Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Disciplina para licenciandos em ciências da natureza tratará da evolução do Universo e da vida

Disciplina para licenciandos em ciências da natureza tratará da evolução do Universo e da vida

por Mauro Bellesa - publicado 24/07/2024 14:05 - última modificação 20/08/2024 10:14

Estudantes de licenciatura em ciências da natureza (física, química, biologia e geociências) tem prazo a partir de 25 de julho para se inscrever na disciplina Ciências da Natureza e Conhecimentos do Cosmos (PRG0038).

Espiral do tempo da evolução do Universo e da vidaEstudantes de licenciatura em ciências da natureza (física, química, biologia e geociências) tem prazo a partir de 25 de julho para se inscrever na disciplina Ciências da Natureza e Conhecimentos do Cosmos (PRG0038).

O curso é oferecido pela Pró-Reitoria de Graduação em parceria com o Projeto Temático Fapesp "Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica", sediado no IEA.

A disciplina será ministrada às segundas-feiras a partir de 5 de agosto até 11 de novembro, das 17 às 19h, no campus Butantã. Serão 30h de aulas teóricas e 30h de aulas extensionistas. Os interessados devem requerer a matrícula em suas unidades. Há apenas 40 vagas.

Os professores serão Ana Paula Magalhães Tacconi, Cristina Leitre, Marcelo Alves Barros, Ramachrisna Teixeira e Verónica Marcela Guridi. Está prevista também a participação de vários convidados.

O objetivo do curso, segundo os responsáveis, é "promover aprendizagens a respeito dos principais conhecimentos relativos às ciências da natureza sobre o Universo (do Big Bang aos dias atuais), na perspectiva de conhecimentos fundamentais para uma compreensão da estrutura da sociedade em que vivemos". Além disso, a proposta é apresentar a ciência em uma dimensão transdisciplinar, a partir da compreensão segundo a qual "o conhecimento é universal e deve ser abordado sob um aporte pluriepistêmico e decolonialista".

Ilustração: Pablo Carlos Budassi/Wikimeida Commons