Biota-Síntese abre inscrições para seleção de projetos de pós-doutorado
O Biota-Síntese - Núcleo de Análise e Síntese de Soluções Baseadas na Natureza, um dos núcleos da Fapesp para pesquisa orientada a problemas, recebe até as 10 horas do dia 14 de março inscrições de interessados em disputar uma das oito vagas para pesquisas de pós-doutorado.
Podem se inscrever pesquisadores brasileiros e estrangeiros (fluentes em português). Os candidatos devem apresentar projeto nas áreas de modelagem, serviços de ecossistemas, restauração, ecologia urbana, saúde Humana, mudanças climáticas, soluções baseadas na natureza e desenho de políticas colaborativas. É permitido se candidatar em mais de uma área.
O perfil desejado dos pós-doutorandos é o de profissionais com: grande habilidade para trabalho colaborativo em equipe; elevada habilidade para o diálogo com pesquisadores e atores sociais com diferentes formações e experiências profissionais; e capacidades de modelagem e análise a serem detalhadas em cada área. Cada pós-doutorado terá um projeto de pesquisa específico e um supervisor específicos, mas é esperado que o grupo trabalhe em conjunto e em estreita colaboração com a equipe de coordenação do Biota-Síntese.
Núcleo de
|
Os selecionados receberão bolsa de pós-doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 por dois anos, período que poderá ser renovado por mais dois anos. Também terão direito a um fundo de contingência de pesquisa no valor de 10% do total anual da bolsa, para despesas com itens diretamente relacionados com as atividades da pesquisa.
As inscrições devem ser feitas via formulário online [clique aqui]. Os documentos necessários são:
- currículo no formato Fapesp (incluindo o Lattes para candidatos brasileiros) com os links para Orcid e Publons, bem como indicadores de citações (número de publicações e citações, H index) , informações sobre experiência em grupos de trabalho e com o desenvolvimento políticas públicas (se aplicável);
- declaração sobre por que o candidato é adequado para a vaga pretendida;
- indicação de três pessoas de referência que possam ser consultadas se o candidato for selecionado para entrevistas.
Serão selecionados de três a cinco candidatos por vaga para entrevista, a ser realizada virtualmente no final de março/início de abril. Os escolhidos iniciarão seu projeto em maio, depois de a Fapesp validar o processo seletivo de acordo com suas normas. Os pós-doutorandos ficarão formalmente vinculados ao Programa de Pós-Doutorado da USP.
Mais informações sobre cada vaga podem ser consultadas em:
- Estimation and Prediction of Pollination and Associated Ecosystem in Agricultural Landscapes
- Modeling Future Scenarios for Pollination and Associated Ecosystem Services in Face of Landscape and Climate Changes
- Supporting Decisions for Forest Ladscape Restoration and Forest-Based Economy
- Operationalizing Policies for Forest Landscape Restoration and Forest-Based Eonomy
- Regulation of Zoonotic Diseases in Urban and Rural Ladscapes
- Ecosystem Services Modeling and Human Weell-Being in Urban Landscapes
- Nature-Based Solutions (NBS) and Urban Interventions for Climate Adaptation in Urban Areas
- Collaborative Environmental Policy Design for the State of São Paulo
Para mais informações sobre o processo seletivo, o interessado deve escrever para biotasintese@usp.br.