Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Aspectos sociais, econômicos e ambientais do futuro brasileiro são temas de seminário

por Nelson Niero Neto - publicado 04/10/2019 13:20 - última modificação 10/10/2019 16:10

Organização do debate é motivada por edição sobre o Brasil publicada pela revista francesa Outre Terre - Révue Européenne de Géopolitique

Operação Verde Brasil, Amazonas
No mês de agosto deste ano, as queimadas na região amazônica foram manchetes em vários jornais pelo mundo
O futuro brasileiro e seus aspectos sociais, econômicos e ambientais serão discutidos no seminário O Brasil e a Geopolítica Mundial, no dia 24 de outubro, às 10h. Geógrafos e outros pesquisadores abordarão questões como a violência e criminalidade do país, os conflitos agrários, a degradação ambiental e as políticas governamentais na área, as perspectivas econômicas, a entrada de capital chinês no setor elétrico e as possibilidades de implementar rodovias na região amazônica. O evento é aberto ao público e requer inscrição prévia

A realização do debate é motivada pela mais recente edição (56) da revista francesa "Outre Terre - Révue Européenne de Géopolitique", que publicou análises de geógrafos, economistas, criminalistas, psicólogos e cientistas ambientais sobre temas envolvendo o Brasil. O conjunto de textos avalia como incerto o futuro do país.

No seminário, Michel Korinman, diretor da "Outre Terre" e professor emérito da Universidade Sorbonne, e Hervé Théry, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científica (CNRS) da França e professor visitante na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) USP, apresentarão os assuntos analisados e os objetivos da publicação ao colocá-los em debate. Em seguida, cinco pesquisadores tratarão dos temas abordados pela revista [v. a programação]. A mediação do debate será da jornalista Roxane Ré, apresentadora do programa "Jornal da USP no Ar", da Rádio USP.

Debate

Para os organizadores do evento, integrantes do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade do IEA, o debate dos “reais problemas brasileiros” está sendo “ofuscado por uma cortina de fumaça”. Segundo eles, as declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro, ocupam bastante espaço na imprensa, mas não por discutirem com profundidade os temas relevantes do país, e sim “pelo estilo do presidente ou pelas soluções propostas por seu governo, que têm suscitado preocupações e questionamentos tanto de uma parte da sociedade brasileira quanto de brasilianistas mundo afora”. Por isso, defendem que o futuro do país, com os diversos aspectos que o envolvem, seja discutido com seriedade acadêmica.

10h00Abertura: Hervé Théry
10h05 às 10h50 O Futuro Incerto do Brasil – apresentação dos assuntos analisados e dos objetivos dos dois volumes das revistas - Hervé Théry; Michel Korinman

A criminalidade, problema n°1 Bruno Racouchot

O Novo Governo e a Degradação Ambiental - Paulo Roberto Cunha

As Perspectivas Econômicas  - Aniel Lima dos Santos

Rodovias na Amazônia: uma Discussão Geopolítica - Thiago Oliveira Neto

A Pressão Chinesa sobre o Setor Elétrico Brasileiro- Lucas Coutinho

12h30 às 13h Debates

O Brasil e a Geopolítica Mundial
24 de outubro, 10h
IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público (com inscrição prévia online) - Para assistir à
transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.
Mais informações com Cláudia R. Pereira (clauregi@usp.br), telefone: 11 3091-1686
Página do evento

Foto: Vinícius Mendonça/Ibama