Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Exposição aborda corpo humano e vida periférica pela perspectiva de artista ribeirão-pretano

Exposição aborda corpo humano e vida periférica pela perspectiva de artista ribeirão-pretano

por Thais Cardoso - publicado 25/07/2024 15:45 - última modificação 25/07/2024 16:07

“Formado na rua” pode ser visitada entre os dias 1º e 30 de agosto, no Espaço Cultural do IEA-RP, das 8h30 às 16h30

O Espaço Cultural do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP recebe a partir do dia 1º de agosto a exposição “Formado na rua”, do artista visual Bruno Benedicto.

A mostra traz um recorte da produção do artista a partir de 2019 até os trabalhos atuais. Benedicto começou sua carreira desenhando no centro de Ribeirão Preto, com riscos rápidos e expressivos que trazem reflexões sobre a vida periférica - o artista vive desde a infância no complexo Ribeirão Verde, zona leste da cidade.

Ao todo, a exposição terá 50 obras: três desenhos em pequeno formato usando nanquim sobre papel, feitos em 2019; 38 desenhos em pequeno e médio formatos produzidos entre 2020 e 2024 com nanquim e pastel oleoso sobre papel; e nove pinturas e desenhos em grande formato, usando diferentes suportes e materiais, feitos em 2024.

Como objeto de pesquisa, Bruno investiga o corpo humano e sua relação com o cotidiano urbano, como a movimentação dos corpos e suas formas viscerais. “Produzo com os materiais que tenho no momento, inclusive atualmente reciclo alguns, os trato como minhas munições. Essa é minha arma: riscar o que eu vivo”, afirma o artista.

Bruno Benedicto é artista visual, natural de Campinas. Mudou-se para Ribeirão Preto ainda jovem, cidade em que reside e trabalha atualmente. Participou de sete exposições coletivas e individuais entre 2019 e 2024, todas em Ribeirão Preto.

As visitas podem ser feitas até o dia 30 de agosto, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O Espaço Cultural do IEA-RP fica localizado no campus da USP Ribeirão Preto, na Rua Pedreira de Freitas, casa 20, próximo ao Prédio Central da Faculdade de Medicina. Mais informações sobre a exposição: iearp@usp.br.