Diretores do UBIAS discutem impacto da pesquisa
Instituto de Estudos Avançados da University of Birmingham, Inglaterra, sediará encontro da rede UBIAS. |
Entre os dias 20 e 22 de junho, acontece em Birmingham, Inglaterra, o quarto encontro dos diretores do University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias). A rede reúne 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo, entre os quais o IEA-USP, que também integra o Comitê Diretivo. O IEA será representado pelo seu vice-diretor, professor Guilherme Ary Plonsky, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP).
UBIAS into Impact: Networking our academics to meet global challenges será o tema geral do encontro. Segundo os organizadores, o impacto nas pesquisas é uma agenda fundamental no sistema de pesquisa e ensino do Reino Unido e que vem sendo cuidadosamente observado em muitos outros países. Com isto, a reunião será uma oportunidade para a rede explorar essa agenda, considerar seus benefícios e riscos e estabelecer planos de ação e contribuições entre os integrantes da rede.
As sessões principais trarão temas como a importância da rede UBIAS e seus benefícios potenciais; a Intercontinental Academia (ICA); interdisciplinaridade e impactos nas artes e na ciência; mídia, engajamento e controle de dados no século 21; criação de ambientes intelectuais; educação de ensino superior no Reino Unido e União Europeia e a internacionalização da pesquisa.
Sob a coordenação do instituto de estudos avançados da University of Birmingham, o encontro desse ano terá ainda a participação do ex-diretor do IEA-USP, professor Martin Grossmann, que dará uma visão geral sobre o projeto ICA, no painel do dia 20. Na mesma sessão participam os pesquisadores Valtteri Arstila e Vanessa Hellmann, participantes da ICA sobre "Tempo" e "Dignidade Humana", respectivamente; os representantes do Israel Institute for Advanced Studies da The Hebrew University of Jerusalem, Michal Linial e Eliezer Rabinovici, e também Michael Röckner, do instituto de estudos avançados da Universität Bielefeld, Alemanha.
Os convidados do painel sobre ICA discutirão os resultados e perspectivas futuras do projeto. Em suas duas versões, a ICA desenvolveu trabalhos sobre “Tempo” e “Dignidade Humana”. O conteúdo das pesquisas sobre o tempo, no qual os participantes têm trabalhado desde a Fase São Paulo da ICA, irá subsidiar a criação de um Massive Open Online Course (Mooc, na sigla em inglês), que será disponibilizado gratuitamente na plataforma Cousera.
Na sessão de abertura do dia 20, os debates ficarão a cargo dos diretores Mike Hannon, da Birmingham IAS, e Bernd Kortmann, da FRIAS Freiburg. Os cientistas ministrarão palestras sobre o tema “The importance of UB-IASs and potential benefits of networking them”. Na sequência, cada diretor deverá apresentar o próprio instituto e as ações realizadas para o fortalecimento da rede.
Os convidados começam a chegar no campus principal da University of Birmingham a partir do dia 19 de junho. No fechamento da programação, no dia 22 de junho, está previsto um passeio ao famoso Royal Shakespeare Theatre, para a exibição da peça Dr. Faustus, de Christopher Marlowe.
Os encontros de diretores dos Ubias é uma oportunidade para os integrantes da rede trocarem experiências, promoverem o intercâmbio cultural e científico, e articularem parcerias interinstitucionais, como é o caso da ICA.
O encontro de diretores anterior, realizado em Taipei, Taiwan, em novembro de 2014, discutiu o tema Breaking Through Old Boundaries and Paradigms in a New Age of Globalization. O tema específico foi Rising East Asia in a New Age of Globalization.