Grupo analisa o sentido formativo das ciências
Embora pouco recorrente nos discursos educacionais contemporâneos, a reflexão e o debate acerca do papel formativo das humanidades e das ciências marcou a constituição do pensamento educacional moderno, segundo os integrantes do Grupo de Pesquisa sobre Temas Atuais da Educação.
Essa é a razão de o grupo ter iniciado em 2008 uma série de seminários sobre a questão. No ano passado, o debate concentrou-se nas humanidades. Agora, nos dias 2 e 16 de outubro e 6 de novembro, a discussão será ampliada para as ciências (leia programa abaixo), com a participação de pesquisadores do Instituto de Física, Faculdade de Educação e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.
Em 2009, o grupo tem se dedicado aos vínculos entre ação educativa, conhecimento e formação ético-política a partir de reflexões sobre o papel formativo das ciências na educação básica.
PROGRAMA | |
2 de outubro | |
14h |
O SENTIDO FORMATIVO DA HISTÓRIA — Expositor: Arnaldo Contier (FFLCH) |
16 de outubro | |
14h |
O SENTIDO FORMATIVO DA FÍSICA — Expositor João Zanetic (IF) |
6 de novembro | |
14h |
O SENTIDO FORMATIVO DA MATEMÁTICA — Expositora: Cristiane Gotschalk (FE) |