Agricultura urbana tem espaço na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Horta comunitária no Centro Cultural Vergueiro, em São Paulo |
O Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU) do IEA realiza no dia 18 de outubro, das 10h às 18h30, o Encontro de Agricultura Urbana da USP. A programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como mote “A Ciência Alimentando o Brasil”.
Além de debates e oficinas sobre aspectos variados envolvendo a produção de alimento em ambiente urbano, haverá trocas de sementes e mudas, uma feira de produtos orgânicos e veganos e exibição de vídeos.
"Apresentaremos os trabalhos que os participantes do GEAU vêm conduzindo. Faremos um seminário também para discutir modos de produção sem agrotóxicos. Haverá ainda filmes, fotos e oficinas temáticas. Durante todo o encontro, teremos uma feira de alimentação orgânica", diz a professora Thais Mauad, da Faculdade de Medicina (FM) da USP, coordenadora do GEAU.
“Panorama da Agricultura Urbana em São Paulo: as Contribuições do GEAU/IEA-USP” é o título da conferência de abertura ministrada por Mauad. Na sequência, a vice-coordenadora do GEAU e professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Valéria de Marcos, fará o debate “Agricultura Urbana: afinal, o que é isso?”.
Outros debates contarão com a participação de diversos integrantes do GEAU, além de representantes da Cooperapas, uma cooperativa de agricultores do município de São Paulo.
O encontro ocupará um espaço no novo prédio do Centro de Difusão Internacional da USP, construído em frente à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O endereço é avenida professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.
Programação
Abertura
-10h - 12h30 - Panorama da agricultura urbana em São Paulo: as contribuições do GEAU/IEA
Panorama da agricultura urbana em São Paulo - Thais Mauad, profa. Dra. da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do GEAU.
Agricultura urbana: afinal, o que é isso? - Valeria de Marcos, profa. Dra. do departamento de Geografia da FFLCH-USP e vice-coordenadora do GEAU.
Cooperapas, uma cooperativa de agricultores do município de São Paulo - Angélica Nakamura, mestranda em Geografia Humana da FFLCH-USP.
Agricultura urbana como ativismo - Gustavo Nagib, doutorando em Geografia Humana da FFLCH-USP.
A influência da poluição do ar nas hortas comunitárias urbanas - Luís Amato, doutorando em patologia da Faculdade de Medicina da USP.
Hortas, serviços ambientais e biodiversidade - Guilherme Ranieri, mestrando do IEE-USP.
Redes, ideias e governança na agricultura urbana: os casos de São Paulo, Toronto e Montreal - Lya Porto, doutoranda da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).
Oficinas
13h-13h30: Abelhas sem ferrão e sua importância na agricultura urbana. Gerson Pinheiro, presidente e idealizador do SOS Abelhas sem Ferrão.
13h30-14h: Vamos florir a USP? Oficina de bombas de sementes. Lara Freitas
14h-16h: Conheça as PANCUSPs: As PANCS no espaço da USP. Guilherme Ranieri, mestrando do IEE-USP e membro do GEAU/IEA.
Filmes
13h30: “Apart-Horta” (duração: 55 minutos). Com a presença da Diretora Cecilia Engels
15h-16h: “Saindo da Caixinha” (duração: 25 minutos). Com roda de conversa com a profa. Dra. Cláudia Bógus, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.
Encerramento
16h30-18h: Alternativas sustentáveis, justas e saudáveis para alimentar o mundo. Profa. Dra. Adelaide Cassia Nardocci (FSP-USP). Profa. Dra. Valeria de Marcos (FFLCH-USP e vice-coordenadora do GEAU). Rosana Fernandes, reitora da Escola Nacional Florestan Fernandes. Pedro Almeida, agricultor urbano da Associação de Agricultores da Zona Leste.
Ato simbólico final - 18h
Foto: Marcos Santos/Jornal da USP
Encontro de Agricultura Urbana da USP - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Das 10h às 18h30 - Centro de Difusão Internacional da USP
Avenida professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.