Além de promover o compartilhamento de experiências, o I Workshop sobre Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Brasil e Estados Unidos, que se realiza no dia 14 de agosto, às 9h, permitirá um melhor conhecimento de funcionamento dos programas de enfrentamento a esse crime nas áreas de prevenção, repressão e atendimento às vítimas.
Outro objetivo do encontro é estimular análises das metodologias de monitoramento e avaliação para consolidação das políticas públicas de repressão ao tráfico de pessoas nos dois países.
Os expositores serão: os promotores de justiça Fabio Bechara e Eliana Vendramini, os dois do Ministério Público do Estado de São Paulo; os juízes Luciano Frota e Paulo Fadigas, ambos integrantes do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e o assessor sênior do Escritório de Estatísticas Judiciais do governo americano Allen J. Beck, que falará em transmissão via Skype.
O seminário terá mediação será do professor Marcos Buckeridge, coordenador do Programa USP Cidades Globais do IEA. A relatoria será de Anália Ribeiro, doutoranda do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Para participar presencialmente do evento (gratuito e aberto ao público) é preciso efetuar inscrição prévia online. Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.
A organização do seminário é do Programa USP Cidades Globais, com apoio do Consulado Geral do EUA em São Paulo, do Diversitas-FFLCH-USP e do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do CNJ.