Webinars analisam impactos da digitalização nas noções de espaço e tempo nas organizações
A relação da digitalização das organizações com o espaço e o tempo é o tema do ciclo de webinars Digitality and Management: Presence, Space and Time in Organizations, com início no dia 28 de abril, às 9h (horário de Brasília).
O ciclo é uma realização do grupo de pesquisa Public Sector Accounting & Governance in Brazil (PSAGiB) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP. Trata-se de uma das cátedras aprovadas para este ano pelo Programa de Cátedras Franco-Brasileiras das Universidades do Estado de São Paulo, parceria entre USP, Unicamp, Unesp e o Consulado Geral da França em São Paulo.
Serão sete encontros de abril a outubro [veja programação abaixo], com a participação, como catedrático, do professor François-Xavier de Vaujany, da Universidade Paris Dauphine-PSL, que será recepcionado pelo professor André Carlos Busanelli de Aquino, coordenador do PSAGiB e do Grupo de Pesquisa A Resiliência Financeiras das Cidades Contemporâneas do IEA.
Os webinars acontecerão na plataforma Zoom. Cada um terá uma lista de leituras recomendadas e será dividido em três partes: breve exposição inicial, divisão dos participantes em grupos de debates (break-up rooms no Zoom) e uma discussão plenária final.
Há 50 vagas e os interessados deve efetuar inscrição pelo site Eventbrite. O ciclo será em inglês, sem tradução. Os participantes poderão fazer perguntas em português, inglês e francês.
Contexto
De acordo com Aquino, a pandemia de Covid-19 e os consequentes períodos de lockdown ou quarentena levaram as organizações menos preparadas digitalmente a uma transformação digital abrupta. "Revelou-se a importância paradoxal do lugar e espaço no nosso assim chamado mundo 'imaterial'."
A transformação digital é um processo profundo e vai bem além do uso de tecnologias digitais, afirma. "A tradicional unidade tempo-espaço - 'nós todos trabalhamos juntos aqui e ao mesmo tempo' - acabou para muitos gestores."
Para ele, "a administração, contabilidade, governança e outras áreas relacionadas precisam cada vez mais considerar essa transformação social para entender como as organizações operam, como o governo pode regular mercados e setores produtivos e, eventualmente, entender os efeitos colaterais da digitalização".
Esses efeitos e como essa transformação afeta empresas, governos e relações de trabalho também serão discutidos pelo ciclo de webinars, mas a partir de uma pesquisa contrária à visão ingênua e otimista usual, informa o pesquisador.
A realização do ciclo conta com o apoio do IEA, da Fearp-USP e do Dauphine Recherches en Management, um centro misto de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês) sediado na Universidade Paris-Dauphine-PSL.
Programação
(preliminar)
28 de abril 9h |
Sessão de abertura Presence, time, and space in organizing - Questioning the ontological status of digitality and management |
27 de maio 9h |
Exposição breve e discussão Readings on "Eternal novelty and the birth of Global (American) management: An historical exploration from WWII in New York" |
24 de junho 9h |
Exposição breve e discussão Readings on "For a theory of presence in organization studies: horizontality, depth, and verticality." |
26 de julho 9h |
Exposição breve e discussão Readings on "Sociomateriality, so what? Origins, evolutions and illusions" |
30 de agosto 9h |
Exposição breve e discussão Readings on "Combining phenomenology and pragmatism: towards open methods in management and organization studies" |
27 de setembro 9h |
Workshop "Exploring opportunities for researching "presence, time, and space" in the Brazilian context." |
Outubro | Sessão de encerramento |
Foto: arquivo pessoal de François-Xavier de Vaujany