Encontro traça um paralelo entre as culturas do Brasil e da China no ambiente de negócios
As diferenças culturais entre países influenciam fortemente a forma como se relacionam na esfera internacional e como interagem no contexto dos negócios, da política e da vida social. No caso específico do Brasil e da China, a distância entre as duas culturas é agravada pela distância geográfica e simbólica que separa o mundo do Ocidente e do Oriente.
Para discutir o impacto das especificidades culturais do Brasil e da China no desenvolvimento das relações bilaterais entre as duas nações, o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA realiza no dia 27 de fevereiro, às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto, o debate O "Jeitinho" e o "Guanxi": Identidades e Contrastes entre Brasil e China.
Os expositores do encontro serão Daniel Bicudo Veras e Erika Zoeller Véras, ambos pesquisadores do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Hubei, China. As debatedoras serão as professoras Sylvia Dantas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenadora do Grupo de Pesquisa; Ligia Fonseca Ferreira, também da Unifesp; e Maura Pardini Bicudo Véras, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A coordenação geral está a cargo de Adriana Capuano de Oliveira, da Universidade Federal do ABC (UFABC).
No encontro, Daniel e Erika vão analisar as principais diferenças entre a cultura do Brasil e da China com base na Teoria das Dimensões Culturais, desenvolvida pelo psicólogo holandês Geert Hofstede para comparar culturas nacionais no âmbito das corporações. Para isso, tratarão especificamente das abordagens de negociação que adotam a estratégia soft power — tática de persuasão diplomática voltada para conseguir o que se quer da outra parte através do poder de atratividade exercida pelos seus costumes, ideias, tradições e regras sociais.
A exposição se concentrará particularmente em um aspecto cultural peculiar de cada país: o "jeitinho brasileiro" e o guanxi. O primeiro, traço característico da nossa cultura, compreende tanto uma conotação negativa, associada à informalidade e corrupção, quanto positiva, vinculada à descontração e criatividade para resolver problemas. O segundo, elemento distintivo da cultura chinesa, remete à complexa rede de contatos e relacionamentos que rege o funcionamento social, político e organizacional da China.
"A apresentação dará um breve panorama no sentido de captar como semelhanças e diferenças são importantes na interação sino-brasileira, e, mais do que isto, enfatizará a necessidade de familiarizar-se com as culturas dos países com os quais se faz ou se almeja fazer negócios ou cooperações internacionais", explica Daniel.
De acordo com ele, compreender a essência e a dinâmica do guanxi, bem como o papel crucial que exerce em todos os tipos de relações, é um fator fundamental para qualquer estrangeiro ser bem sucedido no ambiente chinês, seja acadêmico, governamental ou de negócios.
EXPOSITORES
Daniel Bicudo Veras é professor da Universidade de Hubei, China, onde atua como pesquisador do Centro de Estudos Brasileiros e leciona as disciplinas Cultura Brasileira, Língua Portuguesa, Política Internacional e Introdução às Relações Internacionais. Dedica-se, ainda, à articulação de atividades de intercâmbio educacional e cultural entre Brasil e China, em parceria com o Instituto Confúcio de São Paulo e UNESP. É graduado em ciências sociais, mestre em Comunicação e Semiótica e doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Na pesquisa de doutoramento, investigou a diáspora chinesa em direção ao Brasil. Atualmente, estuda o choque cultural pelo qual passam estudantes brasileiros em experiência de intercâmbio estudantil na China.
Erika Zoeller Veras oferece consultoria na área de negócios sino-brasileiros, auxiliando empresas do Brasil interessadas em fazer negócios com a China. Atua, também, como facilitadora no estabelecimento de parcerias e no desenvolvimento de projetos de cooperação acadêmica, transcultural e comercial entre universidades chinesas e estrangeiras. É graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP, especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e tem MBA pela Universidade de Tecnologia de Wuhan (WTU, na sigla em inglês), onde conduziu um estudo comparativo entre mulheres brasileiras e chinesas em cargos de gerenciamento e gestão.
O "Jeitinho" e o "Guanxi": Identidades e Contrastes entre Brasil e China
27 de fevereiro, 14 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição — Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, tel. (11) 3091-1678, e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/Jeitinho-Guanxi