que É a Ciência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:12No 4º encontro do ciclo “O que a Ignorância tem a nos ensinar?”, o psicólogo Ronaldo Pilati expôs como a mente humana constrói suas crenças de maneira intuitiva — segundo ele, primeiro acreditamos, e apenas depois justificamos nossas crenças. Aliadas a uma formação científica básica insuficiente, as características cognitivas podem produzir ignorância e desinformação.
Life in the Cognitive Era (Segundo encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:30Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda as novas tecnologias e suas implicações na educação, trabalho, saúde e bem-estar. Além disso, defende que as tecnologias são “ditrópicas” — com possíveis efeitos positivos e negativos, elas precisam ser direcionadas para otimizar seu uso. Neste seminário, o pesquisador explicou quais medidas considera cruciais para que a tecnologia seja usada da melhor maneira no futuro.
O Dispositivo Cinematográfico na Construção de Outros Regimes de Verdade: O Documentário Pastor Cláudio
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:19A diretora e roteirista Beth Formaggini debateu com pesquisadores o documentário “Pastor Cláudio”, obra que retrata o encontro entre Cláudio Guerra, ex-delegado responsável por assassinatos e incinerações de opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, psicólogo e ativista dos direitos humanos que trabalha no atendimento a vítimas de violência do Estado. Hoje bispo evangélico, Cláudio Guerra revela no filme “como fazia para desaparecer com corpos durante sua atuação como agente do Estado brasileiro no período da ditadura”, explicam os organizadores do encontro.
As Interfaces do Genocídio no Brasil: Raça, Gênero e Classe
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:16O seminário abordou as condições de saúde da população negra no Brasil. Os expositores são autores e organizadores do último volume da série Temas em Saúde Coletiva, dirigida aos profissionais do SUS, com o intuito de disseminar conhecimentos práticos e científicos necessários ao atendimento rotineiro da população negra.
Democracies and Democratic Innovations
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 10:46Os desafios pelas quais diversas democracias têm passado na última década impulsionaram a criação de mecanismos inovadores de engajamento público, como os Mini-públicos e os Júris de Cidadãos. Foi sobre esse tema que Iain Walker, diretor executivo do newDemocracy Foundation, da Austrália, falou neste seminário.
Liberdade de Imprensa e Democracia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 12:10Jornalistas do mercado e da academia se reuniram para discutir os desafios presentes e futuros do jornalismo brasileiro e a importância da imprensa livre como pilar da democracia.
Educação e Clima
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:46A meta 13.3 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU tem como objetivo “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação global do clima, adaptação, redução de impacto, e alerta precoce à mudança do clima”. O envolvimento da sociedade civil na agenda climática, apesar de pequeno, está ampliando sua notoriedade por meio da juventude. Este encontro reuniu a ciência e a sociedade, à luz das mobilizações dos jovens, em prol de ações para a agenda climática.
30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:17Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta segunda parte, três pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 1 do vídeo, outros dois pesquisadores trataram do tema.
30 Anos de História do Cerco de Lisboa, de José Saramago - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 09:16Em comemoração aos 30 anos da publicação de "História do Cerco de Lisboa", de José Saramago, o IEA sediou uma rodada de conferências sobre esse livro que encerra a primeira fase literária do escritor português. Nesta primeira parte, dois pesquisadores analisaram a obra de Saramago sob múltiplas perspectivas, na interface entre literatura, história e filosofia. Na parte 2 do vídeo, outros três pesquisadores trataram do tema.
Educação e Sustentabilidade - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Educação e Sustentabilidade - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 08/10/2019 13:03O 1º seminário do ciclo “As Várias Faces do Risco e os Desafios da Educação na Sociedade contemporânea" tratou das mudanças climáticas e o risco civilizatório, na medida em que o progresso da sociedade industrial e a sustentabilidade parecem se negar mutuamente. Neste cenário, uma esperança parece emergir: a educação poderá desempenhar papel fundamental na superação dos impasses entre melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
The Role of Ethics and Governance in Artificial Intelligence - O Papel da Arte na Ética e Governança em Inteligência Artificial
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 06/10/2019 23:35Os impactos da inteligência artificial (IA) em nosso cotidiano levantam questões sobre privacidade, manipulação midiática, armas autônomas, uso malicioso de programas e aumento de desemprego, entre outras. A palestrante abordou quem são os principais atores envolvidos nesse campo e a relação da arte com o tema, além de ter apresentado propostas de diretrizes governamentais para a área, oriundas de instituições públicas e privadas que encabeçaram as discussões sobre a ética da IA.
O Matriarcado de Pindorama - A Impossibilidade do Silêncio
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:19O tema do 8º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" foi a rica participação feminina na arte brasileira. Para os organizadores, esse aspecto diferencia a cultura do país se comparada com outras sociedades. O seminário reuniu mulheres dos mais diversos campos de expressão.
Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália no Século XVIII
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:51O seminário tratou das pesquisas de Lazzaro Spallanzani, cientista do século 18 que realizou experimentos sobre a origem dos “animálculos” das infusões. Como comparação, foi analisada também as pesquisas de John Needham, que apontavam para resultados diferentes de Spallanzani.
Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.
Da Fragilidade, da Falta de Rigor, dos Enganos da Ciência e do Falseamento da Paisagem
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:16Com a presença de pesquisadores e artistas plásticos, o 7º encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu como a ciência, em especial a pseudo-ciência, tem situações de falhas e equívocos e como os artistas exploram esses momentos de dificuldade de saber.
As Ignorâncias Humanas na Perspectiva Evolucionista
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:12A exposição partiu do princípio que o evolucionismo pode ajudar a entender algumas instâncias da irracionalidade e ignorância humana. Um exemplo são as faculdades psicológicas adaptadas a aspectos específicos do modo de vida caçador-coletor ancestral que geram raciocínios e decisões disfuncionais quando ativadas fora de seu contexto original. O anti-intelectualismo também foi tema de discussão, uma vez que pode pode estar enraizado em orientações tribalistas que visam à proteção do grupo, ativados pelo medo e perigo de contágio.
Simpósios USP Cidades Globais 2019 (7º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:26Representantes do Instituto Camila e Luiz Taliberti, criado em homenagem a vítimas fatais do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, fizeram uma exposição em que apresentaram a entidade e abordaram detalhes da tragédia, como o despreparo e incapacidade de resposta da Justiça e do Estado, além das responsabilidades da Vale no caso.
Patrimônio Cifrado: A Circulação de Modelos nas Missões Jesuíticas na América do Sul - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:01A pesquisadora Giovanna Rosso del Brenna, da Universidade de Gênova, abordou a questão do modelo de aldeia planejado pelos jesuítas em suas missões na América do Sul. A princípio, o estudo do tema pode indicar que os jesuítas consideravam a questão pouco importante, mas o modelo, na verdade, é complexo e incorpora referências de experiências indígenas, dos conquistadores e da tradição medieval.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 6 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 5 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 4 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:05O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 3 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 2 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:04O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
História dos Saberes Psicológicos na Cultura Brasileira - Parte 1 de 6
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 16:03O curso abordou os aspectos da história dos saberes psicológicos na cultura brasileira, ou seja, o estudo de aspectos das visões do mundo relacionados a conceitos e práticas psicológicos. Tais saberes são reconstruídos através de investigações históricas que focam fontes, objetos, métodos e atores do processo de construção de conhecimentos e práticas psicológicas no Brasil. O recorte temporal abarcou o período do século XVI ao fim do século XVIII.
Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.
Guerras Híbridas: Uso Maligno do Conhecimento - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31A expressão "Guerras Híbridas" se relaciona com o estudo de estratégias bélico-militares que utilizam como arma "a retórica desestabilizadora de memórias", segundo a física Eda Tassara. Nesta conferência, ela abordou este tema, que envolve, por exemplo, distribuição de fake news e uso de big data. "É oposto do Iluminismo; o sequestro do conhecimento por um projeto político-econômico", define a pesquisadora.
Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.
Crime Organizado e Corrupção na Visão de Pesquisadores e Agentes Públicos - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:01Pesquisadores e agentes públicos se reuniram para analisar e debater as características do crime organizado e da corrupção no Brasil. Com base em diferentes estratégias de pesquisa e experiências concretas à frente de cargos públicos, os expositores, entre eles dois ex-ministros, também abordaram o papel de órgãos de justiça e das instituições políticas nessas áreas.
Amazônia: Povos e Projetos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:17Pesquisadores que viajaram pelo estado de Roraima conhecendo comunidades ribeirinhas apresentaram suas impressões e o que consideram como as principais ameaças ao estilo de vida dessas populações. Professores de universidades federais de Roraima, Rondônia e Ceará, eles afirmam que as interferências do homem na região Amazônica, principalmente na forma de desmatamentos e queimadas, já causam danos imediatos e visíveis à integridade física das comunidades e aos ciclos econômicos baseados em coleta, pesca e cultivo de mandioca.
Escola, Diversidade e Equidade - Parte 2 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:36O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.
Escola, Diversidade e Equidade - Parte 1 de 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:31O ciclo "A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes" é centrado na profissão e na formação de professores, bem como na escola e suas funções de condução da aprendizagem, vivência e produção cultural, protagonismo comunitário e inclusão social. Neste 1º encontro, os temas diversidade e equidade foram articulados com as práticas educativas e o papel da escola.
Arte, Música, Física e Psicanálise
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00O 6° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" discutiu as possibilidades de interdisciplinaridade entre conhecimentos diversos. Da física à biologia sintética e dos acordes musicais ao texto escrito, assim como suas relações intrínsecas com a psicanálise, que tem sua origem em Freud.
A Coelha e Eu: Arte, Ciência e Tecnologia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:00O 5° encontro da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" abordou inteligência artificial, as origens da cor-luz e a ética no universo da arte e da BioArt - manifestação artística inspirada na biologia que faz uso de moléculas, células, e organismos complexos como invertebrados a vertebrados.
Life in the Cognitive Era
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:38Professor visitante do IEA, Donald Peterson estuda a relação entre humanos e máquinas na era da tecnologia cognitiva (da conectividade, da inteligência artificial e dos robôs) e o desafio de fazer com que ela traga mais benefícios do que prejuízos a áreas como educação, trabalho, negócios e saúde. Segundo ele, todas as tecnologias são "facas de dois gumes", podendo produzir bons e maus efeitos, ou até mesmo ambos concomitantemente, de acordo com a maneira como são usadas.
Ignorância e Sociedade: Reflexões Filosóficas e Sociológicas sobre a Ignorância
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:58O segundo encontro do ciclo que trata da ignorância abordou as contribuições da filosofia e da sociologia para os estudos do tema. O conferencista falou da relação da ignorância com conceitos próximos a ela, como conhecimento, erro e irrelevância, além das respostas propriamente sociais ao fenômeno.
Innovation Diplomacy: an Introduction
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57Diplomata de carreira e chefe do setor de Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Nova Délhi, na Índia, Pedro Ivo Ferraz da Silva falou em sua exposição sobre sua experiência nas áreas de diplomacia, inovação e tecnologia e da necessidade da academia se atentar ao estudo destes conceitos.
Science Diplomacy As Career
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23Especialista internacional, conselheira, palestrante e educadora em diplomacia científica, Marga Gual Soler falou de sua experiência na área. Ela trabalha com governos, universidades, ONGs e organizações internacionais para fortalecer vínculos entre ciência e tecnologia.
Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (II) Cildo Meireles
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O segundo dia de debate foi dedicado a Cildo, que esteve presente.
Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas: (I) Leonardo da Vinci
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23As obras do polímata italiano Leonardo da Vinci e do artista plástico brasileiro Cildo Meireles foram tema de discussão do terceiro e do quarto encontros da "Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral". Com a premissa de que as trajetórias de Da Vinci e Meireles são marcadas pela interação entre a ciência e a arte, os especialistas convidados trouxeram abordagens históricas, científicas, matemáticas e sociológicas. O primeiro dia de atividade foi dedicado a Da Vinci.
México Después del “Neoliberalismo”: Los Retos del Cambio
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:20A conferência abordou as propostas de governo de Andrés Manuel López Obrador, que assumiu a presidência do México em dezembro de 2018. Com uma orientação ideológica oposta a seus antecessores, autodenominada "antineoliberal", Obrador prometeu um governo com novas políticas econômicas e sociais. Entre seus desafios, estão a necessidade de reduzir o alto índice de violência no país e de fortalecer a economia.
Divulgação Científica nas Redes Sociais para Melhorar o Diálogo entre Ciência e Sociedade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57As redes sociais permitem que a comunidade científica divulgue com rapidez informações diretamente à sociedade e, assim, ajude a combater fake news. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, Germana Barata defendeu que é dever dos cientistas informar à sociedade sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país.
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e Estados Unidos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23Juízes e promotores de justiça brasileiros e representante do governo americano se reuniram para trocar experiências e conhecimento em relação ao enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil e Estados Unidos. O debate abordou os programas de prevenção, repressão e atendimento às vítimas, bem como as políticas públicas necessárias para combater o tráfico.
Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 4 de 4)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:23Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.
Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 3 de 4)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:22Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.
Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 2 de 4)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:22Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.
Las Metrópoles como Espacios Urbanos en Transformación: Entre la Teoria que Explica y las Prácticas que Transforman (Parte 1 de 4)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21Com base em estudos de caso de cidades latino-americanas, o seminário abordou as transformações pelas quais os espaços urbanos têm passado e as boas práticas que podem ser adotadas para lidar com conflitos e problemas que surgem à medida que as metrópoles se expandem.
Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável II - Para qual Futuro?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21Os dois primeiros encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, que pretende esmiuçar as relações entre arte e ciência, abordaram a necessidade de pensar o futuro brasileiro e global sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. No segundo dia de atividades, discutiu-se questões brasileiras, como os desafios e problemas da educação, mas também desafios globais, como as mudanças climáticas e a necessidade de adaptar a dinâmica econômica mundial para um modelo sustentável.
Arte, Cultura e Ciência e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável I - As Urgências do Futuro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:21Os dois primeiros encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral, que pretende esmiuçar as relações entre arte e ciência, abordaram a necessidade de pensar o futuro brasileiro e global sob a perspectiva dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas. No primeiro dia de atividades, os desafios e problemas da educação e cultura brasileiras foram o foco da discussão.
Why People Believe What They Believe
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 10:57O primeiro seminário do ciclo “O Que a Ignorância Tem a Nos Ensinar?” teve como conferencista Stuart Vyse, especialista em supertição e comportamento irracional. Ao estudar a conexão das pessoas com suas crenças, e perceber que as ações geralmente determinam as crenças, e não o inverso, Vyse formula uma pergunta que baseia seu raciocínio: para o que servem as crenças?