Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Saberes das mulheres indígenas abrem atividades das novas titulares da Cátedra Olavo Setubal

Saberes das mulheres indígenas abrem atividades das novas titulares da Cátedra Olavo Setubal

por Mauro Bellesa - publicado 10/05/2024 08:50 - última modificação 21/05/2024 13:40

A atividade inaugural da titularidade de Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência será o encontro Caminhos da Cutia: Os Saberes das Mulheres Indígenas no Reflorestamento do Mundo, nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Barriga de indígena grávidaA atividade inaugural da titularidade de Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência será o encontro "Caminhos da Cutia: Os Saberes das Mulheres Indígenas no Reflorestamento do Mundo", nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Relacionado

Midiateca

  • Posse das Lideranças Indígenas como Titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
    Vídeo | Fotos

Notícias

Artigo

  • "O Caminho da Cutia Chega à Academia", de Elizabeth Harkot de La Taille (FFLCH-USP)
    Publicado em 3/3/24 na Revista PUB Diálogos Interdisciplinares, do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública


Leia outras notícias sobre a Cátedra Olavo Setubal

A programação contará com a participação de mulheres indígenas de diferentes etnias e regiões do país. A Atividade 1, no dia 27, restrita a indígenas e convidados, ocorrerá na Aldeia Guarani Mbya Kalipety, na Terra Indígena Tenondé Porã, em Colônia, no extremo sul da cidade de São Paulo. Não haverá transmissão pela internet nesse dia.

A Atividade 2, no dia 28, consistirá de quatro oficinas sobre as vivências como parteiras de duas indígenas e suas auxiliares, incluindo rezas e cantos ligados à prática, além do artesanato produzido pelas etnias. As oficinas serão abertas ao público inscrito [veja links abaixo].

No dia 29, a Atividade 3 será a mesa "Caminhos da Cutia", com apresentações de cantos tradicionais, do programa a ser desenvolvido pelas catédráticas e de uma sinopse do encontro na Aldeia Guarani Mbya Kalipety, além de uma conversa entre as titulares e convidados. Dentre os temas que serão discutidos estão alimentação coletiva em contextos urbanos, saberes sobre roça, parto e cuidados da saúde .A mesa será aberta ao público, sem necessidade de inscrição, e terá transmissão ao vivo pela internet.

Programação

Foto: Fiocruz