A produtividade no Brasil em debate
Os dados e indicadores apresentados no primeiro volume do livro "Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes" (2014) serão discutidos no debate Produtividade no Brasil, que o Grupo de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA realiza no dia 9 de abril, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.
Os debatedores serão Fernanda De Negri, coorganizadora do livro e diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), e Renato da Fonseca, gerente executivo de Pesquisa e Competitividade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Entre os tópicos a serem abordados, estão a importância da produtividade para o desenvolvimento econômico do Brasil; os motores do crescimento da economia do país nos últimos anos; o ambiente de negócios e a qualidade das instituições; a evolução histórica da produtividade brasileira; e as causas estruturais da baixa produtividade nacional.
Negri e Fonseca farão, ainda, uma análise comparada dos índices de produtividade brasileira e internacionais e dos diferenciais de produtividade intrasetoriais no Brasil.
A mediação do debate será do engenheiro Mário Salerno, coordenador geral do OIC e professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP.
LIVRO
Organizado por Negri e Luiz Ricardo Cavalcante, o livro compila os resultados de um estudo aprofundado sobre os dilemas e desafios da produtividade da economia brasileira, desenvolvido pelo IPEA em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A obra traz, em 13 capítulos, análises de 17 pesquisadores do IPEA, de universidades e de centros de pesquisa nacionais sobre os indicadores de evolução e os fatores determinantes da produtividade no Brasil nos últimos 30 anos.
Embora o livro reúna diferentes perspectivas sobre o tema, os dados apresentados convergem ao apontar para um índice de produtividade brasileiro baixo, lento e pouco sustentável desde o final da década de 70.
Os autores atribuem esse fraco desempenho a uma série de fatores estruturais, entre os quais destacam a escassez de mão de obra qualificada; insuficiência da escala de produção; má performance dos fornecedores; e precariedade da infraestrutura de produção.
O segundo volume do livro, com lançamento previsto para este ano, discutirá como estas e outras variáveis — a inovação, por exemplo — afetam os indicadores de produtividade brasileira.
Produtividade no Brasil
9 de abril, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Fernanda Rezende, telefone (11) 3091-1681 ou e-mail ferezende@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/produtividade-no-brasil