IEA-RP promove mesa redonda sobre atualização em optogenética
O Grupo de Estudo do IEA-RP “Reflexões em Neurociência Contemporânea” realizará a mesa redonda Atualização em optogenética, no dia 13 de julho, às 14h, no Salão de Eventos do CeTI-RP/USP. As palestras serão em inglês.
O encontro reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para discutir como grupos específicos de células associadas ou não a patologias do sistema nervoso podem ser manipuladas, ativadas ou bloqueadas.
O termo optogenética refere-se a técnicas que combinam luz, genética e bioengenharia e permitem o estudo de circuitos neuronais e comportamentos atuando em células específicas, comenta o professor Norberto Garcia Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), coordenador do Grupo de Estudo e moderador da Mesa Redonda.
Durante a palestra “Inhibitory Interneurons Studied by Optogenetics”, Merab Kokaia, professor da Universidade de Lund, na Suécia, explorará maneiras de ativar ou inativar interneurônios inibitórios, usualmente GABAérgicos, e determinará seu impacto em processos de aumento anómalo de excitabilidade cerebral.
A fala seguinte será de Patrick Forcelli, da Georgetown University, EUA, sobre “Optogenetic Interrogation of Nigrotectal Circuitry for Broad Spectrum Seizure Control”, demonstrando como a ativação por optogenética de uma via específica no tronco cerebral de ratos pode se comportar como anticonvulsivante em quatro modelos experimentais de epilepsia.
Encerrando as apresentações, Cleiton Aguiar, pós-doutorando da FMRP-USP, fará a palestra “Optogenetic Investigation of Gamma Oscillations in the Medial Prefrontal Cortex of Urethane-Anesthetized Mice”, sobre as possibilidades da optogenética para caracterizar a participação de interneurônios positivos para parvalbumina na expressão de déficits cognitivos e nas mudanças nas atividades de redes com relevância para a sintomatologia da esquizofrenia.
Atualização em optogenética
13 de julho, às 14h
Salão de Eventos do CeTI-RP
Inscrições gratuitas, clique aqui