António Nóvoa faz conferência na Faculdade de Educação
O pedagogo António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, faz no dia 20 de maio, às 19h30, na Faculdade de Educação (FE) da USP, a conferência "Pedagogia: a Terceira Margem do Rio".
Nóvoa inspirou-se no conto de João Guimarães Rosa para dar título à conferência, na qual tratará de três argumentos:
• não vale a pena fecharmo-nos num pensamento dicotômico, "tão do agrado da cultura midiática", que nos asfixia e empobrece a razão: "A pedagogia não se reconhece numa margem nem na outra, muito menos numa disputa entre elas";
• a pedagogia é, por definição, a terceira margem. E, no conto de Guimarães Rosa, a terceira margem é o próprio rio, bela metáfora da viagem, da descoberta;
• toda viagem tem um destino. Precisamos de vistas largas, de um pensamento que não se feche nas fronteiras do imediato, nem na ilusão de um futuro mais-que-perfeito. "À maneira de Reinhart Koselleck, interesssa-me compreender o modo como o passado está inscrito na nossa experiência atual e como o futuro se insinua na história presente.
Nóvoa tomou posse como reitor da Universidade de Lisboa em 2009. É professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação daquela universidade. É doutor em ciências da educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e em história pela Universidade Paris-Sorbonne (França). Nóvoa e especializado em história da educação e educação comparada. Publicou mais de uma centena de trabalhos científicos em diversos países da Europa e das Américas.
Assista ao vídeo
Pedagogia: A Terceira Margem do Rio.
Veja as fotos do evento.
Foto: RTP