O pesquisador Gerardo Caetano, da Universidad de La República, do Uruguai, será o expositor do seminário Las Políticas Culturales como Variable Indispensable del Desarrollo, no dia 22 de setembro, às 14h30, no IEA. Segundo ele, é um erro acreditar que se possa fazer políticas culturais sem pensar na política em geral e deve-se rechaçar a aposta demagógica da visão populista, com sua identificação simplista da cultura popular com a cultura. O evento terá como debatedores três professores da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP: José Teixeira Coelho Netto, Lúcia Maciel de Oliveira e Martin Grossmann (diretor do IEA).
A Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com apoio do IEA e do Museu de Arte Contemporânea (MAC), realiza no dia 23 de setembro, às 14h30, o encontro Ampliação da Esfera de Presença do Ser: Reflexões sobre a Obra de Teixeira Coelho, que precederá a concessão, pela ECA-USP, do título de professor emérito a José Teixeira Coelho Netto, professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da escola, por sua significativa obra e trajetória intelectual. O encontro acontecerá no Auditório do MAC no campus Butantã. A cerimônia de titulação (aberta apenas a convidados) ocorrerá às 18h30, no mesmo local.
No dia 21 de setembro, acontece no IEA o workshopEnergia, Sensoriamento e Meio Ambiente: A Eletroquímica na USP, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade, com apoio do IEA e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). O encontro, que acontece das 9h às 18h, tem como objetivo articular os pesquisadores de todos os campi USP que atuam na área de eletroquímica. Sempre abordando a relação do tema com o meio ambiente, as exposições do período da manhã serão sobre sensoriamento e as da tarde, sobre energia.
Antonio Aledo Tur, sociólogo da Universidade de Alicante, na Espanha, estará no IEA no dia 23 de setembro, às 10h30, para participar do seminário El Paradigma de la Modernidad y sus Impactos Socioambientales, quando irá discutir a organização das sociedades modernas em torno da ideia de crescimento “ilimitado”. Segundo o conferencista, o modelo gera uma acumulação constante de bens e materiais cuja consequência é a crise ambiental e a exclusão social. Durante o seminário no IEA, esse “paradigma da modernidade” será exemplificado pela discussão que se dá no Brasil em torno da construção de represas.
O modo como os historiadores organizam e problematizam as diferentes abordagens sobre a interlocução da história com o meio ambiente será o eixo central do encontro Meio Ambiente e Dimensão Histórica: Perspectivas de Abordagens, que acontece no dia 28 de setembro, das 10h às 18h, no IEA. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e pelo Grupo de Trabalho História Ambiental - ANPUH/SP, o seminário será dividido em dois temas: “Conhecimento Histórico e Meio Ambiente: Questões Epistemológicas”, na parte da manhã; e “Passado e Presente na História Ambiental: Relações e Problemas”, no período da tarde.
INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Martin Grossmann — Vice-Diretor / Vice-Director: Paulo Saldiva — Conselho Deliberativo / Board: Martin Grossmann, Paulo Saldiva, Eugênio Bucci, Guilherme Ary Plonski, Regina Pekelmann Markus, Ricardo Ohtake, Beatriz Barbuy, Renato Luiz Sobral Anelli e Fernando de Queiroz Cunha.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER — Divisão de Comunicação / Communication Division — Chefe / Chief: Fernanda Rezende — Redatores / Editors: Mauro Bellesa e Sylvia Miguel — Versão em inglês / English version: Richard Meckien e Carlos Malferrari — ieacomunica@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922 — Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br — Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.