Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 'Estudos Avançados' 63 dedica dossiê à água

'Estudos Avançados' 63 dedica dossiê à água

por Flávia Dourado - publicado 11/08/2008 00:00 - última modificação 02/06/2015 18:08

A edição traz também um minidossiê sobre "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais"e uma seção de resenhas.

caparev63.jpg

A preservação, o gerenciamento, a distribuição e o uso racional dos recursos hídricos são os principais aspectos discutidos no "Dossiê Água" da edição nº 63 da revista "Estudos Avançados".

Alfredo Bosi, editor da publicação, destaca a participação do limnologista José Galizia Tundisi, presidente do Instituto Internacional de Ecologia, no levantamento científico dos tópicos contemplados pelo "Dossiê Água". Tundisi é o autor do artigo "Recursos Hídricos no Futuro: Problemas e Soluções", que abre o conjunto de textos.

Os outros artigos tratam da gestão das doze regiões hidrográficas brasileiras, da situação dramática do Nordeste semi-árido, do impacto das mudanças climáticas na América do Sul no ciclo hidrológico, das dificuldades de suprimento de água e saneamento básico em áreas urbanas, da contaminação por mercúrio e da urgência da racionalização do uso da água em escala mundial.

Segundo Bosi, depois de ouvir atentamente os pesquisadores, a editoria da revista procurou saber o que estão pensando e realizando os agentes educacionais e pastorais que vivenciam efetivamente o drama da escassez nos lugares onde estão enraizados: "Demos a palavra àqueles que lutam pela revitalização do Rio São Francisco e pela 'educação para a água', tanto no nível universitário como no âmbito do ensino básico".

A seção "Evolução Darwiniana e Ciências Sociais" traz uma síntese ciclo temático homônimo realizado em 2007 escrita por José Eli da Veiga, da FEA-USP e coordenador da atividade, artigos de dois participantes (Ricardo Waizbort, da Fiocruz, e Mario Luiz Possas, da UFRJ) e uma entrevista feita por Veiga com Geoffrey M. Hodgson, da Universidade de Hertfordshire, Reino Unido, considerado o principal teórico da economia evolucionista da atualidade. (Os vídeos do ciclo estão na  Midiateca Online).

A edição (que já está na SciELO) conta também com resenhas de seis livros e de um CD musical lançados recentemente.

"Estudos Avançados" nº 63 (maio-agosto/2008). 342 páginas. Exemplar: R$ 30,00; assinatura anual (3 edições): R$ 80,00. Informações sobre a revista e o lançamento: estavan@usp.br, telefones (11) 3091-1675 e 3091-1676.