Editora lança nova edição do livro 'Antropologia Ecológica', de Walter Neves
A terceira edição do livro “Antropologia Ecológica”, do paleoantropólogo Walter Neves, professor sênior do IEA, foi lançada em junho pela Editora Gaia. Ampliada e atualizada, a obra traz uma introdução essencial à intersecção entre antropologia e ecologia, oferecendo um olhar materialista sobre as sociedades humanas, destacam os editores.
Diante das preocupações crescentes sobre os efeitos das mudanças ambientais e climáticas, a antropologia ecológica é apresentada no livro como um campo de estudos que “fundamenta uma cultura ecológica capaz de promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e o meio ambiente”.
“Com uma linguagem clara e acessível, o livro nos leva a refletir sobre o papel da humanidade na preservação da natureza e a buscar soluções inovadoras para os problemas ambientais que enfrentamos”, afirmam os editores.
Com 96 páginas e foto de capa do premiado fotógrafo Araquém Alcântara, o livro inaugura a Série Walter Neves da Editora Gaia, projeto com o objetivo de publicar os títulos mais importantes do pesquisador, bem como novos trabalhos em antropologia, arqueologia e biologia. A intenção é promover um diálogo entre a ciência e o público sobre o presente e o passado humanos.
Neves é professor sênior desde 2018 no IEA, onde coordena o Núcleo de Pesquisa e Divulgação em Evolução Humana (NPDEH). No Instituto de Biociências, do qual é professor titular aposentado do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, atua no ensino de pós-graduação e graduação e lidera o Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos.
Suas pesquisas envolvem paleoantropologia, arqueologia e paleontologia da megafauna. Um de seus trabalhos de destaque foram os estudos do esqueleto de Luzia, o fóssil humano mais antigo descoberto até agora na América do Sul.
Imagem: Divulgação/Editora Gaia