Encontro em Taiwan reúne diretores dos Ubias
De 27 a 29 de novembro, acontece em Taipei, Taiwan, o 3º encontro de diretores dos University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias) – rede que reúne 34 institutos de estudos avançados baseados em universidades de todo o mundo, entre os quais o IEA, que é também integrante do Comitê Diretivo.
Sob coordenação do Instituto de Estudos Avançados em Humanidades e Ciências Sociais (IHS, na sigla em inglês) da Universidade Nacional de Taiwan (NTU, na sigla em inglês), o evento terá como tema geral Breaking Through Old Boundaries and Paradigms in a New Age of Globalization e como tema específico Rising East Asia in a New Age of Globalization.
Ao longo dos quatro dias, haverá uma série de painéis e conferências. Entre os assuntos a serem abordados, além dos temas específicos do encontro, estão as contribuições do pensamento do Leste Asiático, da América Latina e da Península Ibérica à produção científica mundial; as potencialidades dos Ubias; a criatividade e a interdisciplinaridade; modelos de cooperação entre os institutos vinculados à rede; a condução de pesquisas na área das ciências naturais e da tecnologia em institutos de estudos avançados; e a importância das ciências sociais e humanidades na discussão de questões prementes (veja a programação).
Realizado anualmente, o encontro de diretores dos Ubias é uma oportunidade para os integrantes da rede trocarem experiências, promoverem o intercâmbio cultural e científico, e articularem parcerias interinstitucionais, como é o caso da Intercontinental Academia (ICA). Sintetizada no conceito 2+2+2, a iniciativa consiste num projeto de cooperação acadêmica internacional, que visa a reunir dois institutos dos Ubias de dois continentes diferentes para desenvolver, ao longo de dois workshops interdisciplinares, uma pesquisa conjunta centrada num tópico temático transversal.
Sob a responsabilidade do IEA e do Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, Japão, o projeto-piloto da ICA terá como tema "Tempo". As atividades serão iniciadas em abril de 2015, quando acontece o primeiro workshop, em São Paulo, e se estenderão até janeiro/fevereiro de 2016, período previsto para o segundo, a ser realizado em Nagoya.
Questões relativas ao planejamento geral da ICA, à programação dos workshops e à seleção dos pesquisadores que participarão do projeto-piloto serão deliberadas no encontro.
PARTICIPAÇÃO DO IEA
No primeiro dia do encontro, Martin Grossmann, diretor do IEA, e Cai Dapeng, professor associado do IAR, vão falar sobre o andamento da ICA no painel Sao Paulo - Nagoya Intercontinental Academia 2015: Overview, Prospects, and Progress Report. A apresentação de Grossmann e Capeng será moderada por Yun-han Chu, professor de ciência política da NTU.
Grossmann também fará a exposição Os Desafios da Universidade no Século 21: No Agora e nos Possíveis Futuros no painel Thinking from Latin America and Iberia, a ser realizado no dia 29. Os outros expositores do painel serão José Vicente Tavares dos Santos, diretor do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Rocío Davis Garcia, representante do Instituto Cultura y Sociedad da Universidad de Navarra, Espanha. A moderação estará a cargo de Luisa Shu-Ying Chang, diretora do Escritório de Assuntos Internacionais da NTU.
Foto: IHS-Taiwan