Associação entre confiança política e corrupção é tema de conferência on-line
O Grupo de Criminologia Experimental e Segurança Pública do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto, em parceria com a Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa, promove no dia 7 de dezembro, às 9h, a conferência on-line “Para além da associação clássica entre confiança política e corrupção: quando a experiência de corrupção assume a liderança”.
O evento será exclusivamente on-line e integra o ciclo de conferências que as duas instituições estão realizando em 2022. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. A transmissão será feita pelo canal do IEA-RP no YouTube e no perfil do Instituto no Facebook. Haverá envio de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário durante a transmissão.
O palestrante será o investigador auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal, Felippe Clemente. Ele vai abordar um inquérito aplicado em Portugal que demonstrou o impacto significativo da confiança política nas percepções dos cidadãos e na sua tolerância à corrupção. O estudo contribui para a compreensão da resiliência desse fenômeno complexo nas democracias.
“A corrupção é muitas vezes definida como uma forma esperada de comportamento no exercício das funções oficiais e no cumprimento das responsabilidades oficiais. Isso significa que a avaliação dos cidadãos sobre o impacto da corrupção nas suas vidas ou na sociedade é suscetível de ser influenciada pela sua confiança em instituições democráticas para a realização e proteção desses valores”, afirma ele.
Felippe Clemente é pós-doutor em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutor em Economia Aplicada pela mesma Instituição, com período sanduíche na Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha. Além disso, atuou como membro do Programa de Extensão Em Rede - Núcleo Viçosa e como diretor geral da Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade (LAEC). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Crime e Finanças Públicas. Atualmente, é investigador auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no âmbito do projecto EPOCA: Corrupção e Crescimento Económico, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT).
Mais informações: iearp@usp.br