Historiador apresenta centro de documentação das esquerdas argentinas
Publicação do acervo do CeDInCI |
Sede do maior acervo de documentação histórica das esquerdas latino-americanas, o Centro de Documentação e Investigação da Cultura de Esquerdas (CeDInCi), sediado em Buenos Aires, Argentina, preserva, conserva, cataloga e difunde materiais sobre o tema produzidos desde meados do século 19.
O trabalho desenvolvido pelo centro será explicado pelo seu diretor, o historiador Horacio Tarcus, na conferência CeDInCI: Arquivo e Memória Política na Argentina, no dia 28 de agosto, às 10h30, na Sala de Eventos do IEA. O evento será em espanhol, sem tradução. Os interessados em assisti-lo presencialmente deverão efetuar inscrição prévia via formulário online. Haverá transmissão ao vivo pela internet.
A conferência será também uma oportunidade para avaliar as possibilidades de um diálogo mais abrangente do CeDInCI com centros brasileiros, na perspectiva de construção de uma rede de memória e história fundada nos arquivos e bibliotecas do movimento operário latino-americano.
A moderação do evento será Marisa Midori Deaecto, professora da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e participante do Programa Ano Sabático no IEA. A atividade conta com o apoio do Núcleo de Estudos do Livro e da Edição (Nele) e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Tarcus também fará, juntamente com Marisa, o curso O Problema da Recepção e Circulação das Ideias de Esquerda na América Latina sob o Prisma da História Editorial, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, sempre das 15h às 17h. Cada dia trará um tema diferente sobre assunto:
28/08 |
La Historia Intelectual, La Historia Editorial y el Problema de la Recepción |
29/08 |
La Primera Recepción de Marx en la Argentina |
30/08 |
La Historia Editorial y la Formación de la Cultura Marxista en la Argentina |
Assim como a primeira, esta conferência será na Sala de Eventos do IEA e terá transmissão ao vivo pela internet.
Vinculado à Universidade Nacional de San Martín, o CeDInCI foi instalado em sua sede definitiva em 1998. Sua origem foi o acervo pessoal de Tarcus. A documentação contempla as mais diversas correntes políticas de esquerda, do anarquismo e do comunismo ao guevarismo e à Nova Esquerda.
Em seus quase 20 anos de atividade, o centro incorporou ao acervo original uma grande quantidade de material arquivístico, hemerográfico e bibliográfico, fruto sobretudo de doações, que chegam a mais de cem por ano. O centro também abriga pesquisadores e produz publicações, com destaque para a revista "Políticas de la Memória", já no número 17.
CeDInCI: Arquivo e Memória Política na Argentina
28 de agosto - 10h30
Sala de Eventos do IEA, rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, aberto ao público e com inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: Claudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento: www.iea.usp.br/eventos/cedinci
Foto: Cedinci