Criado novo grupo de pesquisa sobre direitos humanos
José Sergio Fonseca de Carvalho (à esq.) e Paulo Cesar Endo são os coordenadores do novo gruupo |
O Conselho Deliberativo do IEA aprovou no dia 9 de maio a criação do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória, que dará continuidade a parte das atividades desenvolvidas pela Cátedra Unesco de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que funcionou no Instituto de abril de 1996 a outubro de 2014.
Além disso, o grupo pretende aprofundar, em nível teórico e conceitual, o caráter interdisciplinar das pesquisas em direitos humanos, “colocando à prova seus pontos de tangenciamento e erosão na consolidação ou depreciação das democracias”, segundo os coordenadores.
Para maior abrangência da proposta, o grupo considera oportuno incluir em seu trabalho os estudos sobre a memória social e política, que hoje são "praticamente inextrincáveis das reflexões sobre o direito em suas dimensões subjetiva, cultural, social e política”, o que é evidenciado, de acordo com os coordenadores, por pesquisas, museus, memoriais e lutas em torno da memória em todo o mundo.
Os participantes da iniciativa são pesquisadores de psicanálise, psicologia, filosofia, sociologia, teoria e crítica literária, direito, teoria política contemporânea, história, educação, antropologia e ciência política.
Haverá um trabalho de aproximação das iniciativas, grupos e pesquisadores que compõem a rede de pesquisa nacional e internacional de cada integrante.
Os resultados das pesquisas serão apresentados e debatidos em seminários, "com o especial interesse em contribuir para a formação de uma cultura política fundada nos princípios da democracia e dos direitos humanos".
A programação do grupo já prevê a realização de quatro eventos públicos:
- Seminário Literatura e Guerra, em 2016;
- 2º Seminário Memória, Memoriais e o Futuro das Democracias, em 2017;
- 2º Colóquio Psicanálise e Teoria Política Contemporânea, em 2017;
- 2º Seminário Internacional sobre o Pensamento Político de Hannah Arendt e a Formação Educacional, em data a ser definida.
IntegrantesO novo grupo tem como integrantes permanentes:
Os integrantes colaboradores são:
Também atuarão no grupo os pesquisadores em pós-doutorado Gabriela Gramkow e André Costa e os pós-graduandos Fernanda Castro Fernandes de Oliveira, Juliana Brandão, Daniele Kowalewski, Juliana Martins, Pedro Lagatta e Rose Miyahara. |
Fotos: Leonor Calazans/IEA-USP