Ética e ataque: a resposta ao uso de armas químicas na Síria
RelacionadoVídeo / Fotos
|
No momento em que o Congresso americano delibera sobre a autorização para Barack Obama
determinar um ataque às instalações militares da Síria em resposta às evidências de uso de armas químicas pelas tropas de Bashar al-Assad, com a morte de 1.400 civis, o IEA e o Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP realizam a mesa-redonda "Ética e Ataque", no dia 11 de setembro (quarta-feira), às 10 horas, na Sala de Eventos do IEA.
A mesa-redonda tratará das relações entre ética universal, diferenças políticas e governança geopolítica. Os debatedores serão o filósofo e antropólogo Massimo Canevacci, o filósofo Renato Janine Ribeiro, o sociólogo Bernardo Sorj (via Skype) e os juristas Pedro Dallari e Deisy Ventura.
Os debatedores refletirão sobre respostas para duas questões: ações políticas podem resolver conflitos internacionais, evitando-se o uso da força? a ética pode ficar indiferente à monstruosidade do uso de armas químicas?
Prováveis vítimas de armas químicas em foto divulgada pelo Gabinete de Mídia de Douma, cidade próxima a Damasco |
Entre os aspectos a serem abordados no encontro estão os valores políticos básicos — numa visão humanista das relações entre diferentes culturas —, a geopolítica e os direitos humanos, a governança global, a questão da soberania nacional e o papel da ONU perante o caso sírio.
A mesa-redonda será transmitida ao vivo pela web. Os interessados em assistir ao evento presencialmente devem se inscrever enviando mensagem para sedini@usp.br. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização).