Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
Pacto Federativo Brasileiro (Parte I)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:31Trinta anos após a promulgação da Constituição Federal, o Brasil contemporâneo passa por um momento em que a política e a eficiência das políticas públicas estão no centro dos debates sobre a democracia. Nesse seminário, Eduardo Giannetti, João Paulo R. Capobianco, Carolina de Gioia Paoli, Carlos Leite, Ricardo Young, Marcos Buckeridge, Marta Arretche, Bernard Appy e Arlindo Philippi Jr. buscam identificar forças e fraquezas do arranjo federativo nacional e apresentam propostas para seu fortalecimento.
Inteligência artificial e Aprendizado de Máquina: Estado Atual, Tendências e Aspectos Sociais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42André Ponce de Leon F. de Carvalho aborda os principais aspectos de Aprendizado de Máquina, assim como algumas de suas principais aplicações. Com o crescente uso do aprendizado de máquina, cresce também a preocupação com a boa aplicação de suas técnicas. Neste sentido, Carvalho versa sobre a necessidade de observar fatores como transparência, privacidade e respeito à legislação.
A Estrutura e o Sentido do Livro III de O Capital de Karl Marx
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:58O conferencista Jorge Luís da Silva Grespan apresenta a estrutura particular do Livro III de "O Capital" e o lugar do volume dentro do plano geral da obra projetada por Karl Marx. Grespan demonstra que os capítulos do livro realizam um projeto bem arquitetado de finalização do projeto de crítica da economia política. Desta forma, ele avalia ser possível rediscutir alguns problemas clássicos da leitura de "O Capital".
Mecanismo de Anticítera: a Enigmática Máquina do Universo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42Os resultados de mais de um século de estudos sobre o mecanismo de Anticítera, construído na Grécia há mais de 2.200 anos, são apresentados pela conferencista Beatriz Bandeira. Ela fala sobre a história do artefato, analisa suas estruturas e discute suas funções. Beatriz traça também um paralelo entre o mecanismo de Anticítera e outros dispositivos astronômicos mais recentes.
Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: Migrantes e Direitos Humanos (Oficina II)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 18:12A segunda oficina do ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos, que propõe utilizar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos, busca aprofundar o conhecimento sobre os migrantes no Brasil e no mundo. Com a mesma metodologia utilizada no primeiro encontro, apresenta o curta-metragem “100% Boliviano, Mano”, além de dados e estatísticas sobre o tema.
Linking Landscape Structure to Ecosystem Services
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:31Os pesquisadores Jonathan Rodhes e Martine Maron, ambos da School of Earth and Environmental Sciences (SEES) da Universidade de Queensland, na Austrália, debatem as relações que se estabelecem entre dois conceitos: “serviços ecossistêmicos” e “estruturas de paisagem”. O primeiro diz respeito ao conjunto de bens e serviços (tanto materiais quanto abstratos) que podem ser obtidos nos ecossistemas. O segundo se refere às dinâmicas do espaço, que podem influenciar a quantidade, qualidade e diversidade dos serviços ecossistêmicos.
Imprensa e Poder: do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:59Numa época em que as redes sociais se tornaram fontes de informação e que as fake news são reproduzidas em larga escala, este debate resgata casos emblemáticos para entender o presente. O historiador Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines, França, discute as relações entre a imprensa e o poder político e financeiro na França desde o final do século 19. A partir dessa referência histórica, Mollier se debruça sobre desafios atuais.
Conversa sobre o Antropoceno
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:58O Antropoceno, fase do planeta marcada pela forte participação humana como força ambiental, capaz de produzir profundas alterações climáticas, foi tema deste encontro com a presença da geoquímica Sonia Maria Barros de Oliveira, professora do IAG- USP, e do jornalista Reinaldo José Lopes, da "Folha de S. Paulo". Essa época do planeta é antecedida pela do Holoceno, iniciada há mais de 11 mil anos, quando do começo do processo civilizatório.
Democracy Beyond Institutional Orders?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:41O desempenho institucional é um indicador importante da qualidade da democracia, mas o que acontece se as instituições, como parlamentos, governos, partidos políticos e até tribunais e burocracias efetivas já não são fundamentais para a forma como responsabilizamos as partes interessadas (stakeholders) ou esperamos formas transparentes e participativas de governança e resolução de problemas? Neste seminário, Anja Mihr compartilhou prós e contras sobre o tema e aspectos atuais das abordagens para a democracia multinível, multistakeholder, líquida e "além do institucionalismo" e as consequências que essas abordagens podem ter para a qualidade da democracia.
Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica - O Diálogo Entre a Pesquisa Multiestratégica e os Saberes Tradicionais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30No segundo encontro da série "Sobre a Necessidade da Pesquisa Multiestratégica", o filósofo Hugh Lacey explora a possibilidade de diálogo entre a ciência moderna e os saberes tradicionais/indígenas. Ele exemplifica a importância dessa relação com a relevância do diálogo para as metodologias da pesquisa em agroecologia. Lacey é o criador do conceito de pesquisa multiestratégica, que apresenta uma abordagem alternativa à forma de fazer pesquisa predominante — chamada por ele de tecnociência comercialmente-orientada.
(Re)discussão Sobre as Grandes Áreas do Conhecimento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:41Especialistas de várias áreas discutem a divisão das grandes áreas do conhecimento e debatem possíveis mudanças na maneira como se segmenta o conhecimento no Brasil. O seminário contou com a participação de cerca de 20 professores universitários, de diversas áreas e instituições.
Marx, Ciência e Tecnologia
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38Três pesquisadores especializados em Karl Marx discutiram a obra do intelectual e revolucionário alemão no que diz respeito à ciência e tecnologia. Orlando Lima Pimentel tratou da reflexão de Marx sobre o desenvolvimento tecnológico por meio do questionamento quanto às consequências sociais da divisão reiterada de tarefas no espaço de trabalho. João Bourbaki falou sobre a crítica de Karl Popper (1902-1994) ao método de Marx. Marcos Barbosa de Oliveira abordou a crítica da Teoria do Valor do Trabalho de Marx feita por Eugen Böhm-Bawerk no livro "Sobre a Conclusão do Sistema Marxiano", de 1896.
A FIESP e a Indústria do Futuro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:08José Ricardo Roriz apresentou os planos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) de adaptação e busca por competitividade da indústria paulista em meio às profundas transformações da manufatura mundial. Ele explicou a forma como a Fiesp trabalha juntamente às empresas para que se mantenham atualizadas, assim como apresentou os principais gargalos que impedem a indústria de se desenvolverem.
Tecnociência Comercialmente Orientada e a Necessidade de Pesquisa Multiestratégica
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:58Pablo Mariconda discutiu as principais funções desempenhadas pelas estratégias de pesquisa e suas relações com os valores de imparcialidade, neutralidade cognitiva e objetividade, detendo-se particularmente no valor de neutralidade de aplicação. A pesquisa multiestratégica foi proposta pelo filósofo Hugh Lacey, professor emérito do Swarthmore College, dos EUA, e pressupõe uma abordagem alternativa à forma de fazer pesquisa predominante. A esta ele chama de tecnociência comercialmente-orientada.
Conversa Sobre o Sistema Terra
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40Carlos Nobre, um dos maiores especialistas no país na área de mudanças ambientais globais e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), falou sobre os avanços nos estudos sobre o Sistema Terra. Segundo os organizadores do encontro, por mais antiga que seja a suspeita de que a Terra deva ser entendida como um sistema, essa ideia só começou a amadurecer na segunda metade dos anos 1980.
Direitos Humanos no Brasil e no Mundo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:58Neste encontro, o embaixador José Augusto Lindgren Alves discutiu a crise pela qual passam os direitos humanos, o descrédito que parte da população dá ao tema e as ameaças reais a esses direitos. O assunto é tema de seu novo livro "É preciso salvar os direitos humanos", lançado neste evento.
Movimentos e Grupos Urbanos Recentes: Vozes da Cidade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40Representantes de vários segmentos sociais vulneráveis e em luta por melhores condições de vida no espaço urbano apresentaram suas posições em seminário no IEA. As discussões foram orientadas por três aspectos principais: 1) como esses segmentos sociais são atingidos por processos de segregação, constrangimento e danos sociais, físicos e simbólicos promovidos pela dinâmica de produção do espaço urbano; 2) como se compõe o repertório de ações para os grupos sociais em questão; e 3) quais as especificidades da ação coletiva no momento atual.
Mobilização Empresarial pela Inovação e Indústria 4.0
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:42A Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) foi criada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2008, e lançada oficialmente durante o Encontro Nacional da Indústria. O objetivo central da MEI é sensibilizar e mobilizar as indústrias brasileiras a tornarem a inovação parte central de sua estratégia de diferenciação, competitividade e crescimento. Neste encontro, Pedro Wongtschowski apresentou dados históricos da MEI, os programas ora em andamento e as suas ambições futuras.
Posse Eliana Sousa Silva - Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Cerimônia de posse de Eliana Sousa Silva como titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Fundadora da Redes da Maré, ela substitui Ricardo Ohtake, que ocupou o cargo em 2017. A cátedra é uma iniciativa do IEA em parceria com o Itaú Cultural para discutir e promover atividades voltadas ao universo das artes e da gestão cultural.
Não há Cura sem Anúncio - Ciência, Medicina e Propaganda em São Paulo (1930-1939)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:52As alterações no modo de produção industrial e as reconfigurações urbanas na década de 30 proporcionaram um novo modelo de cura na área da saúde. Estes fatores, somados ao aumento da produtividade e dos avanços científicos, melhoraram drasticamente a eficácia dos medicamentos. A influência dessas mudanças e da publicidade no consumo de remédios foi tema deste encontro no IEA.
A Fapesp e a Manufatura Avançada
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, falou sobre a chamada da Fapesp para empresas interessadas em criar Centros de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada, a serem sediados em universidades ou institutos de pesquisa no Estado de São Paulo. As áreas possíveis para esses negócios são big data, inteligência artificial, digitalização, virtualização e sensores, dentre outras.
UBIAS around the world: regional presentations (Ubias Director Meeting)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Nesta sessão, participantes de diferentes regiões do mundo mostraram as realidades e experiências dos IEAs nelas presentes. Foram apresentados os institutos integrantes da rede Ubias das regiões: Ásia, Europa, Américas, África e Austrália. Também houve curtas apresentações dos institutos das universidades Lincoln, Turku e Unicamp.
Abertura do 5° Encontro de Diretores UBIAS
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:52Sessão de abertura do 5° encontro de diretores da rede Ubias, realizado no IEA. Formada por institutos de estudos avançados de universidades de diversos países, a rede mantém reuniões a cada dois anos para decidir iniciativas conjuntas, trocar experiências e as diretrizes para os próximos anos. Este foi o primeiro encontro realizado na América Latina.
Poder, Crise e Insurgência no Brasil Atual
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:52O evento abordou as dimensões do poder na realidade nacional brasileira. De acordo com os organizadores, o debate aconteceu “em um tempo de crises sociais e políticas que geram ou podem gerar insurgências”, partindo das proposições do psicólogo político e social Ignácio Martín-Baró. O objetivo era refletir sobre o panorama político pós-impeachment.
Using Wittgenstein for Thinking About the Meaning of Technology
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48O austríaco Ludwig Wittgenstein é normalmente lido como um filósofo da linguagem, mas não da tecnologia. Neste encontro, o filósofo Mark Coeckelbergh, da Universidade de Viena, tentou mudar esta imagem, mostrando o que ele considera ser sua abordagem holística e instrumental para a linguagem, mas também pertinente para conceituar tecnologia e seu significado em jogos e formas da vida.
Conservação de Obras em Trânsito /Empréstimo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Ana Helena Curti, da Arte 3; a museóloga Eugênia Gorini Esmeraldo; a conservadora-restauradora Valéria de Mendonça; e Vitória Arruda, do Instituto Tomie Ohtake, estiveram no IEA em um encontro que tratou da conservação de obras de arte durante o transporte. Quais os cuidados, como deve ser feito, o que a experiência mostra?
Diálogo sobre Cooperação Tecnológica - Transformando Recursos em Riquezas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Neste encontro, especialistas trataram do potencial brasileiro em recursos naturais estratégicos, como os bens minerais, alguns deles com as maiores reservas mundiais localizadas no Brasil. Eles acreditam que investimentos em levantamentos geológicos e aerogeofísicos e, sobretudo, programas de incentivo, desenvolvimento e de cooperação entre a indústria, a academia e o governo podem ajudar o país a crescer nesta área.
Ciclo Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações: População em Situação de Rua e Direitos Humanos (Oficina I)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 17:38Primeiro encontro do ciclo que pretende usar a arte para trabalhar a educação em direitos humanos, buscando desenvolver uma pedagogia estética. Com a exibição do curta-metragem “Dia Sim, Dia Não”, de Eveline Costa, a linguagem audiovisual foi um dos instrumentos para sensibilizar os participantes para a questão.
Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:48Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Escolas e Experiências Inovadoras: O Que se Pode Admirar, Apesar de Tudo? - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:47Apesar das inúmeras dificuldades do ensino básico brasileiro, existem diversas escolas públicas e privadas, laicas e confessionais, de boa qualidade, bem como excelentes iniciativas no campo da educação não formal, como a oferecida por museus e centros de ciências, culturais e poliesportivos. Esses exemplos inspiradores foram tratados no quinto e último seminário promovido pelo Grupo de Estudos Educação Básica Pública Brasileira sobre os desafios da educação no país.
Israel: From Promised Land to Start Up Nation
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38Uma das principais gestoras da Autoridade de Inovação de Israel (AII), Ora Dar discutiu a evolução do modelo institucional que posicionou Israel na fronteira da inovação global, elevou a economia inteira pela inovação tecnológica e foi essencial para tornar Israel a “nação start up”. A AII ocupa posição central na execução da política de inovação do país, como uma entidade pública e imparcial, em benefício do ecossistema de inovação e da economia do país como um todo.
Formação para Inovação de Engenheiros e Médicos: É Possível?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39O diretor executivo da Comissão Fullbright no Brasil apresentou como a inovação é tratada nas universidades americanas, particularmente, com vistas à formação de profissionais de saúde, médicos e engenheiros. Ele discutiu as tendências para o futuro próximo naquele país, o que pode ser feito e os principais desafios nessa área no Brasil.
A Política e a Cidade: Espaço, Capitalismo, Estado e Direito
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38Alysson Mascaro, professor da Faculdade de Direito da USP, tratou de ferramentas econômicas, políticas, sociais e jurídicas para pensar questões como propriedade privada, moradia, infraestrutura e trabalho. Para ele, a mercadoria e a acumulação atravessam a movimentação da cidade e mesmo sua constituição como espaço de sociabilidade.
Global Exploration into Cultures and Innovation Models
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:27Nesta conferência do francês Florent Pratlong, especialista em inovação e professor da Universidade de Sorbonne, Paris, foram explorados os modelos de inovação e culturas. Segundo ele, “a capacidade de inovação é muito menos uma questão de processo e procedimento do que de cultura compartilhada, postura e atitude”.
Ambiente, Saúde e Sustentabilidade em Cidades Globais: O caso Euro-Healthy
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05Neste seminário, foi apresentado o projeto “Euro-Healthy: Shaping European Policies to Promote Health Equity”, que desenvolveu um índice que permite avaliar a saúde da população europeia de forma multidimensional. O objetivo principal do índice é fornecer uma base de dados para uma melhor tomada de decisões políticas na área da saúde e no combate à desigualdade na saúde.
Experimental Networks for Sustainability (ENESUS): Urban Biosphere Reserves as Engines of Transitions - Part 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05Quarta parte do seminário "Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição", no qual foram discutidas as experiências de pesquisa e gestão das reservas de biosfera urbana. O evento teve como referência o projeto de pesquisa Redes Experimentais para Sustentabilidade (Enesus, na sigla em inglês), desenvolvido pelos organizadores do seminário: o Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria.
Experimental Networks for Sustainability (ENESUS): Urban Biosphere Reserves as Engines of Transitions - Part 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05Terceira parte do seminário "Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição", no qual foram discutidas as experiências de pesquisa e gestão das reservas de biosfera urbana. O evento teve como referência o projeto de pesquisa Redes Experimentais para Sustentabilidade (Enesus, na sigla em inglês), desenvolvido pelos organizadores do seminário: o Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria.
Experimental Networks for Sustainability (ENESUS): Urban Biosphere Reserves as Engines of Transitions - Part 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05Segunda parte do seminário "Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição", no qual foram discutidas as experiências de pesquisa e gestão das reservas de biosfera urbana. O evento teve como referência o projeto de pesquisa Redes Experimentais para Sustentabilidade (Enesus, na sigla em inglês), desenvolvido pelos organizadores do seminário: o Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria.
Experimental Networks for Sustainability (ENESUS): Urban Biosphere Reserves as Engines of Transitions - Part 1
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:05Primeira parte do seminário "Redes Experimentais para Sustentabilidade: Reservas de Biosfera Urbana como Mecanismos de Transição", no qual foram discutidas as experiências de pesquisa e gestão das reservas de biosfera urbana. O evento teve como referência o projeto de pesquisa Redes Experimentais para Sustentabilidade (Enesus, na sigla em inglês), desenvolvido pelos organizadores do seminário: o Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA e o Departamento de Geografia da Universidade de Insbruck, Áustria.
Inauguração da nova sede do IEA
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 12:37Cerimônia de inauguração da nova sede do IEA, com a presença do reitor e secretários de estado. As novas instalações são 170% maior que a anterior e contam com uma ala para os pesquisadores e uma ala para a administração, além de dois espaços para eventos, sendo um deles a antiga sala do Conselho Universitário.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - IV
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
Jerry Hogan - Study of Behavior - Organization, Methods and Principles
— por Aziz Salem — última modificação 18/09/2019 12:27Writing a book "Study of Behavior - Organization, Methods and Principles" that integrated the various fields of behavioral study, especially ethology and experimental psychology, into common basic language was a dream cherished for over 50 years by American ethologist Jerry Hogan, Professor Emeritus from the Department of Psychology at the University of Toronto. During a visit to São Paulo in the first week of 2018, Hogan gave an interview about the book and the various changes in the study of behavior in the last decades.
A Parceria da Conservação-Restauração com as Ciências Naturais
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:11Este encontro sobre restauração e conservação de bens culturais promoveu a interação entre museólogos, conservadores, restauradores, curadores e cientistas da área para discutir temas relevantes para a área. Segundo os organizadores, as atuações na área da conservação-restauração são de caráter inter e transdisciplinar, e um dos maiores desafios a ser superado é a dificuldade de comunicação e troca de conhecimento e experiência entre diferentes profissionais e grupos que nelas atuam.
Encontro com Gabriel Pérez-Barreiro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:58Neste encontro, Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª Bienal de São Paulo, falou de sua experiência profissional e de seu projeto para a Bienal. Também participaram mais dez figuras importantes da arte brasileira, proporcionando uma dinâmica semelhante a dos encontros com Paulo Herkenhoff e Jochen Volz, que aconteceram em 2016 e 2017, respectivamente.
Lançamento do Observatório Universidades Empreendedoras
— por Fernanda Rezende — última modificação 18/09/2019 12:57Este encontro marcou o lançamento do Observatório de Universidades Empreendedoras, um espaço colaborativo de produção de conhecimento, que buscará formas "capazes de dinamizar a interface entre as instituições universitárias e o seu entorno socioeconômico". Na mesma ocasião, foi apresentado um estudo inédito que registra quantos formandos da Universidade de São Paulo abriram empresas -- ainda ativas. Também foi lançada a segunda edição do Índice de Universidades Empreendedoras (2017), organizado pela Brasil Júnior, confederação que representa as empresas juniores brasileiras.
Ampliação da Conectividade: Quais os Critérios para Estabelecer Corredores Ecológicos por Meio da Restauração e Gestão da Paisagem? (Terceiro Dia)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:01Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, este evento debateu critérios objetivos que permitam ampliar a conectividade de paisagens nas suas diferentes dimensões, de modo a potencializar sinergias entre iniciativas na América do Sul. As regiões selecionadas para iniciar essa discussão integram importantes florestas tropicais do continente americano: a Amazônia brasileira, colombiana e peruana e a Mata Atlântica brasileira, argentina e paraguaia.
Ampliação da Conectividade: Quais os Critérios para Estabelecer Corredores Ecológicos por Meio da Restauração e Gestão da Paisagem? (Segundo Dia)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:01Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, este evento debateu critérios objetivos que permitam ampliar a conectividade de paisagens nas suas diferentes dimensões, de modo a potencializar sinergias entre iniciativas na América do Sul. As regiões selecionadas para iniciar essa discussão integram importantes florestas tropicais do continente americano: a Amazônia brasileira, colombiana e peruana e a Mata Atlântica brasileira, argentina e paraguaia.
Ampliação da Conectividade: Quais os Critérios para Estabelecer Corredores Ecológicos por Meio da Restauração e Gestão da Paisagem? (Primeiro Dia)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:01Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente, este evento debateu critérios objetivos que permitam ampliar a conectividade de paisagens nas suas diferentes dimensões, de modo a potencializar sinergias entre iniciativas na América do Sul. As regiões selecionadas para iniciar essa discussão integram importantes florestas tropicais do continente americano: a Amazônia brasileira, colombiana e peruana e a Mata Atlântica brasileira, argentina e paraguaia.
Pluralidade e Ambiguidades da Condição Humana - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:17A partir da releitura de obras clássicas da literatura, da sociologia e da filosofia, pesquisadores colocam em relevo a complexidade do ser humano -- com seus impasses e contradições -- para entender o momento atual, marcado pela polarização de opiniões, com diálogo muitas vezes inviabilizado. Reforçada, em larga medida, pela onipresença das redes sociais, a tendência ao maniqueísmo isola pessoas e ideias em campos opostos e forja a percepção de que a “verdade” está, forçosamente em um deles.
Pluralidade e Ambiguidades da Condição Humana - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 19/09/2019 07:17A partir da releitura de obras clássicas da literatura, da sociologia e da filosofia, pesquisadores colocam em relevo a complexidade do ser humano -- com seus impasses e contradições -- para entender o momento atual, marcado pela polarização de opiniões, com diálogo muitas vezes inviabilizado. Reforçada, em larga medida, pela onipresença das redes sociais, a tendência ao maniqueísmo isola pessoas e ideias em campos opostos e forja a percepção de que a “verdade” está, forçosamente em um deles.