Encontro reunirá ex-ministras da Mulher e dos Direitos Humanos e ex-presidentas do CNDM para avaliar avanços e retrocessos na área
A história da construção das políticas públicas de defesa dos direitos das mulheres será tema do seminário online Construção e Desmonte dos Direitos Humanos e Políticas para Mulheres no Brasil, no dia 14 de maio, às 15h. Organizado pelo Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória, o evento também vai avaliar as ações do atual Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, a fim de discutir as perspectivas para o futuro da pasta e do tema. A discussão será transmitida ao vivo.
O encontro terá a presença das ex-presidentas do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) Jacqueline Pitanguy (1986-1989), Rosiska Darcy de Oliveira (1995-1999) e Solange Bentes Jurema (1999-2002); ex-ministras da Secretaria de Políticas para mulheres Iriny Lopes (2011-2012) e Eleonora Menicucci (2013-2015); e a ex-ministra do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos Nilma Lino Gomes (2015-2016).
De acordo com os organizadores, desde 2016 há uma descontinuidade na história das políticas públicas, em especial nas iniciativas voltadas para a questão dos direitos humanos e das mulheres. Diversas ações institucionais têm contribuído para descaracterizar os avanços feitos em décadas anteriores.
O encontro visa resgatar a história das conquistas realizadas pelo Conselho Nacional de Direitos da Mulher, Secretaria de Políticas para Mulheres e do Ministério da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Nesse contexto, a reunião de ex-ministras e ex-presidentas do CNDM apresenta-se como uma oportunidade de debater o passado, presente e futuro das políticas relativas ao gênero, às mulheres e aos direitos humanos.