Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência seleciona pesquisador de pós-doutorado para trabalhar com Néstor Canclini

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência seleciona pesquisador de pós-doutorado para trabalhar com Néstor Canclini

por Fernanda Rezende - publicado 22/06/2020 08:15 - última modificação 03/07/2020 08:09

Pesquisadores podem ser das áreas de antropologia, sociologia, ciência política, humanidades, comunicação, artes, história da arte, crítica de arte ou afins.

Néstor Canclini
Néstor García Canclini | Foto: TitiNicola/Wikimedia
A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria do IEA com o Itaú Cultural, lançou hoje edital para seleção de um pesquisador de pós-doutorado nas áreas de antropologia, sociologia, ciência política, humanidades, comunicação, artes, história da arte, crítica de arte ou afins. O bolsista irá atuar nas atividades acadêmicas da cátedra, ao lado do titular de 2020-2021, o antropólogo cultural Néstor García Canclini, no projeto "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais". Leia mais no box.


As inscrições para concorrer à vaga se iniciam em 1º de julho e irão até o dia 20 do mesmo mês, e devem ser realizadas no site do IEA. O selecionado participará do Programa de Pós-Doutorado da USP e receberá bolsa no valor de R$ 7.373,10, por um período de 12 meses (de setembro de 2020 a agosto de 2021), podendo ser prorrogada por, no máximo, mais um ano. O trabalho será em regime de dedicação integral, na sede do IEA-USP (ou a distância, durante o período de isolamento social).

A pesquisa de Canclini na cátedra

Entre 1º de setembro e 31 de agosto de 2021, Néstor García Canclini discutirá na Cátedra Olavo Setubal a questão da institucionalidade da cultura diante das seguintes transformações atuais:

  • o enfraquecimento das instituições culturais públicas e privadas durante a crise neoliberal e a prevalência das aplicações digitais sobre as instituições;
  • as trajetórias dos movimentos independentes em relação à reconfiguração dos mercados culturais e dos hábitos de públicos e usuários;
  • a "descidadanização" da política partidária e as mudanças socioculturais na formação do público;
  • o exercício dos direitos humanos sob os controles tecnológicos, as novas resistências e formas alternativas de organização social.

O bolsista manterá interlocução periódica com o catedrático e com a coordenação da cátedra, acompanhará as atividades realizadas durante a titularidade, e apresentará relatórios parciais e um final.

Para se candidatar, será necessário realizar o upload dos seguintes documentos no momento da inscrição:

1. currículo atualizado;

2. plano de pesquisa que pretende desenvolver, adequado às normas do Programa de Pós-doutorado da USP;

3. carta de apresentação com a motivação e interesse no tema da institucionalidade da cultura no contexto atual de mudanças socioculturais, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da cátedra;

4. algum item de produção acadêmica relacionada às áreas temáticas abrangidas por este edital (artigo, dissertação ou tese etc.).

Seleção

O pesquisador deverá ter comprovadamente desempenho acadêmico e produção científica relacionados ao tema da institucionalidade da cultura e/ou a conceitos como cidadania, consumo, acesso, participação e redes sociais. Espera-se ainda que o candidato tenha experiência em pesquisas sobre tendências em redes e/ou em sociologia ou antropologia de redes. Também é necessário comprovar domínio de espanhol e inglês, e é desejável que tenha experiência profissional ou acadêmica em outro país.

A lista dos candidatos selecionados na primeira etapa do processo será divulgada no dia 3 de agosto, no site do IEA. Entre os dias 4 e 17 do mesmo mês, eles serão entrevistados pela coordenação da cátedra e por Canclini, em conversas em português, inglês e espanhol. O resultado final será publicado no dia 20 de agosto, também no site do IEA.

Foto: Adaptação da original de TitiNicola/Wikimedia