Colóquio irá debater pesquisas sobre a população em situação de rua
Nos dias 3 e 8 de junho, das 15h às 18h35, acontece o "1° Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua". Os encontros são organizados pelo Grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde, do IEA, e terão transmissão ao vivo. No primeiro dia, o evento terá formato híbrido, e interessados poderão comparecer ao instituto mediante inscrição.
O debate sobre a população em situação de rua compreende seus direitos e cidadania, vulnerabilidade, apropriação de espaços urbanos, condições de saúde, alimentação e higiene, renda, sociabilidade, laços afetivos e segurança – bem como a discussão sobre sua relação com instituições não governamentais de acolhimento e programas de estado. Para os organizadores do evento, a academia tem responsabilidade de propor não apenas a ampliação do conhecimento sobre o assunto, como também a construção de premissas, diagnósticos, diretrizes e formas de ação concreta.
Em 2019, dados sobre o Cadastro Único de beneficiários de programas sociais apontaram que mais de 119 mil famílias estavam em situação de rua no Brasil, com uma concentração de cerca de 70% na região Sudeste. Já o censo antecipado pela Prefeitura de São Paulo de 2021 quantificou quase 32 mil pessoas em situação de rua apenas na cidade, comparado a pouco mais de 24 mil em 2019.
I Colóquio Científico Espaço Urbano e Saúde: um Olhar sobre a População em Situação de Rua
3 e 8 de junho, das 15h às 18h35
Transmissão ao vivo
Evento público e gratuito, com inscrição prévia para o primeiro dia
Mais informações com Cláudia Regina (clauregi@usp.br)
Páginas do evento: Parte I e Parte II