Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto oferece dois cursos para professores de ciências do ensino básico público paulista

por Mauro Bellesa - publicado 15/07/2024 13:55 - última modificação 19/07/2024 09:53

Reunião de trabalho
Educação científica requer novas abordagens e estratégias, aspectos que serão destacadas nos dois cursos organizados por projeto sediado no IEA

Diversas inovações curriculares e estratégias pedagógicas para a educação científica no ensino básico serão abordadas em dois cursos de atualização para professores no segundo semestre, organizados por Projeto Temático Fapesp sediado no IEA [leia abaixo] em parceria com a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

O curso “Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Coaprendizagem para Ciências da Natureza” será constituído de 12 aulas de 29 de agosto até 5 de dezembro, com turmas na sede do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, São Paulo) e no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP (Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos).

Já o curso “Estratégias de Ensino para uma Educação Científica sob a Ótica de Problemas Complexos em Cenários de Risco e Incerteza” terá cinco encontros de 31 de agosto e 30 de novembro, com turmas no IEA e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP (USP Leste, Rua Arlindo Béttio, 1.000.

Os cursos destinam-se a professores da área de ciências da natureza (astronomia, biologia, física, geociências e química) que atuam no ensino básico da rede pública do Estado de São Paulo. Os interessados devem se inscrever de 25 de julho a 5 de agosto pelo Sistema Apolo da USP.

Coaprendizagem

O objetivo do curso Metodologias Ativas e Referenciais Pedagógicos de Coaprendizagem para Ciências da Natureza é fornecer subsídios teórico-práticos para os professores organizarem situações de aprendizagem centradas nos estudantes e vivenciarem uma imersão nas metodologias ativas de aprendizagem, aprendendo seus fundamentos, sua importância, as fontes de implementação em sala de aula e os critérios de avaliação da aprendizagem. O coordenador é o professor Marcelo Alves Barros, do IFSC-USP.

Problemas complexos

Desenvolver a articulação interdisciplinar em torno de variadas situações-problema é a finalidade do curso “Estratégias de Ensino para uma Educação Científica sob a Ótica de Problemas Complexos em Cenários de Risco e Incerteza”, que tem como referência a tipologia de Kurtz e Snowden (problemas conhecidos, problemas complicados, problemas complexos, problemas caóticos), contemplando as questões típicas enfrentadas por docentes no desenvolvimento de estratégias de ensino para uma educação científica em cenários de risco e incerteza. A coordenação é de Maurício Pietrocola, professor da Faculdade de Educação (FE) da USP.

Projeto

Iniciado em fevereiro de 2023 e término previsto para janeiro de 2028, o Projeto Temático Fapesp “Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica” é um programa de acompanhamento e avaliação do Programa Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (Plic), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Contemplado no Edital 35/21 da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, o Plic teve seu projeto elaborado pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em consórcio com a UFABC, que já possuía esse tipo de licenciatura, e a UniSantos, instituição sem fins lucrativos. Com a aprovação no edital, as três universidades receberam recursos para seus programas.

O projeto temático acompanha a implantação do Plic a partir de quatro dimensões: conceitual, curricular, pedagógica, tecnológica. Isso implica registrar e avaliar processos de desenho, prototipagem e implementação, de modo concomitante com avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos constitutivos da intervenção proposta, em seus aspectos curriculares, pedagógicos e tecnológicos.

O conjunto de estudos previstos, num plano geral, buscará articular demandas concretas das instituições educadoras, integrando (e subsumindo) o binário qualidade-equidade no sistema público de educação.

O projeto compreende as seguintes linhas de pesquisa: 1) exploração arqueogenealógica e pragmática da questão conceitual da inovação em educação; 2) descrição e validação (microexperimental) da eficácia específica de inovações e arranjos curriculares do Plic; 3) registro e avaliação de inovações processuais pedagógicas (formas de metodologias ativas) aplicadas no projeto; 4) prototipagem de tecnologias emergentes (ambientes metapresenciais e imersivos de coaprendizagem) do Plic.

Pietrocola é o pesquisador-responsável pelo projeto, que tem como pesquisadores principais Cristina Leite (IF-USP), Luiz Roberto Alves (Umesp), Marcelo Alves Barros (IFSC-USP), Meire Cachionie (Each-USP) e Roseli de Deus Lopes (diretora do IEA e professora da EP-USP), além de mais de 50 pesquisadores associados.