O Fórum Permanente realiza ao longo deste semestre, em quatro cidades brasileiras, a série Encontros Interestaduais de Mediação na Arte: A Atuação dos Públicos, na qual será debatida a atuação dos públicos na arte contemporânea. O próximo encontro será em Vitória, ES, nos dias 19 e 20 de outubro, na Casa Porto das Artes Plásticas (veja a programação abaixo).
Os encontros destinam-se a reunir artistas, produtores, pesquisadores e estudantes de universidades públicas de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A reunião em Vitória tem como coorganizador o Grupo de Pesquisa Diálogos entre Sociologia e Arte (Dissoa) da Ufes.
O projeto da série foi contemplado pelo edital Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais 12ª Edição. O intuito é aprofundar estudos, trabalhos e ideias sobre mediação cultural em museus e outros equipamentos culturais já iniciados pelo Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado do IEA.
Os debates e oficinas da série têm como objetivo principal expor e analisar criticamente a crescente expansão do interesse pelos “estudos de públicos” no Brasil, segundo os responsáveis pelo projeto. "Os debates também discutirão temas mais concretos, como questões metodológicas sobre de que forma as instituições poderiam efetivamente estar abertas à atuação dos públicos e as situações de “não-público”, enfrentadas em diferentes cidades do Brasil onde há carência de espaços de arte."
Eles consideram que o intercâmbio promovido nos debates com agentes dos diferentes estados poderá ensejar a criação de novas parcerias e colaborações artísticas e institucionais, enriquecendo as colaborações inter-regionais.
Em São Paulo, a programação da série ocorreu de julho a setembro. Niterói terá seu encontro no dia 20 de novembro e Brasília, nos dias 23 e 24 de novembro.
Programação
Dia 19 |
|
9h |
As Inter(faces) da Arquitetura e do Espaço Público – A Arte e seus Públicos Expositores: Vitor César (Grupo Inteiro da Escola da Cidade)e Raquel Garbelotti (DAV-Ufes) Mediadores: Yiftah Peled (Contemporão e DAV-Ufes) e Diego Ryck |
15h |
Museu como Interface Expositores: Cauê Alves (Mube), Renan Andrade (Maes) e Marcia Ferran (UFF) Mediadoras: Stela Maris Sanmartin (DAV-Ufes) e Aline Dias
|
Dia 20 |
|
15h |
Alternativas para Mediação Institucional em Espaços Independentes e Agenciamentos do Artista Expositores: Ricardo Basbaum (Uerj) e Yiftah Peled (Contemporão e DAV-Ufes)
Mediadores: Raquel Garbelotti (DAV-Ufes) e Ricardo Maurício Gonzaga
|