Cientista italiano faz conferência sobre a origem da vida
Luisi graduou-se em química na Escola Normal Superior de Pisa, Itália. Depois de um longo período de pesquisa na Rússia, EUA e Suécia, ingressou, em 1970, no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH-Zürich), Suíça, como professor de química macromolecular. Esteve no ETH-Zürich por 30 anos, onde foi agraciado com o título de professor emérito. Em 2002 retornou à Itália, passando a atuar no Departamento de Biologia da Universidade de Estudos de Roma III.
No período em que trabalhou no ETH-Zürich, Luisi conduziu pesquisas pioneiras sobre auto-organização e auto-replicação de sistemas químicos supramoleculares, estudos relevantes para a investigação sobre a origem da vida, área em que Luisi é um dos maiores expoentes.
Em Roma, Luisi prossegue com suas pesquisas com o objetivo de reconstituir em laboratório sistemas protocelulares a partir de condições mínimas e suficientes para implementar a vida celular. Dá continuidade também aos estudos sobre proteínas que não são produto da evolução biológica.
Assista ao vídeo: Life, an Emergent Property.