David Sperling assume vice-coordenação do Polo São Carlos do IEA
David Sperling, professor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP em São Carlos, é o novo vice-coordenador do Polo do IEA naquela cidade. Ele foi designado no dia 2 de agosto para um mandato de quatro anos pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, que o escolheu a partir de lista tríplice definida pelo Conselho Deliberativo do Instituto, da qual constavam também Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação, e Paulo Castral, do IAU.
Sperling assumiu a Vice-Coordenação no lugar de Frank Crespílho, do Instituto de Química de São Carlos, cujo mandato expirou.
O novo vice-coordenador participa há alguns anos do IEA, onde coordena o Grupo de Trabalho Arte, Ciência e Tecnologia do Polo São Carlos e participa do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado na sede do IEA, em São Paulo.
Os temas principais de suas pesquisas são: cartografias e mapeamentos; espaço, tecnologia e cultura; e interfaces entre arquitetura e arte contemporâneas.
Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e mestre e bacharel na área pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Sperling foi professor visitante da Universidade Humboldt de Berlim e da Universidade Leuphana de Lüneburg, ambas na Alemanha, e da Universidade Nacional do Litoral, da Argentina.
No IAU-USP, Sperling coordena o Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC), desenvolve a pesquisa Cartografias: Tecnopolíticas e Geopoéticas e é coorganizador da plataforma Atlas do Chão (parceria do IAU-SP com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RJ e patrocínio da Faperj e do CNPq). Ele também integra o Eixo Cultura e Artes do Programa Eixos Temáticos da Reitoria da USP e o Conselho Deliberativo do Centro Universitário Maria Antônia (MariAntonia) da USP.
Apresentou projetos e trabalhos visuais nas 4ª, 10ª e 11ª Bienais de Arquitetura de São Paulo e no Storefront for Art and Architecture, em Nova York, EUA. (NYC). Foi curador das exposições Homo Faber 3.0: Appropriations of Digital Fabrication from Latin America (2022), Homo Faber 2.0: Politics of Digital in Latin America (2018) e Homo Faber: Digital Fabrication in Latin America (2015).
Foto: Leonor Calasans/IEA-USP