Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro on-line reúne pesquisadores que apoiam medidas sistêmicas na gestão da Educação Básica

por Thais Cardoso - publicado 28/08/2024 14:46 - última modificação 28/08/2024 14:46

Cátedra apresenta resultados preliminares de projeto apoiado pelo edital PROEDUCA, da FAPESP, e participa de troca de experiências entre pesquisadores do mesmo eixo

[Texto: Marília Rocha - Assessoria de Comunicação da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira]

A equipe da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira participou do primeiro webinário da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realizado em agosto com objetivo de promover integração entre projetos financiados pelo Programa de Pesquisa em Educação Básica (Proeduca), a linha de investimento para apoio à pesquisa voltada para melhoria do aprendizado e redução das desigualdades na Educação Básica.

O programa busca subsidiar o aprimoramento e o desenvolvimento de políticas públicas educacionais e de abordagens pedagógicas inovadoras, com foco em seis eixos estratégicos: processo de ensino e aprendizagem na educação básica pública; formação e desenvolvimento de pessoas na educação básica pública; gestão da aprendizagem e avaliação; gestão educacional: escolas, redes e sistemas de ensino; equidade, diversidade e redução das desigualdades na educação; e tecnologia, inovação e educação profissional no currículo da educação básica.

O primeiro edital do Proeduca, lançado em 2022, selecionou 32 projetos de pesquisa. Destes, quatro promovem o que a Fapesp identificou como “medidas sistêmicas”, entre eles o projeto da Cátedra “Uso de modelagens estatísticas e de ciências dos dados para melhorar aprendizagens e reduzir desigualdades escolares das redes públicas de ensino”. No encontro on-line, representantes desses quatro projetos se reuniram para compartilhar os resultados já obtidos após mais de um ano de implementação e discutir conjuntamente as prioridades atuais das pesquisas, como parte da estratégia da Fapesp de incentivar interações e trocas de experiências entre os profissionais apoiados pelo programa.

“Foi uma oportunidade de aprendizado, pudemos conhecer diferentes metodologias, escopos e enfoques de cada projeto apresentado. No final, a série de perguntas gerou uma troca de informações que ajudou a enriquecer a discussão e ampliar nossa compreensão sobre os desafios na educação”, afirmou Rafael Naime Ruggiero, coordenador do Núcleo de Ciência de Dados em Educação da Cátedra. Segundo ele, a apresentação do projeto buscou demonstrar como o uso de modelagens estatísticas e da ciência de dados pode gerar recomendações práticas e aprimorar a educação pública.

O projeto, sob responsabilidade do titular Mozart Neves Ramos, tem como objetivo reduzir desigualdades escolares nas redes públicas de ensino e mapear o impacto da liderança escolar nos resultados de aprendizagens dos estudantes. Para isso, foram utilizadas metodologias de técnica estatística multivariada e pesquisa documental, entrevistas e observação em seis municípios: Ribeirão Preto, Batatais, Cordeirópolis, Francisco Morato, Jundiaí e São Paulo.

Como resultados, foram produzidos relatórios individuais, discutidos com as equipes de cada secretaria, confeccionadas ferramentas para visualização de dados e identificação de diagnósticos de desigualdade nas redes participantes, além de recomendações para gestores educacionais. Na frente de desenvolvimento dos diretores escolares enquanto lideranças, os métodos de pesquisa foram adaptados para aplicação on-line, os dados foram discutidos com os gestores a partir de relatórios personalizados, e a discussão gerou embasamento para o desenho da formação de diretores, oferecida para educadores de todas as redes participantes.

Sobre o Proeduca

O Programa de Pesquisa em Educação Básica (Proeduca) é uma iniciativa conjunta da Fapesp e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para financiamento de pesquisas científicas com potencial para subsidiar políticas públicas em Educação. De acordo com as diretrizes do edital, espera-se que os projetos apoiados sejam capazes de gerar evidências científicas com potencial para subsidiar, de forma direta, a gestão educacional pública, e que seus resultados colaborem para o enfrentamento dos principais desafios da educação pública do estado de São Paulo.

De modo geral, o programa contempla o tratamento transdisciplinar de uma grande variedade de áreas do conhecimento, além de propor a concepção de metodologias de ensino e práticas escolares para enfrentar desafios centrais como o tratamento personalizado de dificuldades de aprendizagem, os usos das avaliações para o planejamento e gestão da escola e das redes de ensino, a redução das desigualdades educacionais, o enfrentamento de todas as formas de discriminação e a melhoria do clima escolar, entre outros. A testagem de métodos de formação e o desenvolvimento de profissionais da educação são parte intrínseca da maioria dos projetos. A Fapesp divulgou recentemente os resultados do segundo edital, ampliando o conjunto de projetos apoiados com foco na Educação Básica.