Projeto Ares Novos para a Primeira Infância oferece bolsa de pesquisa para alunos de pós-graduação
O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) Escola da Metrópole, vinculado ao IEA, receberá até 21 de maio, às 12h, inscrições de candidatos a uma bolsa de analista de projeto na pesquisa “Ares Novos para a Primeira Infância”. O projeto vai delinear e implementar ações locais e comunitárias para a redução da exposição de crianças menores de 5 anos ao ar contaminado, por meio da execução de iniciativas de baixo custo e alto impacto. Visa também influenciar as transformações políticas, normativas e programáticas, que coluem a primeira infância, seu desenvolvimento e bem-estar como tema central.
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Conheça o projeto "Ares Novos para a Primeira Infância" |
O programa é liderado pela Fundação Horizonte Cidadão, desenvolvido em rede em cidades de diversos países da América Latina. Em São Paulo, o projeto será coordenado pelo NAP Escola da Metrópole, em parceria com o Instituto Saúde e Sustentabilidade (leia mais).
Os candidatos precisam estar matriculados em algum programa de pós-graduação da USP e não devem ter vínculo empregatício e outra bolsa de fomento da universidade, com exceção dos benefícios sociais. A bolsa para o selecionado será concedida a partir de junho de 2021, com duração de 10 meses. A carga horária semanal será de 30 horas. O valor da bolsa é baseado na referência Fapesp, mestrado I (MS-I) e doutorado direto I (DD I).
A seleção será realizada pela equipe de coordenação do projeto, considerando o perfil dos candidatos, a experiência prévia no tema em questão e as motivações do candidato, explicitadas no formulário de inscrição e no edital. Os candidatos aprovados na análise documental serão convocados para uma entrevista. O resultado deve ser divulgado no dia 28 de maio.
Contando com a equipe responsável pelo projeto, o bolsista deverá realizar as seguintes atividades:
- Participar das reuniões de planejamento e implementação do projeto com frequência mínima exigida de 80%;
- Visitar os Centros de Educação Infantil (CEIs) selecionados para participar do projeto e cumprir com os requisitos oficiais, garantindo a instalação dos monitores;
- Acompanhar e participar do planejamento e instalação dos monitores de medição da qualidade do ar nas áreas externas dos referidos (CEIs);
- Registrar e sistematizar os dados de monitoramento da qualidade do ar;
- Levantar os dados de monitoramento de qualidade do ar de pelo menos duas estações da Cetesb para análise comparativa e validação e controle de qualidade dos dados;
- Entregar relatórios mensais de monitoramento da qualidade do ar ao município e à equipe da Novos Ares para a Primeira Infância;
- Gerar processos de participação cidadã na promoção do projeto por ações d comunicação da instalação dos equipamentos e a divulgação de informaçõe relacionadas à qualidade do ar para a comunidade;
- Garantir a participação das organizações sociais ambientais locais no projeto e nas informações geradas;
- Informar mensalmente via e-mail para a equipe do projeto Novos Ares e à USP, sobre o desenvolvimento da iniciativa;
- Levantar os dados estatísticos principais disponíveis sobre a primeira infância município e entregá-los via e-mail para a equipe do projeto Novos Ares e à USP,no que tange a saúde (Datasus), educação inicial e outros assuntos relacionados à gravidez e infância;
- Levantar os dados e fornecer via e-mail para a equipe do projeto Novos Ares informações disponíveis sobre políticas, planos, programas ou instrumentos locais do governo municipal local em vigor relativos ao meio ambiente e à qualidade do ar;
- Apoiar a identificação e análise de dados relevantes referentes à primeira infância no território que possam estar relacionados à exposição à poluição atmosférica;
- Apoiar o desenvolvimento de pesquisas relevantes com os dados gerados po meio desta Rede Cidadã de Qualidade do Ar na Primeira Infância, de acordo com as necessidades ambientais locais;
- Em conjunto com a equipe Novos Ares e equipe da Prefeitura apoiar o município para a implementação da iniciativa que trará a redução de emissões nos CEISs;
- Elaborar relatórios de acompanhamento do projeto.